Logo APMT
Logo APMT

Rev. Norval e Lau

30/10/2024

Brasil, outubro 2024

Queridos irmãos,
Com alegria, escrevemos para atualizá-los com relação ao nosso trabalho missionário, além de nossa saúde.

1. Trabalho na aldeia

Passamos a maior parte de agosto e setembro na aldeia, dividindo as responsabilidades do trabalho com a igreja, tradução bíblica  e escola com nossos colegas de equipe Adriano e Ruth Kelly.

Na tradução, concluímos a revisão e aprovação da tradução de Romanos respondendo as notas do consultor e fazendo as devidas mudanças. A tradução foi aprovada pelo consultor. Enquanto isso, nosso colega Adriano trabalhou nas verificações e testes da tradução de 1 Coríntios 1-10 e o texto já está com o consultor. Lau trabalhou em Romanos e agora está fazendo checagens em Gálatas. Enquanto isso, eu trabalhava na exegese de Hebreus.

Com muita alegria informamos que hoje, 21/10/2024,  terminamos a tradução de todo o Novo Testamento! Um dia memorável de alegria e gratidão ao Senhor! Claro que o trabalho não acabou. Teremos mais um ano para as revisões finais e publicação. Por favor, orem por isso!

Com relação à igreja, o trabalho prossegue sob a liderança do Adriano e Rute. Os cultos foram realizados regularmente. Em setembro comemoramos o aniversário da igreja. Recebemos uma caravana de 20 irmãos do povo Guajajara, quatro representantes do povo Ka’apor e duas irmãs da igreja presbiteriana da Cidade Nova, Ananindeua. Foi uma festa muito bonita e nos causou grande comoção ao ver o envolvimento e empenho de cada membro de nossa igrejinha no evento. Para a ocasião, confeccionamos camisas para todos os membros da igreja e fizemos uma nova edição do livro de cânticos. Também fizemos uma faixa com o  Salmo 107:1 em Guajá. Quase toda a aldeia participou dos cultos. Nosso templo ficou lotado.

Com relação aos estudos bíblicos, continuamos os estudos no livro “Igreja, povo da aliança” às quartas-feiras. Também iniciaremos neste mês estudos de catecúmenos para alguns jovens que estão querendo se batizar. A liderança da igreja decidiu pela construção de um templo/local de culto maior e feito de tijolo. Estamos na fase de decisão dos detalhes como tamanho, formato, etc. A ideia é fazer a inauguração do templo na mesma ocasião do lançamento do NT Guajá no fim de 2025 ou início de 2026, se o Senhor nos permitir.

2. Saúde

Com relação ao meu tratamento de câncer, decidimos dar continuidade em São Paulo, com o mesmo médico que tratou o Rev. Ronaldo Lidório.  Ficaremos assim indo e vindo, à medida que o médico solicitar consultas e exames. Estávamos tendo dificuldades com o tratamento aqui em Belém e por isso decidimos mudar. A primeira consulta está marcada para o dia 12 de novembro. Uma dificuldade que teremos é o fato de que o hospital onde o médico atua e o próprio médico, não atendem pelo nosso plano de saúde. Terá que ser particular. Mas estamos certos da provisão do Senhor dos recursos necessários, como ele tem feito até aqui em nossa vida ministerial.

Em nossa última saída da aldeia, Lau permaneceu na cidade para fazer fisioterapia. Em um exame de imagem ficou constatado que ela rompeu o menisco do joelho, talvez devido às viagens de moto, em terreno muito acidentado.

Nesta semana passei mal na aldeia devido a um desarranjo intestinal que causou prolapso de hemorroida e consequentemente trombose. Lau teve que sair às pressas de Belém para ir me buscar, pois não conseguiria vir de ônibus.  Ao chegarmos em Belém, fomos direto para a emergência do hospital. Após avaliação, o médico decidiu que não era caso para cirurgia imediata. Fez um procedimento local e me medicou. Fui liberado na mesma noite, mas com a recomendação de procurar um proctologista, o que fiz durante a semana. Estou em recuperação em casa no momento.

Agradecimentos:

• Pelo vida dos filhos, netos, genro e nora;
• Pela diminuição das dores e inchaço dos joelhos da Lau;
• Pela melhora intestinal  do Norval;
• Pela festa de aniversário da igreja Awa;
• Pelo bom andamento da tradução.

Pedidos:

• Pela continuação do tratamento de linfoma e completa recuperação intestinal do Norval;
• Pelos preparativos de cirurgia da Lau (histerectomia) em tempo oportuno;
• Por um novo trabalho pra nossa filha Sara;
• Por um bom tempo em uma viagem que Norval terá que fazer início de novembro;
• Por fortalecimento da igreja Awa-guajá;
• Pela revisão e finalização da tradução do NT awa-guajá.
• Pelos nossos colegas de equipe, Adriano e Ruth Kelly (Sofia, Helena e Aurora).

Rev. Norval e Lau Silva
norvaldasilva@gmail.com

Publicações recentes:

Rev. Rubens e Cinthya

Cartas de Missionários

Rev. Samuel e Darlene

Cartas de Missionários

Noemia Clemente

Cartas de Missionários

Rev. Ronaldo e Fabiana

Cartas de Missionários