Josué e Karen
30/11/2024
Brasil, dezembro 2024
Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós. I Coríntios 3.9
Você já se deu conta de como o dia-dia de uma família é complicado e envolve inúmeras atividades? Fazer compras, preparar as refeições, manter a casa em ordem (o que parece nunca ter fim) e a lista de tarefas parece sempre só aumentar. Famílias com crianças têm ainda mais desafios.
Agora imagine precisar fugir com sua família para um país onde você não fala a língua, em uma cultura completamente diferente, sem nenhum conhecido, desconfiando de tudo e todos.
O Instituto Seminare, recebe famílias refugiadas afegãs que muitas vezes chegam ao país com apenas a roupa do corpo. Neste instituto, o rev. João Marcos Rocha e sua família, oferecem os primeiros suportes na adaptação da família no Brasil. Apoio com a documentação de imigrante/refugiado, validação de diplomas, moradia, alimentação, aulas de português, matriculam as crianças na escola municipal, entre outras assistências necessárias para a manutenção de uma família.
Obviamente, um projeto como esse não pode ser realizado sozinho. Imagine sendo responsável por cuidar e manter sua família ao mesmo tempo que busca atender e cuidar das necessidades de outras famílias que dependem quase que exclusivamente de você!
Entendemos que o Senhor Jesus não envia missionários para o campo, Ele envia a sua igreja. A família do rev. João Marcos pode e deve contar com o corpo de Cristo em sua multiforme capacidades e dons para atender este chamado.
Entendendo esta verdade, entre os dias 15 a 30 de novembro aconteceu a primeira Viagem de Curto Prazo (VCP) organizada pelo projeto CampoVIVO com destino à cidade de Una na Bahia (onde fica a sede do Instituto Seminare).
Um dos objetivos da viagem foi justamente esse: ser igreja naquele lugar atendendo as demandas do projeto cooperando com a obra que o Senhor tem realizado lá através da família do rev. João Marcos.
Mesmo sendo uma viagem organizada em poucos meses, muitas pessoas aceitaram o desafio e estiveram presentes trabalhando na manutenção, organização e reforma nas instalações do Instituto para que eles possam melhor atender as família refugiadas.
Recebemos pessoas vindas de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. Ao todo 25 pessoas estiveram presentes nesses dias. Equipes que viajaram longas horas para dedicar ao trabalho ali. Além das atividades realizadas, estivemos estudando no nosso momento devocional em equipe a importância do nosso trabalho no dia-dia como forma de adoração ao Senhor.
Abaixo uma lista das atividades que foram realizadas:
• Campinho de futebol
• Transporte de mourões de eucalipto
• Mais de 100 carriolas de areia para encher o fundo do campinho.
• Instalação de 16 mourões de 6 m
• Realinhar e reinstalar mourões de 6 m
• Instalação de 8 mourões de 7 m
• Instalar refletores e cabeamento para iluminação
• Poda de árvores ao redor do campinho
• Remover troncos das podas de árvores
• Faxina geral do refeitório e cozinha
• Pintura/retoques nas placas do sítio
• Faxina nos 7 dormitórios
• Limpeza de dezenas de colchões
• Organização do depósito de doações
• Organização do depósito de ferramentas Instalar a mangueira de jardinagem
• Compostagem
• Separar galhos, palhas, folhas e terra/adubo
• Triturar folhas de coqueiro
• Cortar a grama e rastelar
• Pintar o muro da frente
• Podar cajueiro e remover troncos
• Podar árvores perto do refeitório e remover troncos
• Pintura das mesas cozinha
• Limpeza da calha Instalar nova bomba d'água
• Pintar mesa e cavaletes
• Limpar e pintar filtro de água (filtro de barro)
• Ajuntar toras de madeira para secar
• Levar lenhas para o fogão de lenha para cima
• Rastelar o campinho depois da poda de árvores
• Retirar os blocos de concreto ao redor do campinho
É maravilhoso ver as diferentes formas de servir que o campo oferece. Acreditamos que a proclamação do Evangelho é a principal e mais importante tarefa, mas também acreditamos que para que o Evangelho seja pregado parte do corpo será responsável por outros cuidados que os campos e seus missionários necessitam!
Nossa oração é que a família Rocha possa receber, cuidar e amar muitas outras famílias afegãs e continuar ouvindo dessas famílias: “Vemos o amor do profeta Jesus na vida de vocês!”
Deus abençoe!
Família Queiroz
josue.morgan@gmail.com
Publicações recentes:
Luiz e Kelly
Cartas de Missionários
Lucas e Luana
Cartas de Missionários
Semear a Palavra
Artigos
Rev. Cláudio e Cássia
Cartas de Missionários