Pryscila Barros
02/06/2025
Brasil, junho 2025
Queridos irmãos, amigos e parceiros de ministério,
Que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo estejam com vocês.
Louvado seja Deus pelas atividades e acontecimentos do último trimestre! No dia 16/03, visitei uma igreja parceira e, ao retornar para casa no dia 17/03, por volta do meio-dia, tive uma forte dor de cabeça. Como de costume, mediquei-me com o remédio que já utilizo há quatro anos para o tratamento de enxaqueca e, no dia seguinte, sentindo-me melhor, fui trabalhar. No entanto, na quarta-feira, dia 19/03, a dor intensa estava retornando aos poucos. Como já não tinha mais a medicação que uso — que requer receita médica — decidi ir ao pronto-socorro.
Chegando ao pronto-socorro do Hospital Leforte-Liberdade, em São Paulo, fui muito bem atendida, e de forma bastante criteriosa, pelo clínico geral Dr. Murilo. Ele me explicou que, devido à alteração no padrão da dor, seria necessário realizar exames de sangue e uma tomografia do crânio. Assim que os resultados dos exames saíram, constatou-se, através da tomografia, uma alteração no fluxo natural do LCR (líquido cefalorraquidiano). Por isso, precisei permanecer em observação para uma possível internação.
No dia 20/03, fui internada, recebi a visita do neurocirurgião Dr. Gabriel Bienes, já me explicando um pouco melhor sobre minha situação, também recebi a visita de outros médicos neurologistas, em minha opinião, todos excelentes profissionais vocacionados. E, no dia 21/03, Dr. Daniel de Araújo Paz, outro excelente e diferenciado neurocirurgião, juntamente com demais médicos da equipe começaram a me acompanhar. O Dr. Daniel me explicou a necessidade de realizar um procedimento cirúrgico chamado TVE (terceiro ventriculostomia endoscópica), uma cirurgia neuroendoscópica utilizada para tratar a hidrocefalia obstrutiva. A TVE consiste em criar uma abertura no assoalho do terceiro ventrículo, permitindo que o líquido cefalorraquidiano flua livremente, aliviando a pressão e a obstrução que causavam a hidrocefalia. Essa condição obstrutiva, até então desconhecida por mim, era congênita, provavelmente devido à prematuridade do meu nascimento, aos seis meses e meio.
A cirurgia foi realizada por uma excelente equipe, preparada por Deus, na noite de domingo, dia 23/03, e, pela graça de Deus, foi um sucesso! Após o procedimento, permaneci dois dias na UTI, recebendo todos os cuidados necessários. Em seguida, continuei sob cuidados médicos na semi-UTI e no quarto, até receber alta para casa no dia 28/03/2025.
Desde então, sigo com os cuidados pós-cirúrgicos em casa. Graças a Deus, minha recuperação está evoluindo bem. Recentemente, realizei uma nova ressonância magnética e, pela bondade do nosso Deus, tudo está bem com a nova dinâmica cerebral após a cirurgia. Tudo caminha dentro do esperado.
Dessa forma, a partir de junho, retomarei as visitas às igrejas para a apresentação do projeto Boas Novas.
Como muitos já devem saber, minha ida ao campo missionário em Medellín, Colômbia, precisou ser adiada devido à necessidade de recuperação e acompanhamento neurológico aqui em São Paulo pelos próximos meses. Assim, a mudança, que estava agendada para 01/05, foi reprogramada para 20/10/2025.
Tenho aproveitado este tempo em São Paulo para realizar o curso “Perspectivas”, um programa global sobre missões que sempre desejei fazer. Louvo a Deus pela oportunidade!
No mais, só tenho a agradecer e louvar ao Senhor Jesus pelo Seu imenso e eterno amor por mim. Sou grata a Ele por ter providenciado que eu pudesse passar por essa cirurgia aqui, através do meu plano de saúde, em um excelente hospital e com profissionais tão capacitados. O Dr. Daniel tem sido um grande canal de bênção na vida de todos os seus pacientes e, certamente, na minha. Deus tem usado a vida dele para me acompanhar com tanto cuidado e zelo. Oro para que Deus abençoe a sua preciosa vida, família e vocação.
Também sou imensamente grata a Deus por cada um de vocês, por suas orações, pelas inúmeras mensagens de carinho e cuidado, pelas visitas, ligações, refeições, e por cada amoroso detalhe que Deus tem me proporcionado por meio de suas preciosas vidas. Isso tem feito toda a diferença para mim, e sou eternamente grata ao Senhor e a vocês por tanto amor expressado em ações concretas de cuidado e serviço. Sem dúvida, o amor do Senhor tem se manifestado por meio de suas vidas.
“Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou e enviou o Seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus nos amou de tal maneira, nós também devemos amar uns aos outros. Nunca ninguém viu Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o Seu amor é, em nós, aperfeiçoado.” 1 João 4:10-12
“Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os pensamentos de vocês.” Isaías 55:9
Peço que continuem orando pela minha plena recuperação e pela minha ida ao campo missionário, planejada para outubro deste ano.
Sigamos juntos, rumo ao alvo da pregação das Boas Novas do Evangelho de Cristo em Medellín, Colômbia.
No amor de Cristo Jesus,
Pryscila Barros

Publicações recentes:

Rev. Tércio e Eliane
Cartas de Missionários

Hidi
Cartas de Missionários

Evangelização sem fronteiras, no poder do Espírito Santo
Artigos

Rev. F. N. e E. M.
Cartas de Missionários