Rev. Vinicius e Elizabeth
12/02/2025
África do Sul, fevereiro 2025
Mais um ano está começando, mas para nós o ritmo está tão rápido, parece que tudo continua a mesma coisa, o último ano acabou e estamos ainda no mesmo ritmo de trabalho.
Agora tivemos um tempo para escrever o que aconteceu no último trimestre, damos graça ao Senhor por tudo que vivemos.
FAMILIA BANTIM
Enfim, finalizei o mestrado pelo Andrew Jumper no Brasil em Teologia Sistemática em dezembro.
A saúde está estável até o momento, mas no trimestre descobri que parte da minha indisposição era causada por uma apneia severa, ou seja, falta de dormir com qualidade. Descobri que, por hora, eu tinha uma média de 53 pausas respiratórias com engasgamento, logo para dormir meu corpo sofria muito mais do que relaxava. Então tive que comprar um respirador com máscara facial completo, uso permanente, sem o respirador causará demência precoce, mas cremos na intervenção divina sobre a descoberta. Com o uso da mascara ao dormir a qualidade do sono aumentou significadamente.
Sobre o ministério, conclui o ano mais animado em ver as conversões e batismo dos alunos. Eu fiquei muito contente também de rever a família em menos de um ano.
Dona Elizabeth parece que um trator quis moê- la. A mãe com demência, descoberta e tratamento do câncer no intestino e reto, feito a remoção com cirurgia. A ida surpresa ao Brasil chamamos de providencial pois a maior parte dos tickets aéreos foi custeado por nossa Igreja (onde eu fui membro e seminarista) em Guarulhos. No Brasil, ela tirou o mês de dezembro para honrar a mãe dela, cuidando-a de dia e de noite. Aqui no campo contribuiu com palestra na faculdade sobre Saúde Familiar, aconselhamento para com as meninas especialmente as que encerraram o curso e que retornaram para suas províncias. Ela também cozinhou nos acampamentos. Em casa o corre 24h com as meninas.
A Esther ficou feliz da vida por ter concluído Grade 2, teve mérito no ano, ela mesmo reconhece que está crescendo e adquirindo novas experiencias. A ida ao Brasil também a fez feliz, dessa vez com 8 anos brincou mais com as primas e brigou menos com as mesmas.
A Sarinha, pensem em um bebê avançado em conhecimento, pois é ela, ela está saudável, linda, com os cabelos todos cheios de molinhas, parecendo uma verdadeira zuluzinha. Ama copiar a Esther nas brincadeiras, chora quando a mesma vai para escola, está falando as suas primeiras palavras e frases em português e inglês.
MINISTERIO
GROW – os cultos de sexta-feira, neste período, durante o Grow, focamos em “Vivendo a vida cristã agora” de Efésios 4-6. Fiquei muito encorajado ao ver os alunos lutando com a realidade do "agora" do Reino e como devemos viver agora como aqueles que foram criados com Cristo e fizeram parte de Sua família.
BATISMOS
No final de novembro, batizamos 9 alunos. Foi um testemunho maravilhoso da obra salvadora e das promessas de Deus. Nós nos encontramos com os alunos de antemão, pedimos que contassem sua história cristã e trabalhamos o que o batismo significava.
ACAMPAMENTO DE MATEMÁTICA
Tivemos dois acampamentos de matemática no último novembro, com 14 e 11 campistas respectivamente e percebemos que os números menores significaram que conseguimos nos conectar em um nível pessoal com a maioria dos alunos. Os acampamentos de matemática continuam sendo uma maneira maravilhosa de se conectar com os alunos. Muitos dos nossos alunos do que temos trabalhado vieram pela primeira vez a um acampamento de matemática. Na verdade, está foi uma de nossas portas de entrada de novos alunos.
OUTRAS ATIVIDADES
1. Além do acima, tivemos cerca de 20 alunos em uma caminhada na Reserva Natural Steiltes. Sempre gosto do fato da Esther adorar se juntar a nós nesses passeios, e os alunos certamente fazem questão de cuidar dela.
2. Tivemos um retiro do comitê estudantil. Passamos uma manhã de sábado avaliando o desenvolvimento do trabalho e elaborando as nossas metas para 2025. Três novos alunos se juntaram ao comitê por um desejo real de servir - muito encorajador!
3. A equipe terminou com seu próprio retiro de planejamento. Fiquei muito grato em ver como nossa equipe cresceu, agora somos seis membros diretamente no staff. Além disso, é um grande incentivo trabalhar juntos no campus, compartilhar a mesma visão e perseguir os mesmos objetivos.
4. Além das atividades com os universitários, cooperamos também com a Igreja Presbiteriana Coreana no ultimo trimestre. Preguei quatro domingos, no período que o pastor estava de viagem a Coreia do Sul.
5. Nesta mesma comunidade, a Beth e os estudantes de língua Zulu e Siswati realizaram uma ação evangelística. O local é extremamente simples, os barracos de lonas abrigam os refugiados de outros países africanos.
DIA DA CELEBRAÇÃO
Outro destaque do trimestre passado foi nosso segundo Café da Manhã de Celebração anual, no dia 29/10/24. Tivemos vários convidados presentes: Rev. Marcos Agripino, executivo administrativo da APMT; Rev. John Magwiro, nosso palestrante convidado. A sua vinda foi estratégica, pois o temos em nosso planejamento para plantar uma igreja com a nossa equipe em 2026. Por favor, orem por ele enquanto ele se prepara para a plantação no próximo ano.
RESTORE CAMP 2024
O Acampamento Bíblico Restore 2024, realizado de 22 a 26 de novembro, foi um marco de encerramento do nosso ano ministerial. Os participantes tiveram a oportunidade de liderar estudos bíblicos, praticando princípios essenciais, como a importância de focar no texto em questão e evitar trazer interpretações externas. Esses ensinamentos impactaram profundamente, mudando a maneira como muitos lêem a Bíblia, priorizando o que está escrito. Este acampamento gerou crescimento espiritual e aumentou a confiança dos participantes em replicar os estudos com os amigos.
CENÁRIO COMO 2024 FOI ENCERRADO
O trabalho ministerial cresceu significativamente, passando de 30 para 90 jovens nas reuniões de sexta-feira e alcançando 46 estudantes aos domingos. A abertura de uma nova oportunidade no condomínio com 1000 residentes foi decisiva, resultando em mais de 120 jovens atendidos em apenas quatro semanas. O desafio agora é consolidar esse crescimento, enfrentando novas demandas de acompanhamento pastoral, discipulado e logística. A missão continua sendo transformar vidas, formando líderes que possam multiplicar esse impacto. A colheita é abundante e exige trabalhadores preparados para discipular, integrar e apoiar esses jovens, garantindo transformação pela Palavra de Deus.
MOTIVOS DE ORAÇÃO
1. Equilíbrio familiar
a. Pedir a Deus sabedoria para conciliar o ministério, a família e a criação das filhas Esther e Sarinha.
2. Agradecimento pelo crescimento ministerial
a. Louvar a Deus pelo aumento significativo de jovens nas reuniões e pelo impacto do trabalho missionário.
b. Interceder pelos mais de 120 jovens que tem participado ativamente dos cultos sejam transformados pelo poder do evangelho e se engajem na pregação na evangelização de outros estudantes.
c. Orar para que os 9 alunos batizados permaneçam firmes na fé e influenciem outros para Cristo.
3. Sustento Financeiro
a. Estamos apreensivos quanto aos envios recebidos para nos manter aqui na África do Sul, Outubro, novembro e dezembro não obtivemos o suficiente para pagar as contas, nosso Ida emergencial para o Brasil foi 100% provida pelos irmãos.
b. Orem para que consigamos cobrir os empréstimos feitos.
c. Suplicar para que Deus providencie o sustento necessário para expandir e consolidar o trabalho com os jovens.
d. Orem para o Senhor levante outras pessoas que amem missões, ajudem-nos a divulgar sobre o trabalho, necessitamos de outros para ajudar a segurar a corda.
4. Aquisição de outro carro
a. Nosso carro todos os meses está na oficina, o mecânico fica feliz, nós não, chegamos dia 14/01 e já temos que correr para lá, o fato é que transportamos os alunos até na porta mala, uso integral no ministério.
b. Precisamos comprar outro carro com o ano e a quilometragem mais baixa. Para isso, estamos somando valores. O nosso carro precisa ser vendido num preço justo. O que nos dificulta são o ano avançado (2006) e a quilometragem (325 mil)
c. Financiamos 40 mil reais para tentar comprar um carro mais novo com 07 lugares, mas até agora não encontramos um veiculo que caiba em nosso orçamento.
d. O problema é que os carros sul africanos têm alta quilometragem, mesmo que sejam bons de ano. Encontrar um equilíbrio entre – preço, ano e quilometragem – está o nosso desafio.
5. Desenvolvimento do ministério
a. Clamar para que mais alunos assumam a responsabilidade de discipular e evangelizar seus colegas.
b. Orar pelo Rev. John Magwiro que se juntará ao time para juntos plantar uma igreja a partir do contexto universitário, em 2026.
Contato
+27 78 299 1734
viniciusbantim@yahoo.com.br
Pix – 003.242.661-54 (CPF)
Rev. Vinicius, Elizabeth, Esther e Sarah


Publicações recentes:

Hidi
Cartas de Missionários

Rev. E. e J.
Cartas de Missionários

Fábio e Elisa
Cartas de Missionários

Rev. Edivaldo e Valéria
Cartas de Missionários