Eliane Machado
12/10/2025
Guiné Bissau, outubro 2025
Graça e paz irmãos(ãs)!!
“Na bardadi, SIÑOR fasi garandi kusas pa nos; e ku manda no kontenti”.(Sl 126.3)
O contexto desse texto era o retorno do povo do cativeiro, reconheceram a mão de Deus e com profunda gratidão deram glórias ao Senhor por tão grande livramento. Em meio aos grandes desafios no campo, eu também agradeço a Deus por tanta misericórdia. A Ele a Glória!
Continuo os trabalhos na Igreja Evangelica Shalom de Bissaquele (na tabanka), estou dando formação teológica para líderes e professores de Escola Dominical. O líder dessa igreja estuda no nosso Seminário Presbiteriano, e pediu esse apoio, principalmente para implantação de uma EBD sistemática na Igreja, tem sido um tempo abençoado com esses irmãos, também, reformados. Além disso, fui convidada para dar uma palestra numa Conferência na Igreja sobre Apocalipse.
Em julho, dei uma palestra sobre “liderança” para cerca de 160 estudantes na Universidade: Escola Nacional de Administração, a convite do diretor. Foi um momento muito importante, pois além do assunto, também tive a oportunidade de falar sobre meu chamado. Após isso, o diretor convidou-me para continuar dando apoio em aulas na Universidade. E, também dar palestras a funcionários públicos da Administração Pública em Guiné-Bissau.
Após o encontro de Escolas Teológicas em Angola, agora sou oficialmente representante da ACTEA (Associação para Educação Teológica Cristã na África) em Guiné-Bissau, e, inicialmente tenho a responsabilidade de fazer um levantamento sobre todos os Seminários Teológicos no país.
Em agosto, com o apoio da Dra Patrícia (dentista e missionária) e Emily (estudante de Odontologia), organizamos um evento sobre “Saúde bucal” para crianças na Tabanka, foi benção demais!
Nesse mês também fui convidada, pelo professor de Criolo da Diocese, onde estudei, para dar testemunho a nova turma de missionários sobre como foi o curso anteriormente.
Em setembro, eu e alguns missionários (outras denominações), tivemos uma reunião com o Embaixador do Brasil em Guiné-Bissau, e foi-nos solicitado a organização do dia “7 de setembro” aqui no Centro Cultural Brasileiro. Fui escolhida para ser responsável pela organização e mediação no evento; tivemos um culto e também a parte cívica.
Sobre as línguas, continuo crescendo na fluência da língua Crioulo, e também no Francês. Fiz uma rápida viagem ao Senegal, também para fazer exame médico, e fiquei feliz ao fazer tradução, e comunicar um pouco na língua francesa.
Ao retornar para Bissau, tivemos a abertura das aulas no Seminário Teológico Presbiteriano de Bissau (STPB), ministrei na semana passada o 1º módulo na disciplina Introdução e Análise do Antigo Testamento.
Continuo servindo ao Senhor também na IP Plak2, dando aulas na Escola Dominical bem como a convite do Conselho, assumi a função de conselheira da juventude da igreja, estamos nos organizando para as atividades com os jovens, de forma que cresçam no conhecimento da Palavra. Nesse período também fui convidada para estar com eles num evento de música.
Conforme relatei anteriormente, a convite do coordenador, também começarei a dar oficinas no Centro Cultural do Brasil, aqui na Embaixada Brasileira.
Enfim, continuo pedindo vossas orações pelos trabalhos:
1) Capacitação nas aulas que serão ministradas;
2) Crescimento nas línguas;
3) Pela minha família que está no Brasil;
4) Minha saúde;
5) Evangelização;
6) Renovo e fortalecimento;
7) sustento.
Deus seja louvado por tudo! Gostaria de agradecer mais uma vez, todas às Igrejas, Conselhos, irmãos e irmãs em parcerias nesse projeto. Gratidão!
Que Deus abençoe ricamente!
Missionária Eliane Gonçalves Machado
[email protected]

Publicações recentes:

Rev. Tércio e Eliane
Cartas de Missionários

I. D. e L.
Cartas de Missionários

Rev. Paulo e Valéria
Cartas de Missionários

O. F. e T.
Cartas de Missionários

