O restaurante que virou igreja
13/06/2025
Temos ouvido muitas notícias da Europa, de que os grandes templos de outrora se transformaram em boates, academias, escritórios, bares, restaurantes... Mas algo diferente está acontecendo em Braga, norte de Portugal, na contramão dessas notícias.
Em dezembro de 2021, desembarcava em Portugal o Rev. Wanderson Matheus dos Santos, missionário da APMT e membro do presbitério Presbitério Central do Espírito Santo (PCES), que foi recebido como membro na Igreja Crista Presbiteriana de Portugal (ICPP), junto com sua esposa, a missionária Fábia Pedro da Rocha Santos, e seus filhos Lucas e Daniel. Sua filha Esther ficou estudando no Brasil.
No dia 6 de janeiro de 2022, a ICPP autorizou o pastor a iniciar a plantação da Primeira Igreja Cristã Presbiteriana de Braga, que iniciou suas reuniões de forma online (por conta da pandemia da covid) no dia 9 de janeiro de 2022. Já no dia 16, começaram os encontros presenciais na casa do pastor e também os cultos nas quartas-feiras. Em seguida, no mês de março, começaram os cultos dominicais no espaço cedido pela Igreja Baptista de Braga, na pessoa do pastor Téo Cavacoa, a quem temos imensa gratidão!
No mês de julho, tivemos a alegria de arrendar e iniciar as atividades num novo espaço: um restaurante de cerca de 300m' que estava fechado há 28 anos, e que após reformas tornou-se um espaço de culto capaz de acomodar entre 100 a 120 pessoas, com salas para berçário, para crianças, adolescentes e jovens, sala pastoral, cozinha, área de convívio e banheiros (ou "casas de banho", como se diz aqui).
A cada dia o Senhor foi aumentando o número de crentes na comunidade, que em sua maioria é de estrangeiros - como é na maioria das igrejas de portugal hoje. E uma característica se tornou marcante na igreja: o acolhimento e a ajuda mútua. Ao final de todos os cultos e programações temos um lanche e um bom bate papo. Muitas vezes as pessoas que passam entram e participam conosco - entre eles muitos portugueses - e a igreja hoje conta com a simpatia de toda vizinhança, de moradores e comércios.
No mês de fevereiro de 2025, Deus nos agraciou abundantemente com a compra desse local de culto. Depois de muitos contatos e esforços, o pastor Wanderson conseguiu os recursos, e assim concretizamos a assinatura da escritura da compra do local. Na ocasião, o Rev. Manuel Luzia, presidente da ICPP, saiu de Lisboa e veio a Braga para este ato, e organizamos um culto de gratidão por esse momento, que foi especial por muitas razões! Foi especial por ser um restaurante que estava fechado há 28 anos, por em tão pouco tempo sermos agraciados com a compra do local, e também por ser a primeira posse da ICPP no norte de Portugal.
A igreja segue vibrante, e já planeja um segundo culto dominical para comportar as pessoas que estão frequentando, e uma expansão para a cidade de Viana do Castelo, que fica a 30 minutos da Espanha. Plantar uma nova igreja, vê-la crescer, ver os portugueses chegando e sendo recebidos como membros... Assim, vemos essa igreja que antes era um restaurante e servia exclusivamente refeições, servir hoje o alimento espiritual, o pão vivo que desceu do céu, sem deixar também de servir refeições regadas a boa conversa, sorrisos e convívio de comunhão.
"Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos." Atos 2:46,47
Wanderson Matheus dos Santos e Fábia Pedro da Rocha Santos
Publicações recentes:

Você é chamado por Deus para partilhar a fé
Artigos

Tábata Mori
Cartas de Missionários

Josué e Karen
Cartas de Missionários

Rev. Cláudio e Cassia Gonçalves
Cartas de Missionários