Skip to content

Rev. Augosto Liza e Marta

 Peru, 2 de dezembro de 2019

Este é o relatório trimestral, referente ao 3o Trimestre de 2019, que compreende os Meses de Agosto a Outubro de 2019, e tem como fim prestar informações aos nossos Parceiros em Ministério e Irmãos sobre o trabalho desenvolvido aqui em Huancayo, Peru, na plantação da “Cyber Church IEPRP Huancayo”.

Nas próximas páginas, vamos contar um pouco daquilo que temos vivenciado em nosso ministério, e convidamos você a se alegrar conosco pelo que Deus tem feito em nosso meio. Contamos com a sua oração em nossa caminhada e desde já pedimos as mais ricas bênçãos de Deus sobre a sua vida.

Desenvolvendo Relacionamentos

Desde que chegamos a Huancayo, nossa primeira meta tem sido desenvolver relacionamentos. O fato de estarmos inseridos como missionários na vida cotidiana de Cyber School tem facilitado bastante esta atividade.

Através da Escola temos tido aceso a famílias, crianças e funcionários. E estamos caminhando junto com estas pessoas com o objetivo de apresentar o evangelho aos que ainda não tem um compromisso com Jesus e motivar aqueles que, embora um dia tenham manifestado o desejo de seguir a Cristo, estão vivendo afastados de Cristo e/ou de uma Igreja. Esta não é uma tarefa simples, pois estamos lidando com forças espirituais e por isso necessitamos das orações dos irmãos.

Temos uma lista de pessoas pelas quais estamos orando, e convidamos os irmãos a orar junto conosco a fim de que Deus nos dê graça e sabedoria para alcançarmos estas pessoas com o Seu amor e convite irresistível. São elas: Viviane, esposo e filhos: Rafael (8 anos), Rodrigo (11 anos). O esposo de Sônia, Esposo de Ruth, Deivid, Patrícia (jovem), Joseph, (13 anos), Daniel (19 anos). Professores: Mary Valdivieso, Mary e Júlio, Juanita e Liz. Todas estas pessoas estão bem próximas a nós e já manifestaram interesse pelo evangelho, mas ainda não fizeram sua decisão.

Devocionais com a Equipe de Professores de Cyber School

Continuamos a fazer devocionais com os professores 2 vezes por semana. O Diretor da Escola, David Mandujano separa um tempo de 15 minutos para estes devocionais todos os dias e os professores chegam 15 minutos mais cedo para participar. Não participam 100 % do número de professores da escola, mas participam uma parcela significativa.

Neste Trimestre desenvolvi com eles alguns conceitos do Livro de Provérbios. Ao final do Semestre fiz com os professores uma avaliação, a fim de saber como os Professores viam este tempo de devocional. Os professores disseram que estes momentos lhes ajudam muito em seu dia, e que gostam muito de aprender sobre os valores Divinos.

Algumas Professoras foram mais específicas. Uma delas disse que observa que os valores que ensinamos nos devocionais são aplicados na forma em que vivemos (nós e a família do irmão David Mandujano). Observa como nos comunicamos, como nos tratamos entre esposos e que veem que temos uma conduta familiar sadia, e que gostariam de desenvolver isto com suas famílias. Uma outra confessou estar em grande luta: “eu vejo que tudo que vocês ensinam aqui é bom, e eu quero vir para a igreja de vocês, mas aí a minha mãe me diz que eu não posso trair a Igreja Católica e eu me sinto culpada.

“Eu quero vir para Igreja de vocês, mas aí minha mãe me diz que eu não posso trair a Igreja Católica e eu me sinto culpada.”

Por estes depoimentos, vemos que Deus está trabalhando nas mentes e corações das pessoas, e esperamos nEle a conclusão de Sua obra em cada coração.

Aconselhamento Bíblico

Continuamos a receber casais para aconselhamento bíblico. A grande maioria dos problemas trazidos são de infidelidade e problemas decorrentes do casal morar na casa dos pais. Aqui no Peru isto é muito comum. Os pais compram um terreno, e constroem sua casa. Quando os filhos crescem, casam-se e vão construindo suas casas no andar superior ao dos pais ou dos irmãos. Com tantas famílias vivendo tão próximos, naturalmente os conflitos surgem.

Outra situação é que grande parte dos casais se casam após a moça engravidar, e isto traz uma série de consequências para a vida do casal.

Mais uma vez pedimos as orações dos irmãos para que Deus nos dê sabedoria para ajudar estas famílias e apresentar a Cristo como solução para as suas vidas.

 

Trabalho em Huancavelica

Continuamos desenvolvendo capacitação de liderança para as duas Igrejas de Huancavelica (cidade a 3,700 m. de altitude). Uma vez por mês vamos a Huancavelica e nos reunimos com os membros das duas Igrejas. A capacitação seria direcionada só para a liderança, mas os irmãos das duas igrejas se sentem motivados a participar, e assim damos o curso para Jovens e Adultos que somam entre 20 a 30 pessoas.

É um grupo bastante heterogêneo, pois é composto por anciãos sem escolaridade que entendem melhor o quéchua, senhores e senhoras de meia idade, e jovens graduados na universidade ou ainda cursando. As aulas são dadas em quéchua e castelhano. Neste Trimestre continuamos com o tema: Como estudar a Bíblia.

No Mês de Outubro a Igreja Palestina fez aniversário. Celebraram por 3 dias, porém eu e Martha só podemos participar do Culto do Domingo à noite no dia 27 de Outubro. O culto aqui em em Huancayo é celebrado de 10 as 12 da manhã, sendo assim, após o culto viajamos para Huancavelica, acompanhados da irmã Nancy, que foi junto conosco representando a Igreja de Huancayo. A irmã Nancy levou uma deliciosa torta para a Igreja Palestina, e os irmãos se alegraram bastante com o gentil gesto da irmã Nancy. No culto em Huancavelica ficamos responsáveis por levar a Palavra, e neste dia o Senhor acrescentou à Igreja 3 famílias.

Também temos participado das reuniões do Presbitério de Huancavelica, do qual nossa igreja faz parte. Os irmãos estão preocupados com a falta de crescimento das igrejas e congregações que compõe o Presbitério, e desejam traçar um plano para 2020 de ações integradas entre o Presbitério de Huancavelica e outros Presbitérios também pequenos e geograficamente próximos.

Os irmãos do Presbitério pediram uma capacitação de como montar um Projeto. Ficamos de levar esta capacitação na última semana do Mês de Novembro.

Cyber Church

A Igreja tem se reunido todos os Domingos as 10 horas da manhã. Temos uma frequência média de 30 a 40 adultos e de 10 a 12 crianças. O casal David e Rosário, proprietários e Diretores de Cyber School também faz parte de nossa comunidade. David tem ficado responsável pela Direção do Culto e Rosário tem dirigido o momento de louvor.

A comunidade começa a tomar forma de Igreja. Após o culto, por iniciativa da Irmã Ivon, uma das famílias da Igreja traz um pequeno lanche para compartilhar com todos. Muitas famílias se inscreveram para trazer o lanche e sentimos que o fazem com muita alegria. É um momento de convivência e comunhão muito gostosa entre os irmãos.

Continuamos a nos reunir no pátio coberto da Escola. Como aqui é um lugar frio, sentimos a necessidade de fechar com uma parede móvel um dos lados do pátio. Compartilhamos com a Igreja esta necessidade e estamos levantando ofertas para executarmos a obra. A comunidade tem respondido bem ao desafio, e já possuímos o montante orçado.

Uma das senhoras da Igreja, a Sra Dora, fez um delicioso “caldo de galinha”, que foi vendido as famílias e todo o dinheiro arrecadado foi ofertado para a colocação da parede móvel.

Em um final de semana, o irmão David ganhou um cordeiro de um casamento que foi padrinho, e juntamente com sua mãe e irmãs ofertou uma deliciosa pachamanca de panela para a Igreja. Após o culto almoçamos todos juntos, e foi um momento muito especial de comunhão entre irmãos.

A cada Domingo temos ensinamento bíblico para adultos e crianças. Eu fico no salão de cultos com os adultos, e após o louvor, Martha vai para um outro salão com as crianças de 3 a 10 anos para ensinamento bíblico adequado para a idade delas.

Podemos perceber que algumas pessoas estão bem comprometidas com a Plantação da Igreja, e oramos a Deus para que a cada dia vá acrescentando os seus eleitos.

Nosso desafio agora é discipular jovens e adultos, como também criar grupos pequenos nos lares.

 

Club de Niños

A partir de Agosto, reformulamos o formato do Club de Niños. Uma vez que o público alvo seria praticamente o mesmo, entendemos que seria melhor centrar esforços nos cultos e na escola dominical para crianças no Domingo. Sendo assim, o Club de Niños passou a se reunir 1 vez por Mês, sempre no 1° Sábado com atividades diferenciadas.

Tarde de Jogos

No Sábado, 03/08 tivemos a nossa tarde de jogos. Martha dirigiu a parte de cânticos e contou uma linda história para as crianças e o irmão David Mandujano dirigiu a parte dos jogos. Adultos e crianças puderam aprender sobre o conceito de que Deus nos conhece porque nos criou, e deixou toda a orientação para a nossa vida, com tudo do que necessitamos para ter uma vida feliz na Bíblia, o “Manual do Dono”.

Tarde de Atelieres

No Sábado 05/10 tivemos a nossa tarde de atelieres. Adultos e crianças se dividiram em atelieres após o período de louvor e meditação. Martha dirigiu a parte de cânticos e contou a História “Amelie y las Flores Colgantes”, que traz o ensinamento de que somos únicos para Deus, e que Nele podemos fazer coisas maravilhosas para o louvor da Sua Glória. As irmãs Rosário, Edith, Pepita, Martha e eu nos dividimos em 4 Atelieres: Construção com Sucata, Pintura em pedras, Montagem de pulseiras e Dobraduras. Foi uma tarde divertida e alegre, que nos ofereceu mais uma oportunidade de conviver e nos aproximarmos mais das famílias da Escola.

Viagem ao Brasil

No mês de Agosto estivemos por 3 semanas no Brasil usufruindo nossas férias anuais. Foi um tempo muito proveitoso para recarregar as baterias, estar com filhos e neto, rever irmãos queridos e visitar nossos parceiros em Ministério. Estivemos na Igreja Cristã Chinesa, na Igreja Presbiteriana Jardim Licínia, na Igreja Presbiteriana Ebenezer, na Igreja Presbiteriana de Souzas e na Igreja Presbiteriana de Pinheiros. Também tivemos a oportunidade de estarmos no CFM da APMT, onde revimos alguns irmãos que fizeram o estágio da APMT aqui em Huancayo.

         “Mateus: -Vovó você gosta de ficar longe de mim?Vovó: – Não Mateus, eu não gosto de ficar         longe de você, gosto de ficar bem pertinho. Mateus: – Então por que você fica no Peru?
 Vovó: – É que Deus mandou a vovó ir ao Peru falar de Jesus para as criancinhas.
 Mateus: Eu sou criança. Fala de Jesus pra mim.Vovó: -Sim Mateus, a vovó fala de Jesus pra você.” Mateus, 3 anos.

O diálogo acima se deu no dia em que chegamos do Peru em Campinas entre Martha e nosso neto. Ele revela a parte mais difícil de estar longe do Brasil. Longe dos filhos e do único neto. Claro que sentimos saudades e muitas vezes gostaríamos de estar bem pertinho da Família, mas temos a convicção que aqui em Huancayo é o nosso lugar, simplesmente porque Deus nos chamou para este tempo e lugar, e temos tido a comprovação de que o melhor lugar para estar é no centro da vontade de Deus.

Em Fevereiro de 2020 retornaremos ao Brasil, pois em 07/03/2020 completam os 3 anos iniciais da Plantação da Igreja aqui em Huancayo. Em 12/02 estaremos nos reunindo com a Diretoria da APMT a fim de avaliarmos e renovarmos por mais 3 anos o desenvolvimento do nosso projeto. Somos gratos a Deus por tudo que temos vivenciado aqui em Huancayo, em especial pela forma como Deus tem cuidado de nós e providenciado tudo que necessitamos para o desenvolvimento do projeto. Somos gratos também pela fidelidade a Deus dos nossos parceiros em ministério, que tem sustentado financeiramente esta obra. Esperamos em Deus, encontrarmos os parceiros que Ele já separou para esta segunda fase do Projeto, e convidamos você, meu irmão, a orar conosco pela Plantação de Cyber Church, Igreja Presbiteriana e Reformada do Peru em Huancayo.

Motivos de Oração

Gratidão

  •  Pela realização dos Cultos e Escola Bíblica para crianças todos os Domingos;
  • Pelas almas que o Senhor tem acrescentado a nossa Igreja;
  • Pelo cuidado, sustento e proteção Divina a cada dia;
  • Pelas visitas mensais a Huancavelica, onde ministramos ensino para jovens e adultos.
  • Pelas Igrejas de Huancavelica, 
Augusto e Martha Liza
  • Nossos Parceiros

Desafios

  • Consolidação dos Membros da Igreja;
  • Organização eclesiástica jurídica e da Igreja, integrante da Evangélica y como
Iglesia
Reformada del Perú.

 

Súplica

  • Pelas pessoas que estão listadas na página 2
  • Pelas pessoas que aceitaram a Cristo. Para que o Espírito Santo complete a obra em seus corações;
  • Pela vinda de um casal de Missionários para trabalhar com Jovens e Adolescentes;
  • Por músicos para a Igreja. 
Huancayo, 25 de Novembro de 2019 
Agência Presbiteriana de Missões Transculturais- APMT/IPB 
Família Internacional Anônima
Igreja Presbiteriana de Pinheiros -São Paulo
Igreja Presbiteriana Ebenézer -Campinas, SP
Igreja Presbiteriana do Jardim Licínia -Campinas, SP Corporación Cyber
Congregação Presbiterial Nova Esperança -Paulínia, SP SAF Federação Campinas -Campinas, SP

 

Augusto e Marta Liza

 

 

 

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos