Logo APMT
Logo APMT

Rev Antônio e Nete

13/04/2024 03:00:00

Portugal, abril 2024

Queridos irmãos, graça e paz!

Queremos expressar nossa gratidão a Deus pela incansável parceria dos irmãos no cumprimento da obra missionária. É com muita alegria que compartilhamos com vocês o avanço do trabalho.

Encorajamento - Em todos estes anos trabalhando com a tradução da Bíblia, enfrentamos muitos desafios e, por diversas vezes, ficamos travados em um momento ou outro. As vezes, por uma situação externa, dada a hostilidade religiosa do povo e outras, pelo desafio que o texto a ser traduzido traz. Dessa vez, o desafio estar sendo o texto de Hebreus; um dos textos mais complexos que já me deparei, como testemunhou o Umaro Silla: “Desde que começamos nosso trabalho de tradução, não me lembro de ter visto um texto tão difícil de entender e traduzir, mas também tenho uma certa satisfação quando encontro a solução para cada problema. Isso é muito bom!” Estas palavras serviram de ânimo para toda equipe. Logo teremos todo Novo Testamento, mais o livro de Gênesis na língua soninkê da Guiné-Bissau.

Tradução da Bíblia – Nosso esforço tem sido canalizado para o nosso alvo principal: a tradução do Novo Testamento em soninkê. Como vocês sabem, falta traduzir Hebreus e Apocalipse. Apesar das grandes dificuldades que temos enfrentado na tradução de Hebreus (tivemos que refazer várias vezes) devido a linguagem veterotestamentária aplicada a pessoa e obra de Cristo. Pela graça de Deus, resta três capítulos para deixarmos o texto pronto para a pré-consultoria.

Queríamos muito ter realizado a consultoria de Romanos, mas o nosso consultor foi submetido a uma cirurgia em fevereiro e ainda não nos deu uma previsão de data. Nossa expectativa é marcá-la para o próximo trimestre.

O projeto de tradução do Antigo Testamento para língua bijagó tem caminhado bem. Foi finalizada a consultoria de Êxodo e Números; em breve teremos o Pentateuco pronto. Devido a dificuldade da equipe no acesso a internet e a necessidade de uma assessoria presencial, estamos contando com o apoio do Abraão Indibe, um dos consultores guineenses em treinamento. Continuo à disposição da equipe, caso eles tenham necessidade.

Uma novidade: Conseguimos para o mês de agosto, um agendamento junto ao órgão de imigração em Portugal para solicitação de residência. Em breve teremos a possibilidade de trabalhar com as equipes de tradução de forma presencial.

Na Igreja Cristã Presbiteriana do Barreiro em Portugal – fomos surpreendidos, este trimestre, com o aumento da frequência nos cultos dominicais com visitantes.

Retomamos a mais uma atividade vital no processo de revitalização: o Culto de oração acontecendo toda terça-feira às 19:30h. Temos contado com uma boa frequência. Tivemos duas atividades especiais que foram muito proveitosas: uma com os adolescentes, que passaram um dia juntos ouvindo a Palavra de Deus, com gincana e uma palestra sobre sexualidade a luz da Bíblia e a outra atividade; um encontro de mulheres que tratou da ideologia feminista. Nestes dois eventos contamos com a contribuição da Dra. Marlucy Nery da IPB da Gávea-RJ.

Família - Pela graça de Deus, todos na nossa família estão bem e a desfrutar de boa saúde. Tivemos nossa primeira experiência hospitalar no mês de fevereiro. Estávamos numa visita pastoral e na saída a Nete caiu no último degrau da escada, torceu o pé e ficou sem andar. Levei-a ao hospital e para nossa surpresa, fomos atendidos por um médico guineense que vive em Portugal há mais de 20 anos. Além de um excelente atendimento, tivemos uma boa e longa conversa em crioulo.

Alex continua com um bom desempenho na escola e bastante comprometido com as atividades da igreja, uma bênção! Tenho procurado administrar bem o meu tempo para atender as demandas da igreja e priorizar a tradução da Bíblia. Em tudo temos visto a boa mão do Senhor!

É sempre animador contar com vocês como parceiros da obra missionária. Desejamos que a bênção do Senhor Jesus seja sobre toda igreja.

Em Cristo, nossa esperança!

Família Xavier.

Publicações recentes:

Rev. Luiz Augusto e Rachel Bueno

Cartas de Missionários

Rev Edivaldo e Valéria

Cartas de Missionários

Rev Humberto e Brandali

Cartas de Missionários

Ibijara e Patricia Culina

Cartas de Missionários