Rev. Dirceu Mendonça e Tirza (Espanha) 16/03/2019


"Não fosse a ajuda do Senhor, eu já estaria habitando no silêncio (...) Poderá um trono corrupto estar em aliança contigo?  Um trono que faz injustiças em nome da lei? Eles planejam contra a vida dos justos e condenam os inocentes à morte.  Mas o Senhor é a minha torre segura; o meu Deus é a rocha em que encontro refúgio."
Salmos 94:17‭, ‬20‭-‬22 NVI
 
Queridos irmãos, graça e paz. 
 
A reforma protestante, o calvinismo e, posteriormente, o presbiterianismo, surgem em contextos de profunda opressão religiosa, como sabemos. Pela Graça de Deus e para Sua Glória, servos fiéis são levantados e a obra do Senhor é regenerada. 
 
Ao observar o contexto onde servimos a Deus, não deixamos de recordar permanentemente a necessidade da reforma em nosso mundo. Nos encontramos diariamente com aqueles que todavía rejeitam ao Senhor, oprimidos por religiosidades que afirmam conhecer a Deus sem levar em conta Sua Palavra, provocando uma ampliação, por seus métodos e práticas, ao já tão grande rechaço existente ao nome de Cristo. 
 
Nossa igreja tem sido um ponto de testemunho em um setor da cidade onde a opressão religiosa se vê materializar-se na vida das famílias. O desprezo por tudo o que é de Deus se contrasta com a devoção à tradição religiosa, à preferência pelas escolas dessa confissão e à fidelidade aos ritos por ela determinada, sem, no entanto, deixar de existir um sentimento de ódio à instituição.
 
Por quê seguem a esses principios se dizem odiá-los? Porque foi estabelecida uma aliança entre um trono corrupto e uma religião que se apresenta como serva de Deus. Com isso, as pessoas que mais necessitam se submetem ao que elas mesmas abominam. São carentes e sofrem dores angustiantes, solucionadas paliativamente por formas religiosas em nada fiéis à Palavra de Deus. 
 
Sabemos que por aqui temos uma determinada "religião" maioritária e em outros contextos são outras "religiões", mas o clamor do salmista se faz presente em nossas orações e pregação, pois jamais haverá aliança do Deus eterno que se revela nas Sagradas Escrituras com "um trono que faz injustiças em nome da lei". 
 
Para isso fomos chamados: para anunciar a Cristo, "torre segura (...) rocha em que encontro refúgio."
 
Amados irmãos, continuamos fiéis, fortes e animados com a obra para para a qual fomos chamados. Vemos como nosso Deus está transformando pessoas e também o contexto onde elas vivem, pela aplicação da Biblia. 
 
Queremos convidar vocês a que orem conosco:
- Pela maravilhosa obra que Deus tem feito; 
- Por nossa Igreja Presbiteriana espanhola, campo missionário da IPB. Estamos em 11 cidades espanholas pregando, pastoreando, chorando com os que choram e estendendo a mão aos "pequeninos do Senhor" (Mateus 25.40); 
- Por nossa família missionária (e pelas demais familias). Necessitamos ser acompanhados em oração e no apoio econômico. Também pedimos por nossa saúde;
- Pela evangelização. Diariamente estamos testemunhando diante de um bairro oprimido espiritual e economicamente, onde a sujeira se acumula e o descaso das autoridades é evidente. Nossa igreja também tem trabalhado na limpeza do entorno e no cuidado das instalações públicas;
 
Neste dia 18 a Tirza completa mais um ano de vida. São 30 anos de casamento e ministério pastoral caminhando juntos. A alegria tem sido sua característica em todos os momentos de sua vida e isso é contagiante. O amor e simpatia que ela transmite são amplamente conhecidos e sentidos por todos: nesta semana, ela esteve pacientemente sentada ensinando uma adolescente muito carente a costurar; em outro momento, se senta com uma senhora com muitas necessidades para ajudá-la a compreender a Bíblia, ao tempo que lhe ensina a melhorar sua leitura e escrita. Por outro lado, neste fim de semana estamos com todos da família em nossa casa e vemos o cuidado com cada detalhe que ela vem preparando há vários dias. Assim tem sido sua vida.
 
Queridos irmãos, muito obrigado por estarem junto a nós. Somos gratos a Deus por vocês, queridos. 
 
Recebam nossa cartinha e nosso abraço com muito carinho.
 
Deus abençoe a cada um.
 
Dirceu e Tirza
 

ENDEREÇO - 

Calle El Granado, 38, 3º B, Huelva - CP. 21007 - España

E-mails: 

dirceutirzamendonca@gmail.com - dirceutirza@hotmail.com

Facebook: 

www.facebook.com/dirceutirza.mendonca

Blog: 

Ministério da Família Rodrigues de Mendonça

(ministeriofamiliarodriguesdemendonca.blogspot.com.es)

 

OFERTAS: 

Conta Pessoal - BB: Ag. 0659-9 / Conta: 1156-8

Conta APMT: (Identificação: Acrescentar R$0,12)

BB : Agência: 5853-X (Cambuci) / Conta: 7500-0

Comentários