Rev. Josué e Yovana Yupanqui (Peru) – 17/10/2018


“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus”. I Coríntios 10:31

Lamentavelmente uma porcentagem considerável dos cristãos faz a diferença entre santo e profano, para aqueles que fazem essa diferença servir a Deus se limita ao culto, adorar a Deus está limitado a quatro paredes. Porem uma interpretação adequada do texto mencionado nos diz que não tem essa diferença de santo e profano na vida de quem nasceu de novo, todas as coisas que fazemos é para a Gloria de Deus. Servimos a Deus onde estamos no trabalho, escola, negócios, faculdade etc. Adoramos ao nosso Deus Soberano com a nossa vida, atitudes e com tudo que somos e fazemos. Sabendo que todas as coisas que fazemos são para a glória de Deus gostaria de compartilhar as notícias da Cordillera de los Andes.

Treinamento de Líderes: nesse segundo semestre estamos dando sequência no treinamento de líderes Quéchuas no Seminário Evangélico de los Andes (SELA), dessa vez estou lecionando todas as matérias de missões.    

Também estou apoiando na tradução no curso de mestrado no Seminário Evangélico de lós Andes (SELA), pois como mencionei anteriormente o SELA fez parceria com o CLER (Centro Latino-americano de Estúdios Reformados) para trazer estudos de Pós-graduação entre os Quéchuas em Ayacucho e estou na equipe para ajudar na tradução dos professores brasileiros que estão vindo a lecionar as matérias do mestrando. E justamente do 24 a 28 de setembro tivemos aula da matéria Cosmovisão Reformada. 

Iglesia Presbiteriana “La Libertad”: Não estou desligado completamente dos trabalhos da Igreja Presbiteriana La Libertad, estou apoiando no trabalho com os jovens, com a graça de Deus, o trabalho está progredindo bem e vejo eles se comprometendo mais com o Evangelho de Cristo.

Com a graça de Deus Yovana tem feito um trabalho bem feito com o ministério das crianças e vemos o fruto desse ministério, pois as crianças têm crescido numérica e espiritualmente e hoje contamos com mais de 50 crianças na Igreja.

Evangelismo e Discipulado: no dia 4 de agosto fizemos um trabalho evangelístico no centro da cidade, alugamos um local adequado e convidamos pessoas para participarem de uma programação especial evangelística. No total, tivemos mais de 120 pessoas e houve conversões para a Glória de Deus. E como fruto desse trabalho temos novas pessoas na Igreja.

No dia 22 de outubro tivemos outro trabalho evangelístico com os jovens da Igreja. Uma conhecida nossa nos emprestou um local no centro da cidade para fazermos um jantar evangelístico para jovens com música e programação especial para eles. Nesse dia, 15 jovens nos visitaram, escutaram a mensagem da Cruz e houve conversões para a Glória de Deus. 

Atividades filantrópicas e ação social: estou dando estudos com princípios Bíblicos com temas de interesse para jovens e adolescentes em duas escolas da cidade, o fato de ser psicólogo tem aberto as portas para fazer esses trabalhos nessas escolas.

Plantação de Igrejas: nesse ano estamos focando mais no trabalho de Plantação de Igrejas e os dois grupos de estudo na Rodoviária continuam firme. Temos nos reunido duas vezes na semana para estudar a Palavra de Deus. Nosso desejo é poder alugar um local adequado nesses meses para formalizar as atividades e trabalhos correspondentes. Já no trabalho no centro da cidade estamos tendo aproximações com pessoas novas e compartilhando a Palavra de Deus nos encontros marcados. A minha ideia é que um líder peruano tome conta desse trabalho do centro da cidade e para isso é importante parcerias com outras igrejas da IPB. 

Cuidado das congregações nos vilarejos: continuamos dando assistência à Congregação Presbiteriana de Santa Inês que fica no vilarejo do mesmo nome, essa congregação continua firme com os trabalhos e temos visto o crescimento espiritual dos que fazem parte dessa congregação. Outras congregações que temos dado assistência são o vilarejo de Paccchacc e Yanamilla, porém a nossa viagem tem sido esporádica pelas condições que temos enfrentado como falta de mobilidade própria (carro), pois para chegar a essas comunidades quéchuas, o caminho é de argila. Mas apesar dessas limitações estamos firmes para continuar dando assistência a essas congregações.

Motivos de louvor:

- Queremos agradecer a Deus pela minha família, que tem sido benção na minha vida e ministério;

- Dar louvores a Deus, pois entendo que novas coisas Ele fara nos trabalhos que estamos nos projetando;

- Agradecer a Deus pelas suas misericórdias que têm se renovado todos os dias em nossas vidas e ministério.

Pedidos de oração:

- Oremos pela de plantação de Igreja na Rodoviária, pois queremos alugar um local adequado para a formalização das atividades na Igreja nascente;

- Orem conosco para a aquisição das cadeiras, instrumentos musicais, mesa de som, microfones, púlpito etc., ainda não contamos com dinheiro porem acreditamos que Deus vai suprir essas necessidades para comprar todos os materiais mencionados;

- Também intercedamos pelo grupo de estudo no centro da cidade, estamos tendo uma aproximação a pessoas novas com estudos diferenciados e essas pessoas estão interessados por conhecer a Palavra de Deus. Minha ideia é colocar um líder peruano para tomar conta desse trabalho. O que precisamos é de parceria com Igrejas da IPB para a realização desse Projeto de Plantação no centro da cidade.

- Peço que orem comigo pela minha saúde. Estarei visitando de novo ao médico.

No temor do Senhor das Missões,

 Josué Yupanqui, Yovana e Joshua Erick

Comentários