Mis. Eliane Machado (Angola) 04/07/2018


Graça e paz!

“Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus, é contigo por onde quer que andares”. (Js 1.9).

Continuo servindo ao Senhor com o povo angolano, na Igreja Presbiteriana de Angola. Seguindo minha agenda, após passar um mês em todas as Igrejas Presbiterianas de Luanda (são oito), agora comecei o tempo nas Congregações (são nove).

Iniciei na Congregação Nova Aliança com o Pr. Garcia. Todas às quartas, estive dando estudos bíblicos para as mamãs da SAF. Aos domingos estive na Escola Bíblica para as crianças, fiz algumas mudanças, dividi em duas classes por idades, pois os pré- adolescentes estavam juntos com as crianças de 2 a 5 anos. Orientei as professoras que já fizeram formação comigo no Seminário, bem como disponibilizei materiais didáticos para ajudar nas aulas. Fiquei muito feliz ao vir crianças que sabem achar os livros, capítulos e versículos na Bíblia, mesmo com suas bíblias “em péssimo estado, estão velhinhas”. Elas também precisam de revistas e materiais visuais. E também aulas com classe conjunta para os jovens, mamãs e adultos.

Continuo trabalhando na organização da biblioteca no Seminário da IPA, fazendo um levantamento dos livros que foram doados pelo Brasil. Falta-nos as estantes, computador e todos os recursos básicos para implantarmos a biblioteca.

Nosso Grupo Familiar (pequeno grupo) em meu apartamento, agora chama-se “Arautos do Senhor”, e a cada dia estamos crescendo na Graça e no Conhecimento, pois os jovens estão comprometidos e participando ativamente. Nosso encontro tem acontecido às quintas, momentos abençoados de comunhão e estudo da Palavra. Temos um membro da Igreja Batista, bem como visitantes da Assembléia de Deus. Em um dos nossos encontros tivemos a participação do Rev. Jair de Almeida direto do Brasil, comunicação via internet.

Em maio viajei para a província de Lubango, fui recebida pelo missionário da APMT, Rev.. Romário e sua família. Conheci o ISTEL (Instituto Superior de Teologia Evangélica de Lubango), fui surpreendida com toda a estrutura do Seminário, e fui convidada para pregar a todos os seminaristas e professores; bem como recebi a proposta de trabalho para ser professora no Instituto, pois ainda há falta de professores, os que estão lá estão sobrecarregados em várias disciplinas. Esse Instituto tem formado obreiros para todas províncias de Angola.

Em junho estive na África do Sul, em Pretória, participando do Bible College Consultation 2018: “Theological Education for God’s Mission in Africa”. Tempo precioso com vários diretores, professores, pastores, líderes de vários países do continente africano. Uma grande abordagem sobre o ensino teológico no continente, o convite foi feito pelo Rev. Gessé Rios e sua esposa(missionários da APMT), o líder da base na África Austral.

Na semana passada tivemos o Rev. André Boechat (IPB) ministrando aulas aos líderes da IPA na parceria IPB-APMT/IPA.

Meus irmãos (ãs) que estão junto comigo nesse projeto em orações e contribuições. Gostaria de agradecê-los, grata a Deus por tudo que Ele tem feito e fará. Gratidão a IPM, meus pastores, IP Jardim Tranquilidade, Congregação Suarão.

Peço orações: Viagem à província de Cabinda na próxima semana (Capacitação para a liderança de duas Igrejas Presbiterianas), um jovem chamado Cambele irá acompanhar-me e ajudar-me nas aulas. Orem pela minha vida, minha saúde, minha família, sustento, renovo (sinto-me cansada), orem pelo trabalho desenvolvido aqui, e pela liderança da IPA.

Deus os abençoe ricamente. Na Graça!

 

Eliane Machado.

 

Comentários