Rev. Marko e Prescila Napoli (Albânia) 21/08/2018


Fé Inabalada

 Na vida podemos ter muitas surpresas, mas Deus ainda está no controle. Tivemos momentos tristes e alegres nesses últimos tempos, mas nossa fé na graça e na misericórdia do nosso Senhor deve continuar sempre firme e inabalável. Aproveitamos essa carta para dar atualizações de eventos que aconteceram recentemente, além de notícias relacionadas com as atividades da igreja. No final, tem um texto escrito por Gustavo Verríssimo, um querido irmão e amigo da nossa igreja de Viçosa. Tenho certeza que você será abençoado como fui. Deus abençoe a todos!

Sobre saúde 

Esses últimos tempos foram bem difíceis. Queremos dar algumas atualizações importantes. Continuem orando!!!

A recuperação do nariz
A Mariana já está recuperada do nariz que quebrou na escola. Ainda tem uma pequena cicatriz, mas o médico disse que irá passar com o tempo. 

O Pr. Darci - Pai da Priscila 
O pr. Darci está melhor de saúde, fazendo o tratamento pedido pelos médicos. A Priscila está acompanhando de perto, tanto a saúde dele quanto da sua mãe. Continuem orando por eles.

A Família Blom
No sábado foi o enterro do corpo da pequena Miriam. Os dois irmãos que estavam no hospital foram liberados e puderam seguir viagem para a Holanda. Ainda não ficou claro qual o razão do falecimento de Miram ou internação dos irmãos. A família passará algumas semanas na Holanda, retornando logo mais para a casa na Albânia. Estejam orando pela família, em especial a mãe,  Gerda Blom, que está grávida.

Família Couto
Um pedido especial. No mês passado faleceu um amigo querido lá da igreja de Viçosa. O Sílvio era professor da UFV, diácono da nossa igreja e muito querido! Orem pela Soninha e os dois filhos, Mateus e Tiago. Orem por eles!


Atividades da Igreja

Durante o verão, o ritmo muda um pouco, mas estamos tendo um bom tempo aqui na igreja. Mesmo com muitas pessoas viajando, as atividades da igreja estão acontecendo normalmente e estamos vendo o agir de Deus. Nossa reunião de homens às terças está acontecendo e sendo uma bênção! Um momento para estudar a Palavra de Deus e termos comunhão uns com os outros. Estamos passando alguns filmes como atividade de verão na sexta-feira e Deus está usando esse período de maneira tremenda. Continuem orando pela Igreja Derë e Hapur.

Casamento Joshua e Klodi
Klodi faz parte da nossa equipe e se casou nesse verão. Foi um casamento muito lindo e internacional! Seu marido é dos Estados Unidos e agora se juntou à nossa equipe também. Orem por essa nova família.

Encontro das Igrejas e missionários Reformados 
Continuamos com esses encontros periodicamente. Recentemete tivemos uma reunião com alguns irmãos para discutirmos, analisarmos e prepararmos músicas que podem ser cantadas nas igrejas. A idéia é apresentarmos músicas novas, com letras bíblicas e qualidade música, para ampliarmos os repertórios das igrejas. No próximo mês participarei de um seminário sobre disciplina na igreja. Estejam orando por isso.
 

Visita especial

Estou recebendo meu pai aqui na Albânia esses dias. Ele veio para conhecer o Campo da Albânia e dos Balcãs e estamos passando um tempo muito bom juntos.  Nossa família é originalmente da região da Calábria, no sul da Itália. Muitos albaneses foram morar nessa região durante os séculos 15 e 16. Eles são chamados de arberishtes. Muitos brasileiros de origem italiana têm suas raízes na Albânia e não sabem disso! 

Aproveito para enfatizar que as portas da Albânia estão abertas para receber cada um de vocês. Deus está fazendo algo maravilhoso nessa região do mundo! Não deixe de orar por nossa nação albansesa e os países dos Balcãs!

Viagem ao Brasil e volta 

O tempo que a Priscila e as meninas estão passando no Brasil está sendo muito bom. Priscila está cuidando dos pais, ajudando nesse período de mais dificuldade e ad crianças estão aproveitando! Elas tiveram o privilégio de ver as primas, ver parentes, participar de EBF e muito mais! Muito obrigado pelas orações nesse período. Está chegando o dia da volta. Orem pelas duas últimas semanas e pelo retorno, que seja uma viagem tranquila e proveitosa.

Comunicando o amor de Deus

No trato com o mundo, Deus tem um papel e nós temos outro. Nosso papel não é mudar as pessoas. Este é o papel de Deus. Não devemos tentar assumir o papel de Deus e querer mudar as pessoas. Nossa missão é mostrar quem Deus é e qual é o seu propósito.

João 1:14: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós ...cheio de graça e de verdade”.

Jesus era e é cheio de graça e de verdade, e nós, como seus discípulos, aqueles que Deus predestinou para serem parecidos com seu filho Jesus Cristo para que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos (Rm 8:29), devemos ser também cheios de graça e de verdade.

Há uma longa distância entre “amar com graça e com verdade” e aprovar determinada conduta.

Temos que andar sobre essas duas pernas: graça e verdade. Alguns sabem tudo sobre a verdade e não conhecem a graça. Outros conhecem a graça mas não a verdade. O primeiro tipo comunica a verdade sem amor, muitas vezes com arrogância tal, capaz de desautorizá-lo, afastando o pecador de Deus. É como se quiséssemos merecer a salvação que Deus tão graciosamente nos dá, e achamos que há alguns que não merecem.

Jesus tinha todos os motivos para andar acima de todos, para se achar superior; mas Ele não fez isto. Jesus era moralmente perfeito. Ele era a expressão exata de Deus, e não repelia ou constrangia pessoas de moral duvidosa. Ele se coloca como igual. Ele andou sobre as águas uma vez, e poderia fazê-lo sempre, mas preferia pegar o barco junto com seus discípulos. Se identificava com eles em sua humanidade.

O desafio da Igreja é se encher da verdade, entender o que é a graça de Deus e habitar no meio do povo.

Temos dificuldade de entender a graça de Deus para os outros. E há quem não entende a graça nem para si mesmo.

Se seu filho pedisse metade do que você tem, como fez o filho pródigo, como você reagiria?

Nosso papel não é mudar a vida das pessoas, mas amá-las. Somente Deus pode mudar as pessoas. Ore pelas pessoas e ame-as. Deixe que Deus se ocupe de mudá-las.

Comunique o amor de Deus com misericórdia e graça. Tentar fazer o que é papel de Deus, mudar os outros, traz frustração, dor e cansaço

Gustavo Veríssimo é professor na UFV e presbítero na Igreja Presbiteriana de Viçosa. Escreveu esse texto como reflexões a partir de um sermão do Rev. David Riker.

 

MUITO OBRIGADO POR SUA PARCERIA!
CONTINUE CONOSCO NESSA CAMINHADA!
DEUS ABENÇOE A TODOS! MIRUPAFSHIM!

Comentários