Logo APMT
Logo APMT

Gladston e Sirlene Xeique

Brasil, abril 2024

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fp 4.4).

Alegrem-se conosco pelas ações e atuações no primeiro trimestre de 2024.

Graças a Deus estamos bem e animados. Isto é motivo de nos alegrar em Deus. Pois a graça dEle vem nos proporcionando oportunidades únicas.

A saúde está em dia, e a vigilância também. Deus graciosamente tem nos guardado, em meio a tantas pestes que vem assolando a humanidade. Sabemos que a queda proporcionou tudo isso. Estamos felizes com tudo que estamos vivendo. Este trimestre foi maravilhoso. Graças á Deus.

Foram três meses intensos de devoção e serviço ao Senhor e as comunidades que estamos relacionando. Louvamos a Deus por sua preciosa graça.

No objetivo em manter uma devocional sadia, Deus nos direcionou para compartilhar um desafio de leitura bíblica para algumas pessoas, incluindo as familias que estamos discipulando, para ler um capítulo da Bíblia por dia, e chegamos ao final de março com a leitura e compartilhamento de mensagens e oração nos livros: Provérbios, Mateus, Judas, Marcos, Gálatas, Efésios e Habacuque, fechando o trimestre com o total de 7 porções inteiras das Escrituras. Já são 220 pessoas participando e interagindo com o conteúdo. Continuaremos este formato de desafio, até que Deus nos direcione para alguma mudança na estratégia de fomentar um relacionamento contínuo com a palavra de Deus.

Deus tem nos surpreendido a cada dia. Pois estamos vivendo a fase da adaptação como missionários da APMT, da mobilização e divulgação do projeto, na busca por parceiros ministeriais. O relacionamento com a cultura e costumes do povo, está nos proporcionando um crescimento ministerial exponencial.

A equipe está sendo construída e desenvolvida para que o trabalho de visitação aos acampamentos seja eficaz. Louvado seja o Senhor. Estamos treinando mais pessoas para serem integrantes da equipe. O feedback das famílias que estão sendo discipuladas vem contribuindo para os ajustes necessários em nossa visão de campo.

O volume de visitas às famílias nos acampamentos aconteceram de maneira satisfatória para o período. Pois, devido ao período chuvoso que enfrentamos com diversas tempestades que assolaram a região com muitos raios e ventos, mesmo assim, foi possível realizar 18 visitas ao acampamento de Timóteo, sendo 6 delas para o discipulado, e nos acampamentos do bairro Vale Verde, em Ipaba, foram 8 visitas evangelísticas, 2 para discipulado e 1 para entregar 20 cadeiras que usaremos nos encontros de adoração. Ainda não conseguimos realizar cultos nos acampamentos. Mas estamos percebendo que em breve acontecerá. Se Deus quiser!

Foram feitas algumas assistências aos necessitados, após as tempestades, com alimentos de cestas-básicas. 3 famílias foram assistidas.

Deus nos agraciou com uma oportunidade no PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, programa do Governo Federal, que foi captado pela Administração municipal de Timóteo, beneficiando 5 famílias ciganas do acampamento de Timóteo, sendo que uma dessas famílias, estamos buscando ampliar o relacionamento. O programa propõe uma sacola de alimentos do tipo: (Folhosos, Legumes, Biscoitos, Mel, Doces, Frutas e Tempero). Os produtos são orgânicos, produzidos pela agricultura familiar da região. As famílias iniciaram o recebimento das sacolas no dia 22/02/2024, e a partir desta data, todas as quintas-feiras eles vêm recebendo a sacola com os produtos. Eles receberão este benefício durante um ano. Glória a Deus!

O número de pessoas acessadas e acampamentos visitados, se mantém. Graças a Deus, o evangelho vem sendo ministrado aos corações.

Uma das famílias que estamos discipulando, o casal Bruno e Raquel, vem recebendo o evangelho com alegria e testemunhando da graça entre o seu povo. Ficamos felizes com a atitude do Bruno, que matriculou a Raquel na Autoescola, sem nenhuma pressão externa, mas, fruto de suas devocionais diárias. Este era um dos sonhos de Raquel. Esse tipo de atitude não é comum entre o grupo de ciganos que estamos trabalhando. Percebemos que os homens são machistas e opressores, sem generalizar, mas é a grande maioria, levando as mulheres a terem uma baixa autoestima, como se não bastasse a exclusão imposta por nossa sociedade. Esta ação tem trazido algumas perseguições, do tipo zombaria para com o Bruno. Peço orações, para que Deus continue fortalecendo-os, diante das perseguições que o evangelho produz, e para que a Raquel possa passar nos exames e ter a tão sonhada CNH em mãos. Se Deus quiser.

Na mobilização e apresentação do Projeto, apresentamos a APMT e os materiais de divulgação como a Revista Alcance, Folders etc., e o projeto No Rastro da Carroça, em dois momentos distintos: no dia 24/02 na Assembleia de Deus do bairro Macuco em Timóteo e, no dia 24/03 na IP Monte Sinai, no bairro Caladinho em Cel. Fabriciano.

No dia 04/02, realizamos um “Bazar Solidário” nas mediações do acampamento de Timóteo, onde vários ciganos participaram da ação, bem como a comunidade do bairro Nova Esperança. Bairro que está localizado o acampamento.

Quanto ao alcance de novos acampamentos, isto não aconteceu neste trimestre. Pois exigiria de nós um esforço tal que, no momento, não seria possível entregar. Decidimos priorizar a reforma e preparação da casa para onde iremos mudar. Sairemos do bairro Recanto Verde para o bairro Alphaville.

Não haverá alteração no raio de nossa atuação, por se tratar de um bairro vizinho do Recanto Verde, mantendo-se as mesmas distancias dos acampamentos. A casa de apoio foi concretizada. Glória a Deus!

PRINCIPAIS ATIVIDADES PLANEJADAS PARA O PRÓXIMO TRIMESTRE

1. Manter uma rotina diária de leitura bíblica e oração pessoal.
2. Priorizar momentos de qualidade como casal.
3. Evangelizar ciganos de maneira intencional.
4. Discipular os novos e interessados na fé.
5. Iniciar cultos no acampamento de Timóteo semanalmente.
6. Fazer levantamento das famílias e números de acampamentos da região.
7. Cooperar com nossa igreja local.
8. Finalizar o processo de mudança de residência.
9. Treinar vocacionados para serem inseridos na equipe. 10. Divulgar o projeto e buscar parceiros.

Participe conosco desses desafios!

Por se tratar de pessoas em situação de vulnerabilidade social e perseguição, favor não compartilhar as fotos nas redes sociais.

Abraços fraternais da Família XEIQUE

Fale conosco:

gladston.xeique@gmail.com
si.xeique@gmail.com
(31)98515-2220
(31)98715-9335

Instagram: @norastrodacarroca.ofc

Participe de nosso grupo exclusivo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/H8f4I7z8fLHJobIQxPuOC9

Publicações recentes:

João Marcos e Andrea

Cartas de Missionários

APMT marca presença no Congresso da APECOM 2024

Notícias

Rev Vinícius e Elizabeth

Cartas de Missionários

Ana Karina

Cartas de Missionários