Logo APMT
Logo APMT

Isaac e Shirley

22/03/2024

Brasil, março 2024

Queridos irmãos e irmãs, graça e paz! Aqui estão as notícias do último trimestre:

5o. TIB – No mês de janeiro aconteceu o segundo módulo do 5o. TIB (Tradutores Indígenas da Bíblia), no Centro de Treinamento AMI, Chapada dos Guimarães-MT. O TIB é composto de três módulos. Os participantes aprendem a fazer exegese bíblica, preparar o primeiro rascunho de tradução, fazer perguntas de compreensão, elaborar retrotradução para ser enviada a um consultor. O alvo do programa TIB é capacitar indígenas para dar continuidade ao projeto de tradução iniciado por missionários não indígenas. No entanto, o tradutor indígena conta com o missionário como facilitador. No caso Ugoro'gmo, o tradutor indígena é o Amdatji (e sua esposa Tjibanami) Arara e o facilitador é o Isaac. Com a graça de Deus, eles estão na reta final da tradução de Neemias 1-7.3, que é a porção bíblica requerida pelo 5o. TIB.

Curso de Teologia em Altamira: No final de fevereiro do corrente ano, tivemos, em Altamira, o segundo módulo de teologia básica para a liderança da Igreja Ugoro'gmo e para outros interessados em saber mais sobre o Deus Trino. O professor foi o presbítero Milton Siriano, de São Paulo. Houve a participação de 29 Ugoro'gmo: 3 da aldeia Arumbi, uma da aldeia Tagagem e 25 da aldeia Laranjal, onde fica o templo da Igreja Ugoro'gmo. Foi um tempo de bastante aprendizado. Todos retornaram fortalecidos espiritualmente para suas aldeias. Somos muito gratos pelo enorme apoio do Presbitério Central da Transamazônica em oração, logística e participação no desenvolvimento das atividades diárias. Também somos gratos à Igreja Presbiteriana Central de Altamira que cedeu de maneira gratuita o local para o curso, na zona rural de Altamira. Os Ugoro'gmo trouxeram muito peixe, para a alegria de todos.

Visita Pastoral à Aldeia – Pela graça de Deus, foi possível mais uma visita de um pastor e equipe de Altamira à Terra Indígena (Rev. Vanderlei), junto com nossos colegas Alessandro e Joice. Eles visitaram às aldeias Magarapi, Arumbi e Laranjal, ministrando a Palavra e realizando a ceia do Senhor na aldeia Laranjal.

Visita de Irmãos Hixkaryana – irmãos da etnia Hixkaryana passaram diversos dias na aldeia Laranjal, fortalecendo os irmãos Ugoro'gmo. A partir dessa aldeia, realizaram visitas às aldeias ao longo do rio: Arumbi, Iury e Magarapi. Parte da liderança da Igreja Ugoro'gmo participou desse esforço ministerial.

Liderança em Formação – Alguns irmãos Ugoro'gmo que se converteram em 2022 e 2023 já estão envolvidos com a liderança da igreja, participando das atividades de visitas às casas da aldeia Laranjal e às outras aldeias. Também estão participando na direção de cultos dominicais e de oração. Fizeram questão de participar do 2o. módulo de Teologia em Altamira. Eles e a liderança elaboraram uma escala de liturgia de culto, afixada na parede da igreja, indicando as atividades e as pessoas responsáveis. Pode parecer pouco, mas é um gigantesco passo para o governo autóctone dos irmãos Ugoro'gmo. Março de 2024 Isaac \e Shirley - Nossas notícias.

Culto das Crianças – Ano passado foi construído um espaço para realização de culto para as crianças, que são muito dinâmicas e chegam a atrapalhar o momento de pregação. Duas jovens senhoras Ugoro'gmo decidiram serem as professoras das crianças. O nosso desafio agora é capacitá-las melhor para essa tarefa, o que queremos fazer com imenso prazer.

Grupo Musical – Ano passado, duas jovens senhoras e uma moça solteira informaram à liderança da igreja que gostariam de dirigir a música nos cultos. Isso foi resposta de oração dos missionários, que por anos vinham orando para que isso ocorresse. Mas Deus não parou por aí. Em fevereiro agora, algumas adolescentes e algumas crianças se juntaram ao grupo original, formando nove cantoras ao todo. Ainda estão longe de serem profissionais, mas nem Deus nem nós estamos muito preocupados com isso, pois a alegria não cabe dentro do peito ao presenciarmos a performance delas. Os homens estão se organizando para também fazer parte desse grupo de louvor.

Bênção Gera Bênção – Há um ditado que diz que dinheiro gera dinheiro. Na Igreja Ugoro'gmo, o ditado é ‘bênção gera bênção’. Tymbyape, que acabou de cursar teologia no Centro de Treinamento Bíblico Carlos Harrison – CTBCH, compartilhou, sorrindo, que antigamente, nos dias de domingo, os jovens ficavam jogando futebol até anoitecer. Depois compraram refletores, piorando a situação. Assim, muitos chegavam atrasados nos cultos e outros nem mesmo iam. Agora, quando os refletores acendem, todos começam a gritar que é para parar a bola para tomarem banho e ir para o culto, que tem ficado lotado. O resultado é que estão faltando bancos no templo e na sala das crianças. Que problema bem-vindo!

Dois jovens senhores se converteram nos últimos anos. Eles eram do tipo que estavam no final da fila para conversão, tal era a vida desregrada que levavam. Um moço solteiro e um jovem senhor ficaram extremamente tristes consigo mesmos, dizendo que queriam ser iguais aos dois primeiros. O moço solteiro voltou a fazer discipulado com o Isaac e o outro teve reunião com a liderança da igreja e quer comprar duas bíblias, para si e para sua esposa. Estamos pedindo a Deus que o casal faça parte de uma das turmas de discipulado. Realmente, bênção gera bênção.

Pedidos de Oração e Louvor

• Louvamos a Deus que todas as equipes dos tradutores indígenas participaram do segundo módulo do TIB, incluindo o Amdatji Arara e sua família.
• Louvamos a Deus também pelo segundo módulo de teologia básico ter acontecido e com mais participantes que o primeiro. Todos voltaram animados para suas comunidades.
• Louvamos a Deus pelos irmãos de Altamira que estão apoiando os missionários e os Ugoro'gmo em diversas áreas e durante os módulos de teologia.
• Pedimos oração pela continuação das viagens missionárias da liderança da igreja Ugoro'gmo a outras aldeias.
• Pelos Tradutores Indígenas da Bíblia—TIB, para que todas as onze etnias consigam traduzir e consultar Neemias 1-7.3, levando pronto para ser gravado em julho, no último módulo do TIB 5.
• Pela conclusão da construção de nossa casa em Brasília. Falta muito pouco, pela graça de Deus.
• Por mais tradutores da Bíblia, ainda tem 1268 idiomas que precisam dar início a um projeto de tradução. (Estatística da Aliança Global Wycliffe de 2023)

Um grande abraço, obrigado pela parceria.

Isaac e Shirley

Contato:

costasouzaisaac@gmail.com
61-9-8212-3830
tjileicsouza@gmail.com
61-9-8170-8730 (Tim)

Publicações recentes:

Rev. F. N. e E. M.

Cartas de Missionários

Rev. Norval e Laudicéia

Cartas de Missionários

Ibijara e Patrícia

Cartas de Missionários

O trabalho mais difícil do Planeta

Artigos