Logo APMT
Logo APMT

Rev. Salomão e Luciana

08/02/2024

Uruguai, fevereiro 2024

1º ano de Uruguai: até aqui nos ajudou o SENHOR

“Tomou, então, Samuel uma pedra, e a colocou entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR.” 1 Samuel 7.12

Em dezembro de 2023 completamos nosso primeiro ano no Uruguai. Quantas mudanças, quantos desafios, quantas incertezas, mas quanta Providência de Deus. E é a certeza da ação do Senhor em nossa história no tempo exato, que nos faz enxergar o que os olhos muitas vezes não veem, e crer no que a razão insiste em não compreender: que Ele, o próprio Deus, estará conosco todos os dias, até o final. Cristo é nossa pedra de ajuda - significado do termo Ebenézer - a rocha que nos mantém firmes para toda a eternidade. Por essa razão confiamos e podemos dizer: Grandes coisas o SENHOR tem feito por nós, por isso estamos alegres.

Outubro

Começamos o mês de outubro comemorando o aniversário de 10 anos da Lídia. Como é maravilhoso perceber o desenvolvimento de nossa primogênita em todas as áreas de sua vida, principalmente em seu envolvimento com o Reino de Deus.

Lídia e Leandra têm participado ativamente do FM Kids, um programa da MTB destinado a contribuir para adaptação de filhos de missionários aos diferentes campos. Deus têm usado poderosamente as irmãs Daniele Ferreira, Andréia Gomes, Rosa del Pino e Edcleide Monteiro na tarefa de auxiliar tanto nossas meninas como filhos de vários outros missionários nesse momento tão importante e desafiador de suas vidas.

Novembro

Recebemos na IPUY – Montevideo a visita missionária dos irmãos da IP de São Bernardo do Campo e do mobilizador da APMT, Maurício Pitorri. Foi um tempo de grande alento e comunhão, revelando mais uma vez o cuidado do Senhor com sua seara.

Luciana começou a ministrar aulas de Escola Bíblica Dominical na IPUY. Essa foi mais uma resposta de oração que tivemos nesse período. Em média, 7 crianças participaram das aulas, ouvindo sobre o cuidado de Deus com seu povo, principalmente ao providenciar a salvação por meio de Cristo Jesus.

Começamos uma reunião de oração online com o grupo de intercessores do projeto Uruguay Reformado. Deus nos têm abençoado grandemente com esse período devocional e de oração. Se você também quiser participar, basta entrar em contato conosco pelo (62) 99214-6821 (whatsapp), que enviamos o link da reunião. Orai sem cessar. 1Ts 5.17

Dezembro

Pela graça do nosso Deus Leandra completou as séries iniciais do colégio, e está pronta para o 1º ano em 2024. Apesar das diferenças curriculares, culturais e linguísticas, as meninas obtiveram excelente desempenho na escola. Elas conseguiram se entrosar bem com os colegas e professores, e estão falando muito bem o espanhol “uruguaio”, inclusive sem sotaque.

Pela providência de Deus o grupo semanal de estudo bíblico e oração tem se desenvolvido bem. E é exatamente esse o tema que estamos trabalhando: a soberania de Deus demonstrada em sua providência. O grupo tem se fortalecido pela Palavra e pela comunhão e, atualmente, quatro famílias participam regularmente da reunião em nossa casa. Luciana tem dado aulas para as crianças, apresentando o evangelho de Cristo em linguagem acessível às suas capacidades.

Em dezembro as meninas participaram da comemoração do natal junto com as crianças da IPUY-Montevideo, que contou com encenação e confecção de presépios. Tivemos a oportunidade de comemorar nosso aniversário (Salomão 17/12 e Luciana 23/12) e o natal junto com familiares e irmãos de la Costa. Foi um tempo de grande alegria e cuidado de Deus com nossa família.

Desafios e informações do campo

Após um longo tempo de oração, tivemos uma maravilhosa resposta de Deus. Luciana começou a ministrar aulas de Escola Bíblica Dominical para as crianças na IPUY-Montevideo e também nas reuniões de estudo bíblico em nossa casa. As meninas estão participando ativamente da preparação das aulas e do material, e estão apresentando um importante desenvolvimento espiritual.

Apresentamos ao conselho da IPUY um pedido para iniciarmos os trabalhos aos domingos (EBD e culto) a partir de Março de 2024 em Ciudad de la Costa. O conselho ponderou e aprovou o pedido, e, segundo a providência do nosso Deus, começaremos os cultos dominicais em nossa casa. Estamos muito contentes e, em certa medida, temerosos, com essa nova etapa da plantação de igreja em La Costa. Interceda pelo início dessa nova etapa no projeto.

Continue a orar conosco pela evangelização de cinco pessoas mais especificamente. O Sr Carlos, com quem temos nutrido uma excelente amizade. A Dna Ivone e a Andrea, que moram em nossa região e têm se relacionado com a Lu. Pela Emi, amiga da Lídia e da Leandra, que estuda na escola delas, Pelo Horácio, nosso vizinho. Tenho auxiliando-o em sua carpintaria quando o tempo me é favorável, e nossa amizade e conversas se tornam a cada dia mais profundas.

Continuamos a ser pastoreados pelo Rev Marcos Botelho (Goiânia- Go) com encontros quinzenais de oração e conversa sobre o ministério.

Motivos de oração:
- Gratidão por nosso primeiro ano aqui no Uruguai;
- Gratidão pelo excelente desenvolvimento das meninas na escola, na língua e na cultura uruguaias;
- Gratidão pela fidelidade dos nossos parceiros à obra do Senhor;
- Gratidão pela visita dos meus pais no final do ano;
- Pelo início dos trabalhos aos domingos em Ciudad de la Costa em março de 2024 (inicialmente em nossa casa);
- Por fortalecimento do grupo base da plantação da igreja em la Costa;
- Pela tentativa de regularização de nosso veículo aqui no Uruguai (jan/fev);
- Por nosso período de férias aqui no Uruguai;

Dados para contato

Rev. Salomão de Sousa Tavares Jr.
Tel: (62) 99214-6821
E-mail: uruguayreformado@gmail.com

Luciana Flávia de Souza Reis Tavares
Tel: (62) 99300-3214
E-mail: luartreis@gmail.com

Dados financeiros
Nubank
Agência: 0001
Conta: 63244447-5
SALOMAO DE SOUSA TJR
Chave PIX 891.423.731-15

Publicações recentes:

Rev. Antônio e Nete

Cartas de Missionários

Rev. Salomão e Luciana

Cartas de Missionários

Rev. Marco Antônio e Rossana

Cartas de Missionários

Rev. F. N. e E. M.

Cartas de Missionários