Logo APMT
Logo APMT

Rev. Daniel e Débora Bovo

11/12/2023 00:00:00

Itália, novembro 2023

Anunciai entre as nações a sua glória, entre todos os povos, as suas maravilhas. Porque grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, temível mais que todos os deuses. (Salmo 96.3-4)

Amado parceiro de missão,

Nos aproximamos do término de mais um ano e, para nós, será um período de festas diferente dos últimos anos. Não poderemos rever e abraçar nossa família e tantas pessoas que amamos (não este ano), participar de tantas confraternizações prováveis nos mais diversos círculos de relacionamento, nem ouvir milhares de vezes a música “Então é Natal” em todos os comércios da cidade (acho que disso não sentiremos saudade tão cedo).

Entretanto, este ano será diferente pois passaremos nosso primeiro final de ano no campo missionário e, mesmo com toda saudade que sentiremos do Brasil e das pessoas que amamos, isso enche nosso coração de alegria, afinal para isso fomos chamados pelo Senhor: para anunciar Sua Glória entre as nações, declarar a grandeza do nosso Deus. Que enorme privilégio!

Recordar os últimos 5 anos de nossa vida familiar, dedicados a preparar-nos para estar onde estamos agora, nos faz ter a certeza que teremos um final de ano, sim diferente, mas cheio de alegria e gratidão ao Senhor em nosso coração por Ele contar conosco em sua gloriosa obra de salvação dos povos.

Queremos contar como foram os últimos meses...

O último trimestre foi de muito trabalho e preparação, agora no campo missionário. Sara iniciou seus estudos numa escola regular italiana no mês de setembro (o ano letivo na Europa inicia em setembro) e tem sido para ela desafiador mas também recompensador. Tem feito novos amigos, tem aprendido com muita rapidez o italiano e já temos ouvido das professoras elogios por seu desempenho escolar.

Daniel e Débora após os primeiros meses fazendo aulas de italiano com a profes-sora particular, no mês de outubro também começaram a frequentar uma escola italiana direcionada para adultos. Estamos envidando muitos esforços no sentido de aprender a língua e a cultura italiana, que é tão necessário para podermos desenvolver nosso ministério nesta nação.

Em setembro tivemos uma ótima oportunidade de testar nosso aprendizado: por ocasião das férias do Rev. Humberto Arisa e da Mis. Brandali, Daniel teve o privilégio de celebrar a santa ceia nas duas igrejas plantadas por eles, Legnano e Brescia, fazendo uso exclusivo da língua italiana. Foi um desafio, mas ficamos alegres por recebermos elogios de vários irmãos destas igrejas, incluindo italianos, do nosso bom progresso no aprendizado da língua. Sabemos que ainda temos muito a aprender, mas nos alegramos em progredir.

Continuamos reunindo quinzenalmente em nossa casa, juntamente com outra família da Igreja de Legnano, nos preparando para brevemente dar início aos trabalhos públicos da Chiesa Presbiteriana di Asti, igreja que, segundo a bondade do Senhor, Ele já começou a plantar.

Temos tido ainda a alegria de cultivar um relacionamento próximo de nossos vizinhos e, aos poucos semear o evangelho entre eles. Frequentarmos uma escola de adultos também tem nos permitido conhecer e desenvolver relacionamentos com muitas pessoas que, oramos e cremos, que também iremos semear a mensagem de salvação entre eles.

De fato, são muitas as possibilidades de falar do amor de Cristo num país em que menos de 1% de sua população professa a fé evangélica. A APMT, nossa agência missionária, em seu planejamento estratégico recentemente finalizado, colocou a Itália como um dos países prioritários no seu esforço missionário, tamanha a necessidade missionária que se apresenta neste país.

Louvamos ao Senhor por você que tem estado conosco neste grandioso desafio. Que tem orado, divulgado, investido recursos neste projeto. Você tem sido um instrumento de bênçãos do Senhor para a Itália. Precisamos que você continue conosco nesta caminhada.

UNA-SE A NÓS EM ORAÇÃO

Motivos para agradecer ao Senhor juntamente conosco:
• Agradeça ao Senhor porque Ele tem nos capacitado a aprender a língua e, aos poucos, nos adaptarmos a cultura italiana;
• Agradeça ao Senhor pelo amor que Ele tem colocado em nossos corações pela Itália e pelo povo italiano;
• Agradeça ao Senhor pelas amizades que temos feito aqui. Elas são muito importantes para a proclamação do evangelho;
• Agradeça ao Senhor por pessoas e igrejas que têm se unido a este projeto missionário, pois são resposta de muitas orações.

Motivos para interceder juntamente conosco:
• Ore para que o Senhor continue a nos dar inteligência e sabedoria para aprender a língua formal e imergir profundamente na cultura desta nação;
• Ore para que o Senhor opere um milagre em nosso processo de cidadania italiana. Mesmo já estando provada a ascendência italiana de Daniel, o processo encontra-se ainda preso a exigências burocráticas da prefeitura local e dos cartórios brasileiros;
• Ore pela saúde física de nossa família, especialmente pela saúde de Anna. Com a proximidade do inverno todos nós adoecemos e nos reestabelecemos, mas Anna essa semana voltou a ficar doente;
• Ore pela trabalho de evangelização e plantação da Chiesa Presbiteriana de Asti. Que o Senhor dê as estratégias adequadas e nos leve aos que crerão no evangelho;
• Ore pela vida do Rev. Humberto Arisa, líder da Equipe Itália da APMT e pelos novos missionários que chegarão no próximo ano;
• Ore por mais parceiros para este projeto missionário, igrejas e irmãos. Atualmente, os recursos estão consideravelmente abaixo do necessário para o sustento do projeto.

Um caloroso abraço da Família Bovo,
Rev. Daniel, Mis. Débora, Sara e Anna.

QUER SER PARCEIRO DESTE PROJETO? NOS ENVIE UMA MENSAGEM!
+55 (83) 9 9418.8109 (Whatsapp)
familiabovo.apmt@gmail.com (E-mail)
@familiabovo.apmt (Instagram)

Publicações recentes:

Rev Vinícius e Elizabeth

Cartas de Missionários

Ana Karina

Cartas de Missionários

Rev Jean e Ruanny

Cartas de Missionários

Um Templo para Angola

Campanhas