Rev. Daniel e Márcia Gomes (Japão) 05/01/2019


 

Queridos irmãos, amigos e parceiros da obra missionária da IPB no Japão,

Há poucos dias comemoramos o final de mais um ano. Para nós um ano de muitas mudanças e muitas expectativas, umas realizadas positivamente e outras não. Confiamos que em todas as coisas o Senhor esteve à frente, conduzindo, abrindo e fechando portas, tudo para o louvor de sua glória e para o nosso bem.

No início de 2018 estávamos chorosos por termos de entregar a sala onde no reuníamos em Nagoya, por falta de fundos financeiros. Voltamos a nos reunir em nossa casa o quanto pudemos e depois em kaikãs (salas alugadas semanalmente), até que encontramos, por acaso, um anúncio para venda de uma propriedade em um local distante de onde morávamos. Mesmo parecendo uma coisa impossível, oramos a respeito, tendo esse recorte de revista como um símbolo do que pedíamos ao Senhor. Viemos ver esse local, sempre de coração aberto àquilo que o Senhor nos direcionasse, e após a visita, boquiabertos, vimos a mão de Deus nos trazendo pra cá. Em 04 de novembro fizemos o culto de inauguração. Ainda estamos nos adaptando à nova realidade, reaprendendo a viver aqui no Japão, agora longe de tudo que conhecíamos e também distante da residência dos irmãos da igreja. Temos em tudo sido surpreendidos pela bondade de Deus.

No início do ano também estávamos alegres pela ida ao Brasil do primeiro seminarista enviado ela igreja. Sonhamos, investimos, buscamos apoio, mas infelizmente não foi dessa vez que esse sonho se concretizou. Nosso irmão não se adaptou à realidade do Brasil e retornou ao Japão. Por esse amado irmão pedimos sempre o apoio em oração, certos da obra que

Deus fará por meio da vida dele.

Os irmãos da IPCéV estão enfrentando a distância da igreja, quase todos viajando cerca de duas horas todos os domingos para cultuar ao Senhor. Alguns, quando podem, vem no sábado e gastam o final de semana conosco.

Tivemos a oportunidade de realizar o primeiro estudo em inglês, e esperamos durante esse ano que se inicia estabelecer esse trabalho.

O curso de inglês Jump Start está funcionando a todo o vapor, com vários alunos cristãos e não cristãos, onde tive a oportunidade de, além de ensinar, comunicar o evangelho do Senhor. O curso continua esse ano, incluindo com aulas por Skype, para alunos do Brasil e no mundo.

Márcia está na reta final de seus estudos teológicos no Andrew Jumper, faltando quatro de onze módulos que integram o curso. Em julho deverá terminar também sua segunda graduação, agora em Pedagogia (ela tem o Magistério já há vinte e poucos anos) e agora completa a exigência legal (todos os professores, mesmo os da Educação Infantil, devem ser formados a partir de 2020) para continuar seu trabalho na escola brasileira. Graças a Deus a transferência para a unidade escolar mais perto de nossa casa foi efetivada, isso economizará pelo menos duas horas do seu dia.

Davi, iniciou em abril de 2018 no trabalho em uma escola japonesa de inglês. Ele trabalha desde então com a turma da creche e dá aulas para turmas eventuais, substituindo professores ausentes. Ele está fazendo faculdade de Letras/Inglês, modalidade EAD, desde agosto do ano passado. Davi tem sido de grande ajuda na área de música da igreja, se empenhando bastante para dar o melhor de seu talento para o Senhor.

Ruth também mudará de escola a partir de fevereiro. Ela iniciará o nono ano do Ensino Fundamental. Está animada. Graças a Deus ela tem muita capacidade de se adaptar e fazer amigos por onde passa. Louvamos a Deus por contarmos com sai valiosa ajuda no ministério.

Esperamos a partir desse ano expandir mais e mais o trabalho para o alcance de japoneses. Para esse fim ainda estamos realizando nossos trabalhos em português, enquanto esperamos em Deus meios tanto financeiros quanto logísticos para obtermos esse objetivo.

Em 2019 viajarei ao Nepal, Austrália e Nova Zelândia para ministração de cursos e ajuda em campos missionários. Também continuo meus estudos de doutorado na Tokyo Christian University, já em fase de escrita da minha tese, a qual deve ser entregue em inglês e japonês. Tenho desenvolvido, como parte também de minha devocional diária, um estudo indutivo dos livros da Bíblia. Todos os dias envio a várias pessoas, além dos membros da IPCéV, um arquivo com estudo de um capítulo da Bíblia, iniciei em Marcos, em fevereiro, e agora estamos em Apocalipse.

Durante o ano de 2018, às sextas-feiras, estudamos o livro de 1Samuel, um capítulo por semana. Esses estudos, assim como os cultos, são transmitidos ao vivo pela página da igreja no Facebook. No Brasil o horário é diferente por causa do fuso e pode ser acompanhado às sextas pela manhã.

 

Estamos no Facebook, Igreja Presbiteriana Cristo é Vida, e na WEB, no endereço http://ipbcristoevida.org/.

Acompanhe-nos, curta nossa página e fique por dentro de tudo que acontece por aqui! Lá estão disponíveis todos os sermões, fotos dos trabalhos e também dá pra acompanhar o culto com transmissão ao vivo.

Outros lugares onde podem ter notícias nossas são: http://familiagomesjapao.blogspot.com/ http://ataduraseunguento.blogspot.com/ https://ontheroadtojerichoinnkeeper.blogspot.com/

 

Para participar de nosso sustento e de outros missionários, acesse o site da APMT. Se quiser nos abençoar de forma especial, nossos dados bancários são: Banco do Brasil Ag 3138-0
Cc 21253-9

CPF 794.789.051-04
Márcia Maria Lelis de Freitas Gomes

 

Um forte abraço,

Família Gomes

 

 

Comentários