Hidi
18/06/2025
Albânia, junho 2025
E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:14
Olá, irmãos.
Mais uma vez, peço desculpas pela demora em enviar minhas notícias. O tempo por aqui voa, e quando percebo, já se passaram meses desde minha última carta.
Vamos lá: em Tirana, continuo dando aulas para nossa querida irmã *Em. Estamos aprendendo sobre os atributos de Deus e como Ele se revelou a nós.
Isso tem sido bem desafiador, pois meu albanês ainda tem muitas falhas — e, no quesito teologia, torna-se ainda mais limitado. Outro grande desafio é que nossa irmã traz a pequena filha para a igreja, o que é lindo! Mas, muitas vezes, não conseguimos ler ou estudar, pois a pequena quer toda a atenção.
Mesmo no meio das dificuldades, é lindo ver o crescimento da nossa *Em, que agora fez 15 anos e já me pergunta: "O que é ser um missionário?" Nossa outra adolescente voltou — apesar de ter dito que abraçaria a fé islâmica — , e agora está fazendo aulas de guitarra com o nosso pastor.
Nas reuniões com os universitários, não tivemos tanto êxito, devido à dificuldade de adequar os horários e as agendas distintas de cada um. No próximo semestre, tentaremos outra vez.
Aqui em Vaqarr, tive o privilégio de ter aulas com a mãe de uma das alunas. Enquanto ela esperava a filha nas aulas de inglês, líamos uma Bíblia infantil juntas.
Por ela ser muçulmana, muitas histórias a encantam. Vejo em sua vida, quando lê e me explica o termo em albanês, como a Palavra de Deus tem cativado seu coração. Ore por ela — vamos chamá-la de Graça.
Desde fevereiro, começamos as reuniões de mulheres, uma vez por mês. Tem sido um tempo muito abençoador, pois muitas delas são muçulmanas e não têm muito tempo para estarem juntas.
Com o projeto experimental chamado "Mente, Corpo, Coração" , temos falado sobre assuntos pontuais relacionados à mente humana, cuidados com o corpo e sobre como o nosso coração precisa ser transformado. Os temas são sempre aplicados à Palavra de Deus, e elas sabem que, como igreja, estamos nesta vila para caminhar com elas e orar juntas.
As férias de verão começaram, por isso suspendemos as aulas de inglês e de música. Recomeçaremos em agosto, se Deus quiser.
Quero compartilhar uma história:
Enquanto uma aluna esperava seu horário para começar as aulas de inglês, ela nos observava — a mim e à minha professora — enquanto líamos a Bíblia. Ela se aproximou e me disse: — Professora, eu quero muito aprender a falar com Deus. E eu perguntei: — O que você quer falar com Ele? Ela me respondeu: — Quero agradecer a Ele por tantas coisas lindas que Ele tem me dado.
E ali, ela, minha professora e eu oramos. Pela primeira vez na vida dela, ela falou com o Senhor. Confesso que me emocionei. Essa pequena menina vale mais do que o mundo inteiro. E, por situações como essa, vejo que todo o nosso esforço aqui é válido.
Na outra vila, algumas pessoas têm nos dado boas-vindas, o que tem sido uma excelente oportunidade para orarmos com a família que nos recebe ou para compartilhar histórias de Jesus. O ritmo é lento. Muitas vezes, me sinto como se estivesse batendo em pedras. Mas sei que o Senhor é poderoso para transformar corações e mentes, para a glória d’Ele.
No mais, obrigada a cada um de vocês por orarem, ofertarem e caminharem comigo a cada passo. Vocês são canais de bênçãos na minha vida.
Hidi
+355 67 677 3555
[email protected]
Publicações recentes:

Você é chamado por Deus para partilhar a fé
Artigos

Tábata Mori
Cartas de Missionários

Josué e Karen
Cartas de Missionários

Rev. Cláudio e Cassia Gonçalves
Cartas de Missionários