Rev. Lucas e Vanessa
26/10/2025
Senegal, outubro 2025
Olá meus amados. Dois meses já se passaram desde que colocamos nossos pés neste País. Muitas coisas aconteceram e abaixo você terá um resumo daquilo que Deus tem nos feito experimentar:
Aulas de francês: Em Setembro e Outubro nossas aulas de Francês se intensificaram. Agora estamos tendo aulas com uma professora Senegalesa quatro vezes por semana, aulas com um professor Brasileiro uma vez por semana e tutorias com um irmão da igreja três vezes por semana. Já conseguimos nos comunicar um pouco melhor e a língua já não soa tão estranha aos nossos ouvidos.
Conhecendo os trabalhos: Nestes dois últimos meses Deus nos deu a graça de conhecermos alguns dos trabalhos desenvolvidos por nossos amigos missionários. Conhecemos o trabalho de plantio de igreja na Cidade de Saly e o trabalho com os meninos talibês na mesma cidade desenvolvido pelo Rev. João Batista e seus obreiros.
Conhecemos também o trabalho de plantio de igreja na pequena cidade de Ndiaffate. Este plantio faz parte do projeto do Rev. Gerson Troquez e está sendo executado por um obreiro nativo chamado Jean Louis. Tivemos o privilégio de participar de um culto onde três jovens foram batizados.
Conhecemos também o trabalho de plantio de igreja na capital do país (Dakar). Participamos de uma grande festa em um domingo onde quatorze pessoas foram recebidas através de batismo e profissão de fé. O trabalho de plantação é feito pelo Rev. Demba e sua equipe.
Além destes trabalhos participamos também de encontros com missionários de outras denominações e de outras agências missionárias. Estes encontros são organizados pelo Rev. João Batista e Rev. Anderson e nos permitem conhecer os diferentes trabalhos realizados no país. No último encontro tive o privilégio de ministrar a palavra de Deus utilizando o texto de João 2. 1 - 11 (As bodas de Canaã).
Documentações: o processo para a retirada do “visto de longo prazo” no país demanda, além de várias documentações, muita paciência. Durante este processo precisamos nos deslocar três vezes para Thies para ajustar todas as documentações além de nos deslocarmos uma vez para Dakar para buscar os documentos traduzidos. Em nosso último retorno à Thies um automóvel colidiu com nosso veículo na volta. Deus nos guardou e nada aconteceu conosco, mas, o carro em que estávamos (que é emprestado) sofreu algumas avarias. Na próxima semana iremos mais uma vez a Thies para retirar os documentos.
Começando de novo: Quando nos mudarmos para um novo país começamos “tudo de novo”. Isso inclui garfos e facas, panelas, colchão, mesa e cadeiras, cama, casa, carro etc… Todas estas bençãos, que na maioria dos dias nos servem de maneira invisível, precisam ser encontradas novamente. Deus já nos deu a graça de comprarmos muitas destas coisas, mas, ainda estamos à procura de uma casa para alugar, um carro para comprar e outros itens da “grande lista”. Nos últimos dois meses muito de nosso tempo foi gasto nesta procura. A obrigação de procurar e negociar cada um destes itens de certa forma nos obriga a nos expormos e usarmos nosso “frances de bebê” para, pouco a pouco, começarmos nossa nova vida.
Segundas impressões: Tenho perguntado a vários missionários e cristãos locais o que eles pensam sobre o grau de influência do animismo dentro do islamismo Senegales. Todos são unânimes em declarar que a influência é inegável e muito forte. O Marabu (uma das figuras centrais para cultura senegalesa) até onde posso perceber cumpre muito mais a função do Shaman dentro da cultura animista do que o papel do Imãn dentro da religião Islâmica. É difícil avaliar até que ponto a cosmovisão animista distorce a cosmovisão Teista Islâmica no Senegal. O obstáculo da língua ainda não me permite conversar sobre estas questões profundas, mas, creio que elas sejam importantes para que possamos apresentar Cristo de maneira fiel e relevante para este povo.
Pedidos de oração:
- Ore para que nossa família consiga manter uma devocionalidade saudável principalmente nestes primeiros meses.
- Ore para que Deus nos dê sabedoria para aprendermos a língua e a cultura.
- Ore para que possamos encontrar uma boa casa para morar por um valor acessível e para que Deus nos dê os recursos para comprar um veículo.
- Ore pelos três jovens que foram batizados em Ndiaffate e pelas quatorze pessoas que foram recebidas por profissão de fé e batismo no trabalho em Dakar.
- Ore pelas iniciativas de plantação de igreja no país. Que Deus envie homens e mulheres para trabalhar nestes campos.
- Ore por nossa igreja, família e amigos que deixamos no Brasil. Que Deus os sustente.
Motivos de Agradecimento:
- Agradecemos a Deus por seu sustento e por todas as pessoas que se sacrificam junto conosco para que este projeto aconteça.
- Agradecemos a Deus por todos os trabalhos que tivemos o privilégio de conhecer nestes primeiros dois meses.
- Agradecemos a Deus pela casa em que estamos, pela documentação que está quase resolvida e por todos os itens de nossa casa que já conseguimos adquirir.
Rev. Lucas e Vanessa
+55 43 98477-9447
@projeto_caminho
PIX: 43984779447

Publicações recentes:

Rev. Tércio e Eliane
Cartas de Missionários

I. D. e L.
Cartas de Missionários

Rev. Paulo e Valéria
Cartas de Missionários

O. F. e T.
Cartas de Missionários

