Skip to content

Aletta N. Jacobsz – Um amor arrebatador pelo Senhor

Há pessoas que não aparecem no ranking dos famosos na história, todavia são aquelas que o Senhor usa poderosamente no anonimato.

A modesta jovem sul-africana Aletta Jacobsz é uma delas. Jacobsz havia sido professora numa Escola Reformada de Treinamento Missionário na África do Sul, no início dos anos trinta e, posteriormente, foi para a China como missionária. Ao visitar sua amiga na Coreia, no início da década de 1940, em período de férias, participou de uma reunião de oração diária em Whajinpo para aprofundamento espiritual, dirigida por vários missionários. Ela foi convidada para dirigir uma delas, e todos que participaram viram que ela era uma mulher cheia do Espírito Santo e de poder.

Foi-lhe solicitado que dirigisse durante uma semana inteira a reunião e Deus derramou seu Espírito sobre os presentes. Dos que participavam, havia alguns membros da Igreja Presbiteriana do Sul, em Gwangju, os quais decidiram convidá-la para que fosse até lá e ministrasse uma conferência bíblica. De início, pensaram em cinco dias, mas acabou durando dez dias. O Dr. T. Newland de Gwangju deu o seguinte testemunho a respeito do avivamento que ocorreu:

“A srta Jacobsz é a única pessoa que eu conheci para quem o Senhor é tão real e íntimo como qualquer amigo humano. Já li a respeito do amor arrebatador de certas pessoas pelo seu Senhor, mas na jovem Jacobsz, pela primeira vez, eu pude pessoalmente constatar isso… descobrimos que Deus é um Pai que não aceita uma vaga declaração “Eu sou um grande pecador”… quando você se assenta, toma papel e caneta e a Palavra de Deus, e começa a anotar aquilo que Deus considera pecado, então você é terrivelmente iluminado e pode gritar como Isaias: “Ai de mim! estou perdido!”, ou como o publicano: “Sê propício a mim, pecador!”.

Foi assim que o avivamento começou entre os missionários e os crentes em geral – todos se sentindo miseráveis pecadores diante de Deus. Seu método era simples: só punha a Bíblia sobre a vida das pessoas, pedindo-lhes que fossem honestas e prestassem atenção no que Deus diz.

Após muitas reuniões e entrevistas em Gwangju, e do grande despertamento, a notícia correu a outras regiões e Jacobsz foi convidada a ministrar também uma série de reuniões na Igreja Presbiteriana em Andong. Os missionários e crentes que ali participaram, homens cheios de doutrinas e conhecimentos teológicos, foram desmontados pelo poder e presença de Deus em suas vidas. Ela falava sobre Deus com tanta convicção e autoridade que abalou o coração dos participantes. Falou de Jesus com um coração tão cheio de amor por ele e de presença tão vívida que foi como um holofote para mostrar os pecados profundos de todos os que participavam. As reuniões se transformavam em lágrimas de arrependimento – muitos nem queriam comer.

Essa ação do poder do Espírito de Deus continuou em mais duas congregações, de tal forma que quase uma centena de missionários foi transformada pela graça de Deus. A partir daí, essa flama se espalhou para muitos lugares da Coreia, a milhares de pessoas. O Senhor trouxe santidade nas mínimas coisas na vida dos crentes e um novo poder para o seu serviço.

Quando essa notícia do que estava ocorrendo na Coreia chegou aos ouvidos das igrejas presbiterianas da América, houve um desejo de âmbito nacional de convidar a Srta Jacobsz para estar entre eles. Tomou um navio em março de 1942 para chegar a Nova York no mês seguinte. O navio, em alto mar, foi torpedeado por um submarino alemão e afundou. Jacobsz foi resgatada em um barco, mas quatro dias depois, devido ao frio e ao mar agitado, foi recolhida pelo Senhor. Seu corpo foi sepultado no mar.

O que percebemos em Aletta Jacobsz é que o fato dessa jovem ser cheia do Espírito Santo, e ser extremamente usada pelo Senhor para o grande avivamento, tinha um único segredo: O GRANDE AMOR QUE TINHA POR JESUS CRISTO. O Senhor pode usar também qualquer um de nós, desde que amemos a Jesus como o amava Aletta N. Jacobsz.

Rev. José João de Paula

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos