Logo APMT
Logo APMT

Rev. O. F. e T.

13/03/2024

Oriente Médio, março 2024

PARA PENSAR

“Missões tem sido o grande interesse de POUCOS, mas será com esses POUCOS, que Deus continuará a alcançar MUITOS". José Marcos Valéria Braga

CONFLITO EM ISRAEL

O número de conversões entre os palestinos aumenta a cada dia. Apesar do conflito, das mortes, do sofrimento, o Espírito de Deus tem transformado corações. Oramos sim por um acordo de paz entre Judeus & Palestinos, mas ao mesmo tempo investimos em ajuda humanitária, distribuição de Bíblias e discipulado. Muito bom poder fazer parte desse mover de Deus nessa região de grandes obstáculos.

IGREJA SECRETA

Nessa semana tivemos uma conferência com diversos líderes das igrejas secretas espalhadas por todo o Oriente Médio. Foram dias muito abençoados de aprendizado, compartilhamento e comunhão. Vimos o avanço extraordinário que a igreja secreta está tendo. Muitos são os nativos que estão assumindo os grupos e a Palavra está sendo pregada. Nosso olhar agora está se voltando para a Ásia, uma vez que percebemos aqui que os próprios árabes estão liderando e realizando a obra do Senhor. Isso é muito gratificante e sempre foi o nosso alvo. Glórias sejam dadas ao nosso Deus!

AVANÇA ÁSIA

Nossa igreja no Paquistão está avançando e crescendo muito. Com isso, estamos orando e sonhando com um projeto muito maior, que vai alcançar não só o Paquistão, mas os países ao redor. A partir do ano que vem nossa equipe vai aumentar e vamos poder fazer muito mais. Já temos uma família, 2 casais e uma jovem solteira, todos se preparando para servir conosco nesse projeto de Deus. Acabamos de fundar uma ONG (Organização Não Governamental) na Suiça que vai nos dar a possibilidade de entrada em países fechados, podendo conceder vistos a novos obreiros. Para a glória de Deus vamos ver muito mais frutos do que já temos experimentado. Jesus está as portas, vamos avançando sem burocracias para cumprirmos a obra de Deus.

BÍBLIAS AFEGÃOS

Um grupo de 85 afegãos nos procuraram pedindo ajuda. Eles são novos convertidos, estão se reunindo secretamente e nos pediram bíblias. Na realidade são 2 grupos em 2 regiões diferentes. O primeiro grupo tem 25 pessoas, sem contar as crianças e o outro grupo 60 irmãos. Já compramos bíblias para todos eles, vamos começar discipulado com eles e logo após batizá-los. Está sendo muito edificante ver a fé desses irmãos e a sede que eles têm por Jesus, apesar da grande perseguição que tem sofrido. Jesus está voltando e os eleitos têm sido transformados pelo poder do Evangelho. Louvado seja o Nome do nosso Deus!

MUNIR & FAMÍLIA

Finalmente conseguimos resgatar a família do Munir. Depois de meses de tentativas frustradas, muita luta, conseguimos libertar essa família, o casal e 6 filhos. Eles já se mudaram próximo a nossa igreja e no domingo passado (dia 25/02) testemunharam no culto aos irmãos sobre a liberdade deles. Agradeço a todos que estiveram orando por eles.

PROJETO 30

Participe conosco desse desafio. Nos dias 10 de março a 09 de Abril teremos os 30 dias do Ramadã, mês de jejum islâmico. Com isso, vamos estar nesses 30 dias realizando o Projeto 30. Como vai funcionar? Você vai caminhar 30 minutos por dia, por 30 dias começando no dia 10 de março e ao mesmo tempo estará orando pela conversão de muçulmanos ao redor do mundo. Queremos ver Deus se manifestando a muitos nesse mês. Um projeto que vai fazer bem para o físico e para o espírito. Conto com você!

ESTEJA NA BRECHA

Nosso pequeno Nawaf passou novamente pelo médico nessa semana (foto abaixo). O médico está tentando ajuda-lo ao máximo mas os recursos aqui são precários para autismo. Minha esposa Teresa e uma outra missionária estão se preparando aqui para começar agora em março terapias semanais com ele. Continue orando por essa criança; * Ranin é um dos 3 jovens que estamos orando porque estão desviados. No dia 24/02 o Ranin perdeu a sua mãe. Foram 4 dias de cerimonias de velório, onde estivemos participando e ministrando ao seu coração. Ela está bem mais quebrantado com a mensagem do Evangelho. Vamos orar para Deus completar a obra na vida dele;

UMA PALAVRA AOS APOSENTADOS DE PLANTÃO

Aposentadoria... e tempo esperado. Tempo almejado por muitos, mesmo por aqueles que ainda estão no início de carreira. A possibilidade de fazer o que quer, na hora que quiser, soa muito bem aos nossos ouvidos. Dormir, descansar, fazer caminhada, brincar com os netos, etc. Como alguém já disse: “Viver sem dar confiança ao relógio”. Segundo dicionário Aurélio online, aposentar significa “dispensar do serviço, reformar, isentar-se, sem atividade remunerada, jubilar”. Gostei da última definição “jubilar”, realmente expressa isso. Depois de uma longa jornada de trabalho, você pode agora “aposentar-se” e jubilar-se, não pelo salário, mas pela liberdade de fazer o que quiser, na hora que bem entender. Quando pensamos na área espiritual, perguntamos a nós mesmos, quando é tempo de aposentar? Quando preciso parar meu ministério? Quando devo deixar minhas atividades para o Reino de Deus? Bom, devo dizer a você que a aposentadoria na vida cristã não é o fim da jornada, mas apenas o início. É tempo de recomeçar. É tempo de começar “novo de novo”. Quando olhamos para as Escrituras, vemos que Deus chama algumas pessoas, na época que eles talvez estivessem pensando em parar. Deus chama Moisés quando ele está com 80 anos (Ex. 7:7). Após passar 40 anos no Egito e 40 anos no deserto, Deus o chama com uma missão extraordinária: Libertar o povo de Deus da escravidão do Egito. Quando Moisés achava que era o fim da sua carreira, era apenas o começo. Moody um dos pregadores mais conhecidos da história, declarou que “Moisés passou 40 anos pensando que era alguém, 40 anos aprendendo que não era ninguém, e 40 anos aprendendo o que Deus pode fazer com um “ninguém”. Pensamos em outro exemplo, Calebe. Depois de muitos anos passados, quando Calebe & Josué creram na promessa de Deus em entrar na terra prometida, Calebe se levanta e declara: “Eis, agora, o Senhor me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o Senhor falou a palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto, e, já agora, sou de oitenta e cinco anos. Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar” (Js. 14: 10,11). Calebe com 85 anos ainda mantém sua fé viva e sua força para combate. Que exemplo!!!! Conclui-se então que, na obra de Deus não existe aposentadoria. A sua “aposentadoria terrena” é apenas o começo de coisas maiores que Deus quer fazer em você e através de você. Os aposentados têm muitas vantagens em relação aos outros e quero destacar apenas 3 delas:

TEMPO: Todos aqueles que encerraram sua carreira profissional, tem todo o tempo do mundo agora para o serviço da obra de Deus. Tempo para eles é problema do passado. Esse potencial, conquistado pelos aposentados precisa ser explorado e usado para o Reino;

EXPERIÊNCIA: Muitas cenas vividas, muitos desafios enfrentados geram aos aposentados uma bagagem de experiência muito preciosa. Eles vivenciaram mudanças políticas, mudanças religiosas, conflitos na igreja, na família, etc. Essa experiência só é encontrada nas mãos deles é extremamente útil na obra de Deus;

SABEDORIA: Quem não gosta de sentar-se aos pés das pessoas idosas e ouvir seus conselhos sábios. Até hoje me lembro de palavras sábias do meu avô “paizé” como era chamado carinhosamente pelos familiares. Sabedoria que a vida lhes ofertou. Imagine essa sabedoria sendo usada para um projeto de plantação de igreja ou expansão da obra.

Como temos aprendido no campo com os missionários “avós”. Aqueles que se tornaram “avós” no campo ou aqueles que aceitaram o desafio do campo missionário, quando já eram avós. Suas experiências de vida nos enriquecem e nos ajudam a errar menos. A motivação deles, nas muitas vezes ultrapassam a dos obreiros mais novos. Para todos os aposentados que estão pensando em se aposentar na obra de Deus, eu digo, talvez Deus tem uma obra muito maior a realizar através de você agora. Uma obra especial, um chamado específico, um desafio, não sei. Ore ao Senhor, para que Ele mostre em que você pode ser usado por Ele. Se ele te chamar para o Oriente Médio estaremos de braços abertos para receber todos os “avós aposentados”. Sejam benvindos!!!! Na obra de Deus não existe aposentadoria. Quando pensamos que é o final, é apenas o início de Deus começar de novo uma obra em sua vida de um novo modo. Que Deus chame mais e mais aposentados para a obra Dele, amém??? E a Ele toda a glória!!

PROJETO ABRAÃO

Cultivar bons hábitos, como a oração, melhora nossa vida. Um plano estratégico de intercessão pela Coreia do Norte é essencial. Oremos pela unidade e bem-estar entre as Coreias. Segue em anexo o Boletim do Projeto Abraão referente ao mês de Março. Ore e divulgue!

ORANDO PELOS POVOS NÃO-ALCANÇADOS

POVO: Os Paraujanos – Venezuela. POPULAÇÃO: 10.000 pessoas.
MODO DE VIVER: Moram no noroeste do Estado de Zulia, costa ocidental do Golfo da Venezuela e do Lago de Maracaibo. Suas atividades econômicas são a agricultura e a pesca. Não há registros bíblicos em seu idioma nativo.
OREMOS: Para que os cristãos de outros grupos da Venezuela sintam a grande necessidade do Evangelho que existe entre os Paraujanos.

O. F. e T.
osni.ferreira@generalmail.net

Publicações recentes:

Rev. Antônio e Nete

Cartas de Missionários

Rev. Salomão e Luciana

Cartas de Missionários

Rev. Marco Antônio e Rossana

Cartas de Missionários

Rev. F. N. e E. M.

Cartas de Missionários