Rev. Antônio Xavier e Nete (Guiné Bissau) 8/03/2019


Queridos parceiros, graça e paz!

"Senhor, quero dar-te graças de todo o coração e falar de todas as tuas maravilhas". Sl 9:1

O ano começou bem corrido. Alem das atividades normais do nosso ministério, recebemos duas equipes. No inicio de janeiro recebemos em nossa igreja em Pirada uma equipe de voluntários da área da saúde e evangelistas; assistimos a população com o atendimento médico e odontológico. Todos os que foram atendidos e precisaram de medicamentos, receberam gratuitamente. Uma parte da equipe ficou responsável pelo evangelismo, no qual foram priorizadas as crianças, já que muitos dos adultos recebiam a Palavra de Deus na hora da consulta.

No final do mês recebemos outra equipe que trabalhou com as crianças da escola e as mulheres SNK. Foi o primeiro encontro das mulheres da aldeia; todas ouviram atentamente a Palavra de Deus e depois tiveram um momento "SPA", onde as missionárias cuidaram dos seus pés.

É sempre muito bom receber os irmãos. Eles sempre nos trazem muita alegria! Ainda tem mais:  em março receberemos mais 6 pessoas que ficarão uma semana conosco.

Nossa família tem desfrutado do cuidado e da graça do Senhor em todas as situações. Em fevereiro, o nosso filho voltou às aulas. Este ano estamos contando com o apoio da Miss. Heidi Beatriz que veio ajudar os filhos dos missionários no aprendizado do inglês. Uma grande bênção! Mês passado o Alex sofreu bastante com malaria, os sintomas foram bem fortes, mas ele é bem resistente, reagiu bem e já se encontra totalmente recuperado. A Nete e eu estamos bem, vencendo todas as dificuldades pela graça de Deus.   

Em nossas igrejas - Estou acompanhado o pastor Aliu Embalo e família que estão a frente do trabalho da Igreja Presbiteriana de Pirada. Aliu tem realizado o trabalho evangelístico por meio de visitas ao povo. Os equipamentos adquiridos estão funcionando bem e proporcionando à igreja os recursos necessários. Ainda continuamos planejando a construção da casa pastoral. Precisamos de R$ 10.000 e já temos R$ 3.000. Estamos na expectativa de alcançarmos este objetivo antes do período das chuvas. Contamos com você neste desafio.          

Na Igreja Presbiteriana de Serração (foto ao lado), continuamos com o trabalho, juntamente com o pastor Levy e família, no fortalecimento dos irmãos. No momento estamos estudando Efésios. Temos visto a igreja interessada em conhecer as Escrituras cada vez mais. Estamos visitando algumas pessoas que faziam parte da igreja, que foram morar em outros lugares, mas agora voltaram e estão afastadas da igreja.       

Na tradução da Bíblia - Desde o inicio do ano estamos contando com a miss. Beti Wiens em nossa equipe, o que possibilitou nos dividirmos em dois grupos e facilitará o avanço do trabalho. Estamos com bastante livros prontos para consultoria e iniciando a revisão de 1a e 2a Coríntios.

Nosso consultor Roger Reeck continua o tratamento de saúde. No momento ele está no USA, impossibilitado de viajar, mas a expectativa é que os médicos o liberem em breve para viajar e nos abençoar na verificação da tradução SNK Guiné-Bissau.

Deus tem capacitado nossos tradutores, agregado outros missionários à nossa equipe e enviado os recursos para este trabalho; todo este cuidado do Senhor nos fortalece nos momentos difíceis. Vale a pena levar a Palavra de Deus para aqueles que não a tem.

A saúde de um dos tradutores, Baciro Waguê, tem nos preocupado bastante; já faz alguns meses que ele tem lutado com um problema de pele, febre e muitos furúnculos em diversas parte do corpo. Já fez vários exames e não tem um diagnóstico exato. Por este motivo ele tem faltado muito ao trabalho. Por favor, orem por ele!        

No social - Em nossas escolas o trabalho tem avançado, estamos no segundo trimestre e os alunos continuam demonstrando crescimento no conhecimento e interesse em aprender a Palavra de Deus. Na escola SNK estamos lendo e explicando os textos impressos; no momento o livro de Genesis.

Na escola Serração  conseguimos avançar com as aulas e recuperar o atraso que tivemos para começar as aulas. Continuamos com dificuldades para pagar os professores, mas até o momento está tudo em dia.

Na farmácia a miss. Monica Quintana tem trabalhado no cuidado dos doentes e facilitado o medicamento a preço de custo. Neste período do ano o povo pratica a circuncisão das crianças  de 5 a 10 anos dentro do costume muçulmano. A Monica teve a oportunidade de cuidar das crianças da nossa aldeia e também cuidar da saúde dos alunos da escola. Já as crianças Fulas que são circuncidadas ficam nas estradas pedindo esmolas (foto ao lado).

Contamos com vocês em oração:

  • Pelas pessoas que foram evangelizadas, para que a Palavra frutifique  em seus corações;
  • Pelas mulheres Soninke para que tenham interesse de ouvir da Palavra de Deus;
  • Pelo Alex, seu inicio de aulas, para que tenha bom aprendizado;
  • Pela saúde da nossa família e toda equipe, para que Deus continue nos protegendo;
  • Pelas Igrejas Presbiteriana de Pirada e Serração, que Deus dê crescimento espiritual aos nossos irmãos. Pelo projeto de construção da casa pastoral da Igreja de Pirada;
  • Para que Deus capacite e anime nossos professores e tradutores no trabalho;

Louvamos a Deus por sua bondade e graça em nossas vidas e no serviço ao Rei Jesus. É muito importante saber que contamos com a parceria dos irmãos. Que Deus os fortaleça e guarde. A DEUS TODA GLÓRIA!

Rev. Antonio Xavier e família.

Comentários