Logo APMT
Logo APMT

Ronalda e Joseph Nassakou

19/04/2024 03:00:00

Senegal, abril de 2024

Preciosos irmãos e amados do Senhor Graça e Paz!

“Tu, porém, sê sóbrio em todas as cousas, suporta as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.” 2 Tm.4:5

Assim como o apóstolo Paulo falou para Timóteo, essa palavra de advertência é para toda igreja hoje. Paulo nos encoraja a manter a nossa sobriedade, sermos lúcidos, e serenos, em situações adversas em que enfrentamos. Ele nos encoraja a sermos testemunhas vivas do Senhor Jesus, a suportar as aflições, o que significa aqui: tribulações, perseguições, problemas, dificuldades e males típicos de todos aqueles que são fiéis ao Senhor. Devemos cumprir o nosso ministério com fidelidade e amor.

Falando um pouco do Senegal

Nesses últimos anos havíamos passado por tempos terríveis de grandes manifestações, com muitas destruições e confrontos, o povo queria mudança. E depois de muitas reuniões e diálogo entre os líderes políticos, o governo decidiu fazer as eleições. No dia 26 de março as eleições foram realizadas, e o povo teve o seu candidato eleito. O Presidente Mack Sal passou o poder para o novo presidente. No dia 4 de abril foi a festa da independência do Senegal e foi a posse do novo Presidente que se chama Bassirou Diomaye Faye. Nesses dias temos visto que o povo se aquietou, e no momento os temores e os medos cessaram, graças a Deus.

Houve o período do Ramadã, o mês de jejum dos muçulmanos, as nossas orações se intensificaram a favor deste povo que tanto amamos,  a maior tristeza que temos aqui é a certeza que o povo tem feito sacrifícios de tolo, pois a pobreza, a miséria, a cegueira espiritual, só aumenta e a insatisfação está estampada nos rosto das pessoas. Temos clamado pelo verdadeiro milagre da salvação.

Desempenho do nosso Projeto

Temos realizado o ministério com o trabalho de plantação de Igreja, evangelismo, aconselhamento, discipulado, cursos profissionalizantes e alfabetização. A realidade do Senegal é impactante pois estamos num país onde existe menos de 1% de cristãos, e mais de 90% são povos não alcançados e que uma grande parte vive em extrema pobreza. Nos primeiros contatos para a evangelização, criamos um elo de amizade, e percebemos que essas pessoas esperam de nós muito mais, uma ajuda, um apoio, para poderem saciar suas necessidades físicas, e depois aceitarão ouvir o espiritual. o povo espera que os ajudemos.

Evolução dos Alvos

Temos continuado com a manutenção do terreno em Mbour onde estaremos realizando o Projeto todo.

A primeira canalização de água que fizemos para a caixa d'água não deu certo, o poço era salgado. Estamos fazendo uma outra canalização com outro poço de água doce. Nesta aldeia onde estamos trabalhando ainda não existe distribuição de água do governo.

Temos trabalhado para o funcionamento das placas solares, para que não tenhamos despesas caras com a energia eletrica,  mas ainda não obtivemos a liberação do governo. Aumentamos uma parte do muro, para proteção das placas solares, para que não haja roubo.

Por não termos conseguido preparar o terreno com todas as manutenções necessárias, não foi possível levar os rapazes para está presente no projeto em Mbour. Por isso não foi possível começar o curso profissionalizante durante este primeiro trimestre.

Continuamos com as reuniões da Célula aqui em Dakar. O número dos que creem tem aumentado, e o evangelho tem sido pregado com zelo e graça de Jesus. Temos continuado com um trabalho de visitação aos rapazes que vivem nas ruas, durante a semana estamos alcançando esses rapazes com aconselhamento, pregação da palavra e discipulado. Ajudando-os em suas necessidades. Ajudando também na alimentação.

Também temos abençoado alguns desses rapazes, pagando uma tenda para eles dormirem.

Notícias da Família

Estamos bem, graças a Deus, com grandes desafios sempre, nas áreas dos cuidados de saúde, de finanças e de descanso.  Nossos filhos vão bem, o Isaac continua crescendo e tem se aplicado nos estudos estando entre os primeiros da classe. Nossa família no Brasil vai bem, tenho visto os cuidados do Senhor para com todos.

Motivos de louvor

• Louvemos ao Senhor porque ele tem tido cuidado de nós, tem nos dados a sua força, a sua sabedoria, a sua coragem para realizarmos a sua obra.
• Agradecemos ao Senhor pelos seus livramentos, e suprimentos, e todos os cuidados.
• Louvem a Deus conosco porque temos alcançado os rapazes das ruas que vivem em total miséria e perigo, levando sempre para ele uma mensagem de esperança e salvação.
• Louvem a Deus conosco pelo Senegal, pela vitória das eleições, pela paz e a tranquilidade que estamos tendo no momento.
• Louvem a Deus conosco pelo Projeto em Mbour, já foram separados 20 rapazes, e todos estão animados.

Motivos de oração

• Por finanças, para que tenhamos o necessário para o começo do curso em Mbour
• Orem para que possamos encontrar bons professores
• Ore pela organização da luz e da água que ainda não conseguimos concluir, que o Senhor possa suprir essas necessidades,
• Orem conosco para que tenhamos mais parceiros para o desempenho desta grande obra.
• Orem para que consigamos resolver o problema das placas solares. Que possamos ter a liberação do governo.
• Orem para que possamos ter obreiros que nos ajude.

Queridos irmãos, agradecemos imensamente a parceria que temos, que seria da obra missionária se não fosse as igrejas do Senhor para sustentá-las, e apoiá-las. Queremos dizer que precisamos de vocês, que sem o apoio da igreja não podemos fazer nada, suplicamos que continuem sendo nossos parceiros, a obra ainda não terminou, ainda temos muito para fazer, e juntos somos mais fortes e podemos alcançar mais vidas. Que o Senhor os visite com ânimo, renovo e firmeza, em nome de Jesus.

Juntos na Seara do Mestre,
Abraços saudosos Seus Missionários,
Ronalda e Joseph Nassakou.

Publicações recentes:

Rev. Luiz Augusto e Rachel Bueno

Cartas de Missionários

Rev Edivaldo e Valéria

Cartas de Missionários

Rev Humberto e Brandali

Cartas de Missionários

Ibijara e Patricia Culina

Cartas de Missionários