Logo APMT
Logo APMT

Rev. O. F. e T.

10/06/2023 00:00:00

PROJETO MANARAH - 23 ANOS SERVINDO NO ORIENTE MÉDIO

PARA REFLETIR

“Missões é o maior desejo expresso de Deus”

FAMÍLIA

Casei-me no dia 01 de Julho com a missionária Teresa. Ela é de Recife e tem 2 filhas que estudam em uma faculdade no Rio Grande do Sul. Apesar da família ter aumentado, aqui no campo só estamos eu, a Teresa e minha filha Débora. Agora somos 6, eu e a Teresa, Lara com 20 anos, Tiago com 19 anos, Fernanda com 18 anos e Débora nossa caçula com 17. Deus é bom!

NOSSO PROPÓSITO

Fazer Cristo ser conhecido e proclamado no Oriente Médio e Ásia é a nossa motivação. Temos visto o mover de Deus em diversos países daqui e seguimos crendo que Deus fará muito mais. Glórias sejam dadas a Ele! Investindo em novas oportunidades que estão surgindo no Paquistão. Uma possível aquisição de 2 terrenos em 2 áreas diferentes, para extensão dos nossos projetos. Também iniciamos uma parceria com a ONG - Religar da Espanha, com o missionário da APMT, Fábio Diniz. Glórias sejam dadas ao nome do nosso Deus!

PROJETO MANAL

Vamos seguindo aqui, resgatando vidas das mãos do inimigo. Muitas são as lutas, mas Deus tem nos dado a vitória. Ele é fiel!

RESGATE EM PROCESSO

Estamos trabalhando para resgatar a família do Munir. O casal tem 6 filhos e vivem em um regime de escravidão. O total do resgate será de 800 dólares (cerca de 4 mil reais) e vamos pagar 6 meses de aluguel para eles no valor de 200 dólares (mil reais). Já encontramos um trabalho para o Munir em uma empresa pequena perto da nossa igreja. Ore por eles e por todo esse processo!

PRIVILÉGIO

Estamos alfabetizando adolescentes e crianças analfabetas. Tem sido maravilhoso ver o progresso deles, após poucos meses. Nosso currículo é alfabetização através das Escrituras. Também estamos ensinando inglês. Muito deles já estão lendo a Bíblia e histórias em inglês. Agradecemos muito a Deus pela oportunidade de mudar o futuro desses pequenos.

AULAS DE COSTURA

Começamos a dar aulas de costura para mulheres de famílias carentes. Além do aprendizado elas podem gerar uma renda para a família. Já conseguimos adquirir algumas máquinas, mas precisamos de mesas e cadeiras. No momento, elas sentam no chão para as aulas. Iniciamos com 3 alunas e agora já são 13. Louvado seja Deus!

BREVES NOTAS

*Tacinnin está reagindo bem ao tratamento nos olhos. Glórias a Deus por isso. No momento, ela está tratando os dentes também. Continue orando por ela que tem 10 aninhos;
* Estamos investigando o problema de saúde do menino Nawaf, de 6 aninhos. Ele fala apenas algumas palavras, anda com dificuldade e tem comportamento acelerado. Ele fez uma tomagrafia, mas não apresentou nenhum problema. Vai fazer um exame nos ouvidos nesse semana. Tudo indica que ele é autista, mas não temos certeza ainda. Ore por ele;

ESTÁ CHEGANDO

Já começamos os preparativos para nossas atividades natalinas. Queremos investir bastante nesse ano, com entrega de bíblias, distribuição de cestas básicas, presentes para as crianças, etc. Acima de tudo, queremos ver Jesus nascendo no coração de muitos. Ore por isso!

CURIOSIDADES ORIENTE MÉDIO

Deixar um pouco de comida no prato durante as refeições, mesmo que esteja com muita fome, simboliza abundância, fartura e elogio ao anfitrião.

FORA DO TEMPO

Os tempos mudaram tanto, que muitas vezes me sinto como um “fora do tempo”. Parece que não faz tão tempo em que as fotos que tiravámos não se via no mesmo instante, como agora. Ficávamos na expectativa de ver como ficaram as fotos que só vinham dias mais tarde, após reveladas e copiadas em laboratórios. Depois veio a grande novidade das copias em 24 horas, em duas horas, em uma hora e na hora. Hoje com a camera digital, os celulares com cameras e até mesmo videogames com facilidades para tirar fotos e trabalhar nelas, nos forçam ver que estamos vivendo um novo tempo. Parece que não faz tanto tempo assim, em que as injeções eram feitas em seringas de vidro que precisavam de esterilização após serem usadas. Parece que não faz tão tempo quando iniciei meu curso no seminário e apenas alguns seminaristas abastados usufruiam do luxo de ter uma máquina de escrever em seu quarto. Pagávamos R$ 1 real por página a esses seminaristas para termos nossos trabalhos datilografados. Parece que não faz tão tempo em que usávamos fitas cassetes, fitas de video vhs, disco de vinil, etc. É verdade, sou forçado a crer que os tempos mudaram. Contudo, há mudanças mais sérias e que requer nossa reflexão, ou seja, mudanças de comportamento. Parece que não faz tão tempo em que as crianças tinham bons modos, onde elas respeitavam os mais velhos e obedeciam até pelos olhares. Parece que não faz tão tempo em que nossas crianças não abriam a geladeira dos outros e respeitavam os seus professores na escola. Parece que não faz tão tempo em que os filhos contentavam-se em ganhar três presentes por ano, nas ocasiões propícias e eram felizes. Isso sem falar nas mudanças de comportamento, vindas de nós, adultos. Ah, os tempos mudaram tanto que me sinto como um fora do tempo. O ritmo está cada vez mais rápido... Meu Deus, me ajude a entender o tempo e suas mudanças. “Senhor ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio” (Salmos 90:12).

ORANDO PELOS POVOS NÃO-ALCANÇADOS

POVO: Os Kafir – Paquistão. POPULAÇÃO: 5.000 pessoas. MODO DE VIVER: É um grupo que difere de todos que estão ao redor. Praticam o animismo e sua cultura, costumes e vestimentas fazem um forte contraste com os demais paquistaneses. Habitam na cordilheira de Pamir perto da fronteira com Afeganistão. Eles são pastores e agricultores. OREMOS: Pelo estabelecimento de uma igreja cristã entre os Kafir. Por obreiros para a pregação do Evangelho.

“Coragem para ser diferente, Compromisso para fazer diferença”

fourferreira@apmt.org.br
projeto.manarah@gmail.com
fourferreira@yahoo.com.br

Publicações recentes:

Rev Vinícius e Elizabeth

Cartas de Missionários

Ana Karina

Cartas de Missionários

Rev Jean e Ruanny

Cartas de Missionários

Um Templo para Angola

Campanhas