Mis. Luciano de Azevedo (Moçambique) 28/12/2018


Queridos irmãos,


Quero iniciar essa carta agradecendo pelo apoio de cada um de vocês durante mais um ano! Vossas orações têm sido o combustível para meu ministério nesses 18 anos em África.

Cerimônia de Formatura em Ricatla

No dia 2/Dezembro nos alegramos muito com a formatura dos alunos finalistas do curso teológico no Seminário Unido de Ricatla. Peço vossas orações em favor de nossos formandos (cinco presbiterianos e uma metodista) que agora entram num período de estágio, visando seu futuro ministério.

logísticos com o terreno onde deve ser construída a escola. Entretanto, nesses últimos meses, temos visto um desenrolar dessa situação, graças a Deus! Continuem orando! A formação de obreiros é extremamente estratégica no trabalho missionário em Moçambique e essas salas permitirão que acomodemos melhor nossos alunos.

Recebemos, no início de Dezembro, a visita do Pb. Clodoaldo Furlan, que exerce importantes funções em nossa igreja (IPB): Presidente do Sínodo Sudoeste Paulista, Diretor da Casa Editora Presbiteriana e do jornal Brasil Presbiteriano. Ele veio a Moçambique também como representando da APMT para estabelecer contatos com a direção da Igreja Presbiteriana de Moçambique, tendo em vista dinamizar o processo de construção das salas da escola de teologia.

Durante sua visita foi feita uma oferta, muito especial, de cem Bíblias de Genebra, uma para cada pastor da IPM. Na foto abaixo ele faz uma entrega simbólica de uma das bíblias ao presidente do colégio pastoral da IPM, Rev. Juscelino Mondlane.

Chegamos também ao fim de mais um ano letivo na Escola de Teologia do Khovo. Tradicionalmente, fazemos nossa cerimônia de formatura no ano seguinte, em abril ou maio. Na foto abaixo podemos ver todos os professores e alunos no encontro de encerramento das aulas.

 

Perspectivas para 2019!

  1. Esperamos, finalmente, dar início à construção das salas para a Escola de Teologia. Temos enfrentado alguns entraves devido a problemas
  2. A visita do Pb. Furlan foi uma bênção especial para minha vida também! Além de um bom amigo e conselheiro ele tem muita visão missionária. É sempre bom recebermos as lideranças de nossa igreja aqui no campo – isso faz uma grande diferença em nosso ministério!

Alguns motivos de oração:

  1.  Pelos planos de construção das salas da Escola de Teologia que, se tudo correr bem, deve ser transferida do Khovo para a Igreja Presbiteriana de Chamanculo, onde se localiza o terreno. 

  2. Orem pelo período de preparação das aulas para o início do próximo ano. A ETK dará início a um novo curso, de formação de Evangelistas de Crianças no segundo semestre. Orem por esses preparativos! 

  3.  Estou num processo de mudança de casa (de novo!). Essa é, se não me engano, a 18a mudança desde que estou em Moçambique. Moradia aqui é um assunto complicado! 

  4.  O Pb. Furlan está à frente de um plano para trazer um grupo a Moçambique em 2019, provavelmente em Maio, para um intercâmbio com a IPM e para nos apoiar no processo de construção da escola de teologia. Orem por esse projeto! 

  5.  Orem por meus familiares no Brasil. Eu queria muito ter ido passar as festas de fim de ano lá, mas esse assunto de mudança de 
casa e outros compromissos têm-me impedido!
  6. Se tudo se confirmar, enviaremos mais um aluno para estudar num seminário no Brasil, dessa vez no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas. Ele deverá estar no Brasil no início de Fevereiro para o início das aulas. Temos recebido um grande apoio da I.P. Jd. Guanabara para esse projeto.
  7. Em  Julho de 2019 teremos eleições para escolha da direção na Igreja Presbiteriana de Moçambique (Conselho Sinodal e Sínodo da IPM). Peço que estejam orando por esse motivo, para que exista entendimento, humildade e busca sincera pela vontade de Deus nesse processo.

 

Termino essa carta endereçando meus sinceros votos de um 2019 abençoado, com muita paz, trabalho, alegria, fraternidade, comunhão com Deus, amor ao próximo e fortalecimento na fé!

 

Obrigado pelas orações! Um grande abraço a todos!

 

Luciano de Azevedo 

›Caixa Postal 21 - Maputo/Moçambique

E-mail: luciano@ipb.org.br

 

 

Comentários