Logo APMT
Logo APMT

Tábata Mori

23/11/2023

Timor-Leste, novembro 2023

Em tudo dai graças!

Queridos amigos, é pura coincidência que esta carta seja enviada na semana do “Dia de Ação de Graças”.

A verdade é que a gratidão na minha vida é cultivada como uma virtude em situação de risco, que precisa ser intencionalmente promovida e praticada.

Eu tenho a intenção de registrar três motivos de gratidão diariamente - com muitas falhas nessa frequência. Olhando minhas anotações de 2023, a primeira coisa registrada foi ‘pela salvação em Jesus’, e então encontro frases como pela ‘volta da Rahel e Ajano de Same em paz’, pelo ‘tanque (do carro) cheio’, ‘por conseguir escrever três devocionais’, pela ‘sala no Logos’ (onde me reúno com os revisores). Essas pequenas coisas me ajudam a ver que tenho motivos para dar graças.

Mas, como sabem, é fácil dar graças no dia da conquista, do avanço, da saúde e da fartura. Difícil é dar graças “em tudo”, isso inclui o dia da doença, o dia em que mais uma vez eu não consegui cumprir o planejado, o dia que exigiu de mim a flexibilidade que eu não tinha, o dia em que minha devocional se resumiu a “Senhor, ajuda-me a te render glória nessa situação!”.

Esse um ano e oito meses no Timor foi recheado desses dias e, atualmente, estou no Brasil “contra a minha vontade”. Muitos disseram “que privilégio!” e eu só conseguia ver meus planos indo por água abaixo por causa da ausência de saúde. Eu escrevi e revisei o livreto com as devocionais de Natal*, que não será publicado este ano e eu só consegui pensar que foram oito meses de trabalho em vão...

“Só consegui”... até ser confrontada com “em tudo dai graças” e ser chamada a olhar para o Senhor e sua bondade.

Eu me arrependo pela falta de gratidão e eu ainda desejo um coração grato, mas já que a gratidão não é algo natural, esta carta é um convite à prática intencional desta virtude, a fim de que possamos celebrar juntos o que Deus tem feito através de nós no Timor-Leste.

Vem celebrar comigo!

*See mak Jesus? – devocional 31 ba fulan Natal / Quem é Jesus? – 31 devocionais para o mês de Natal (foto do cabeçalho é parte da capa do livro)

Missionária Tábata Mori

Acesse o Projeto Baruque em: goo.gl/AqbL9i

Curtas Missionárias!

Tivemos o 2º Encontro de Publicadores Cristãos do Timor, com 16 pessoas, de 11 iniciativas diferentes. Conhecemos o site Rekursu Kristaun, as oportunidades de divulgação gratuita e paga via Rádio Voz e de venda e distribuição conjunta com o KADI, além de ouvirmos sobre o Concurso de Desenho que a Uniaun Bíblika promoveu a fim de identificar ilustradores.

Parte do meu ministério é identificar novos ministérios envolvidos com publicação. Mês passado, tive a oportunidade de conhecer o missionário coreano Son e a equipe do Kari Fini, que possuem uma pequena gráfica (em manutenção), traduzem e publicam um devocional em Tétun, possuem uma biblioteca e um espaço para aprendizado bíblico-teológico.

Eu vendi livros nas minhas visitas à Loes e Bazartete, aliás, na primeira casa que visitamos em Bazartete, um homem me disse: “Eu nunca vi isso, eu não sabia que tinha isso na minha língua!” e comprou um livreto de cada. Também pude vender livretos e Bíblias na Igreja de Caicoli, em Dili, durante um treinamento que a IEPTL deu para seus evangelistas.

Levei dois jovens da Congregação de Taibessi para a visita à Loes e Bazartete. Em Loes, eles dirigiram o Culto Jovem, cujo objetivo foi incentivar o trabalho entre os Jovens lá. E, em Bazartete, dirigiram o louvor nas cinco casas onde visitamos e compartilharam a Palavra no culto familiar dos nossos anfitriões! Bora pôr esses jovens para trabalhar!

Na Congregação de Taibessi, terminei o discipulado no Evangelho de Marcos e preparei um drama musical de Natal, que a Igreja está ensaiando para apresentar na sede, em Taibessi e em uma escola.

Tive a alegre oportunidade de visitar a Ilha de Jaco, um lugar turístico, lindo e bem distante de Dili. A IEPTL fez o retiro da liderança de Dili nessa ilha e foi um momento precioso poder estar com os irmãos em um ambiente mais informal!

Ore -“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Ts 5:18)

• Agradeça pela viagem ao Brasil: recursos, segurança, poder rever família e amigos!
• Agradeça pelo tratamento médico em andamento, porque os exames não mostraram nenhuma doença grave; pelos recursos financeiros e médicos disponíveis!
• Agradeça pelo livro de Natal sendo diagramado para ser impresso ano que vem e por duas ilustradoras que desejam se juntar ao Projeto Baruque como voluntárias!
• Agradeça pelas oportunidades de compartilhar o Evangelho no Timor e pelo cuidado de Deus com a Igreja timorense;
• Agradeça cada Igreja e pessoa que tem investido nesse ministério!

Baixe o PDF desta cartinha para imprimir e colocar no mural da sua Igreja! https://drive.google.com/file/d/1uAiMzraUsB3WoSIwm_alWjuOer67Mo-s/view?usp=sharing

Tábata Mori

Publicações recentes:

Hidi

Cartas de Missionários

Rev. Ivam e Yet-Olívia

Cartas de Missionários

Não julgue um missionário pelo que ele tem

Artigos

Rev. Jairo e Kênia

Cartas de Missionários