Skip to content

Andrew Gordon

Será que aquele estudante que se esforçava tanto, enquanto trabalhava arduamente para ajudar no sustento de sua família, imaginava o que Deus lhe reservara para o futuro? Nascido em Putnam, em 1828, Condado de Washington, o pequeno Andrew era o quinto filho do Rev. Alexander, pastor da Igreja Presbiteriana Unida. Sua mãe, Margaret, faleceu quando ele tinha apenas quatro anos, e seu pai veio a óbito quando Andrew tinha dezessete anos. Sua infância e juventude não foram fáceis, mas aquele menino venceu todos os obstáculos que a vida lhe apresentou, até que em 25 de setembro de 1850, conseguiu se formar no Franklin College, New Athens, em Ohio.

Ainda antes de se formar no Seminário Teológico em Canonsburg, Pensilvânia, mais precisamente em 18 de maio de 1852, Gordon se casou com Rebecca Campbell Smith e, em 1953, tiveram sua primeira filha. No ano seguinte, o Presbitério, reunido em Pittsburgh, escolheu Andrew Gordon e mais um outro jovem para assumirem a responsabilidade de juntos pregarem o evangelho no norte da Índia. Você acha que foi fácil? Grandes desafios estavam por vir. O primeiro deles é que o outro jovem designado para a missão desistiu. E isso trouxe grandes dúvidas para Andrew. Uma insegurança tomou conta de seu coração e ele relutou em ir adiante. Porém, quando Deus chama é irresistível, não é mesmo? Andrew Gordon seguiu com sua esposa e a pequenina Ellie, de apenas dois anos de idade, para o seu campo missionário transcultural. Ele narra que a viagem dos Estados Unidos para Calcutá, na Índia, fora tão longa e tediosa, que a pequena Ellie “ficou maior que suas roupas”.

Depois de cinco meses de viagem pelo mar, a família chegou em Calcutá, no dia 13 de fevereiro de 1855. Eles ainda enfrentariam uma longa viagem de carroça até a cidade escolhida como base para iniciarem a Missão, Lahore, que estava situada há mais de 2.000 km de Calcutá. O leitor mais atento em história e geografia já deve ter percebido que não estamos falando da Índia, mas do que hoje é o Paquistão, surgido apenas após a Segunda Grande Guerra Mundial. Sim, o nosso bom Deus usou a família Gordon para, juntamente com outros missionários, na região do Himalaia, expandirem o trabalho de Lahore até Sialkot, ambas cidades na região de Punjab, atual Paquistão.

Enviado pelo Sínodo Presbiteriano Associado, que em 1858 passou a fazer parte da Igreja Presbiteriana Unida da América do Norte, o Rev Andrew Gordon estava imbuído do mesmo espírito que animava Ashbel Green Simonton no Brasil: criar uma denominação para os nacionais. Rev Andrew, que chegara na Índia com 27 anos, dez anos depois retornou por questões de saúde. Durante uma década, não deixou de trabalhar arduamente em missões na América do Norte para, então, aos 47 anos, retornar à Índia. De 1875 até 1885, ele se fixou na cidade de Gurdaspur, também na região do Punjab. Nesse período, ele trabalhou para colocar o livro de Salmos na língua nativa, não somente isso, mas dedicou-se a colocar os Salmos para serem cantados no estilo musical da cultura local.

Acredito que a grande diferença do trabalho missionário do Rev. Andrew Gordon foi o seu investimento na formação bíblico-teológica dos nacionais, formando liderança para a igreja nacional. Dos três primeiros convertidos – um indiano de alta casta, um indiano analfabeto e muito pobre e um outro muçulmano – até os grandes movimentos de conversão em massa, a partir de 1873 foi organizado o Sínodo do Punjab, da Igreja Presbiteriana Unida, e fundadas muitas escolas para formação de professores nacionais para trabalharem juntamente com missionários estrangeiros, além da abertura de muitos orfanatos e obras de assistência social.

Em 1885, por causa da saúde de uma de suas filhas, ele retorna mais uma vez aos Estados Unidos, onde completa o seu livro “Nossas Missões na Índia”, vindo a falecer em 1887. Rev Andrew Gordon foi um homem perseverante e um servo usado por Deus para o plantio e crescimento da atual Igreja Presbiteriana no Paquistão.

Rev. Fábio Ribas

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos