Marcos Santos e Edenise
05/09/2023
Nova Zelância, julho de 2023
Graça e paz! Mais uma vez queremos compartilhar contigo nossa caminhada aqui em Auckland, Nova Zelândia.
Cumprimento das metas do nosso Projeto:
Estamos na primeira fase do nosso projeto, a qual envolve aculturação e aprendizado da língua inglesa. Assim temos investido nosso tempo, não no que sabemos que seria ideal, mas naquilo que tem sido possível, considerando nossa condição financeira. Compartilhamos aqui algumas dessas Realizações:
1) Encontro de Pastores Reformado de Auckland – No mês de abril estive participando do NZ Burnings in the Soul Pastor's Luncheon, pelo que entendi, o evento é parte de um movimento internacional de encorajamento aos pastores reformados ao redor do mundo. Além de ter sido um momento de grande edificação, foi uma excelente oportunidade para conhecer outros irmãos aqui de Auckland que bravamente tem remado contra a correnteza do liberalismo teológico, o qual tem destruído muitas igrejas de tradição protestante neste país.
2) Aproveitando a ocasião da Páscoa – Recebemos duas famílias de brasileiros na sexta feira da Páscoa em nossa casa. São cristãos comprometidos em suas igrejas e amigos preciosos para nós. Tivemos um momento de culto seguido por um jantar delicioso. Foi maravilhoso, afinal é muito bom ter um tempo de adoração e comunhão na nossa língua materna.
3) Intercessão e Comunhão – Semanalmente tenho me reunido com o Pr Egimar (missionário do APMT), Pr Russel (Shore Presbyterian Church) e o Pr Logan (Covenant Presbyterian Church). Além de ser um momento de espiritualidade compartilhando a Palavra de Deus e orando, também tem sido proveitoso no que diz respeito ao conhecimento da cultura neozelandesa e uma importante oportunidade para exercitar o idioma local.
4) Primeiras pregações em inglês – No dia 28 de maio, por encorajamento do Pr Russel, pude realizar minha primeira pregação em inglês na Shore Presbyterian Church. No dia 18 de junho, a convite do Pr Logan, foi a vez de pregar na Covenant P. Church. No próximo domingo, dia 16/07, estarei novamente pregando na Shore. Louvo a Deus por estar me dando capacitação para realizar tão desafiadora tarefa.
5) Participação dos filhos – No mesmo dia da minha primeira pregação, Lucas, André e Vinicius marcaram o início do envolvimento deles na área de música da nossa igreja. Família servindo ao Senhor juntos. Motivo de grande alegria para nós.
6) Estudo da língua Inglesa – Por razoes financeiras, seguimos sem poder estudar de forma regular em uma escola de idiomas, porém estamos dando nosso melhor nos estudos em casa e aproveitando as oportunidades gratuitas que temporariamente surgem. Na próxima semana uma senhora aposentada, membro da nossa igreja, se dispôs a dar aulas gratuitamente para mim e para a Edenise. Não sabemos ainda como irá funcionar, mas louvamos a Deus por esta oportunidade a vista.
Notícias familiares:
1) A Edenise tem gozado de boa saúde e atualmente tem administrado melhor as questões do choque cultural. Ainda não morre de amores pela Nova Zelândia, contudo tem entendido que aqui é o lugar que Deus nos quer. Ela tem seguido firme em seu trabalho, entre 24 e 28 horas por semana, buscando complementar nosso sustento financeiro e partilhar sua fé para as colegas de trabalho.
2) André, Lucas e Stephanie estão indo muito bem nas atividades escolares e nos relacionamentos com os colegas do High School, para os quais tem procurado mostrar a sua fé em Cristo. Stephanie conseguiu um trabalho aos sábados de atendente em um restaurante e os meninos, juntamente com o Vinicius, além de fazerem serviços de corte de grama e lavagem de carros, assumiram a limpeza de duas creches. Devido ao horário de estudos, das 9 às 15 horas, de segunda a sexta, estas tem sido as oportunidades que tem surgido.
3) O Vinicius está com o seu visto de estudo com encerramento no dia 7 de agosto, assim está à procura de um empregador que possa lhe conceder a aplicação de um visto de trabalho. Certamente este é um momento de grande tensão, no qual precisamos aprender a descansar em Deus.
4) Marcos – Estou muito feliz com o avanço na língua inglesa e com todas as demais coisas que Deus tem proporcionado a mim e família. Contudo, estou passando um momento de preocupação em relação a minha saúde. A poucos meses surgiu um caroço em meu tríceps do braço direito. Depois de consultas e exames médicos foi recomendado uma cirurgia para fazer a sua retirada e posterior biópsia. Estou aguardando uma reunião com o médico cirurgião para acertar os detalhes desta cirurgia e demais desdobramentos. Sabemos que o nosso Deus está no controle!
Finanças: Deus tem nos abençoado grandemente neste aspecto, pois em tudo temos sido supridos. Neste último trimestre ganhamos dois novos parceiros para nosso sustento regular, de modo que agora chegamos a aproximadamente 8 mil, dos 10 mil dólares neozelandeses que precisamos mensalmente. Além disso, também fomos agraciados com um outro parceiro que assumiu nossas parcelas do empréstimo junto à APMT. Grande bençãos!
ORE CONOSCO!
Gratidão:
1 – Pelas oportunidades de comunhão com a qual fomos presenteados nestes três meses;
2 – Pela vida dos nossos filhos;
3 – Pelo crescimento em nossa aculturação e aprendizado da língua inglesa;
4 – Pela pontualidade e generosidade dos parceiros em nosso sustento;
5 – Pelos trabalhos que temos realizado, especialmente o que Edenise tem feito para complemento do nosso sustento;
6 – Pelos relacionamentos que temos podido estabelecer;
7 – Pelas aulas de inglês que serão ministradas pela irmã aqui da nossa igreja.
Súplica:
1 – Por nosso crescimento linguístico e cultural;
2 – Pelos estudos dos nossos filhos;
3 – Por sabedoria para aproveitarmos as oportunidades para partilhar o evangelho;
4 – Pelo trabalho e aplicação de visto para o Vinicius;
5 – Por novas parcerias para composição do nosso sustento;
6 – Por recursos para conseguirmos fazer aulas de inglês em uma escola regular;
7 – Pela cirurgia em meu braço e recuperação.
Somos imensamente gratos a Deus por ter cada um de vocês caminhando conosco. Deus o abençoe.
Marcos e Edenise Santos
Publicações recentes:
Missões: ainda há urgência nessa tarefa
Artigos
Rev. Gilberto e Sônia
Cartas de Missionários
Rogério e Fabiana
Cartas de Missionários
Rev. Celso e Leiliane
Cartas de Missionários