Skip to content

Rev. Vinícius e Elizabeth Bantim

Africa do Sul e Moçambique, 07 de outubro de 2019
Olá queridos irmãos,
Pequenas notícias da África do Sul
O nosso ministério tem vários desafios, pois não temos um parceiro local (igreja) para andar conosco. A igreja Sul-africana que nos convidou para vir para cá, só nos dá assistência para os trabalhos em Moçambique e não aceita o nosso trabalho, pois não aceitam nada em inglês, apenas Afrikaans. Isso já nos gerou muito desentendimentos, desgastes e desconforto. A nossa relação com a igreja hoje é muito boa e trabalhamos juntos em Moçambique.
Deus nos trouxe a África do Sul, abriu todas as portas no Brasil para isso. Estamos dialogando ativamente com outros pastores e igrejas (Igreja Reformada e Igreja Reformada Anglicana), e temos enfrentado dificuldades de encontrar nova parceira local, pois são altamente resistentes a estrangeiros. Ainda mais no meu caso, que estou me oferecendo para servir juntos.
Embora sem parceiros (igreja) de trabalho, estamos numa situação desafiante, e não limitante, nós temos trabalhado de modo independente, nestes 19 meses que estamos aqui, o nosso ministério está sendo dedicado nas 06 frentes à baixo:
1. CULTURA E LÍNGUA – Estudamos constantemente compreender a complexa cultura africana para contextualizar a pregação do evangelho e estudamos inglês diariamente por duas horas;
2. CONTATOS – Relacionamos intencionalmente com os nacionais para apresentarmos às boas novas.
3. MOÇAMBIQUE – Fizemos três viagem ao país (uma ano passado, duas este ano. Eu fui em março e a Beth em agosto). Gostaríamos servir mais, mas por questão de distancia, documentação e recursos só podemos viajar uma vez por semestre.
4. DISCIPULADO BÍBLICO – Temos desenvolvido treinamento com 14 pastores e 10 presbíteros sobre o tema;
a. 01 pastor-missionário Brasileiro que atua em Madagascar com futura tradução do material para o Malagasi (um dos idiomas locais)
b. 01 pastor- missionário Brasileiro que vai para o Egito com futura tradução do material para o árabe (um dos idiomas locais)
c. 01 pastor sul-africano e o material já está em fase de tradução para o Afrikaans.
d. 01 pastor-missionário Brasileiro que vai para a Inglaterra
e. 01 Conselho (01 pastor e 09 presbíteros) da Igreja Reformada
f. 01 jovem pastor sul-africano que esta plantando uma igreja
g. 07 pastores moçambicanos da igreja reformada
h. 01 pastor da Igreja Fonte de Vida de Moçambique. Este pastor já iniciou o treinando de outros 27 pastores de sua denominação. O material será traduzido para as línguas Lomuwe e Shwabo.
i. Discipulei (por 9 meses) e batizei um casal de brasileiros Julius e a Carina na igreja presbiteriana. (esta é a coroa do nosso trabalho aqui)
j. Inúmeros diálogos com pastores que  no Brasil, África do Sul, Chile, Panamá, Senegal, e Kosovo.
5. AÇÃO SOCIAL – Preparamos e entregamos as marmitas para os moradores de rua (refugiados de outros países sul-africanos).
6. DIALOGOS
a. Eu tenho dialogado com duas organizações (formado com vários pastores) que evangelizam muçulmanos. Haverá uma reunião para ver se podem me aceitar no time, por eu ser estrangeiro.
b. Fui convidado para fazer parte, de um grupo que está se iniciando um movimento de discipulado bíblico. É um projeto pequeno ainda, mas ha a potencial para se tornar algo impactante para as igrejas da região da Cidade do Cabo. A idéia é expandir o conceito para o país. Fui informado na última sexta, que o pastor idealizador assumirá uma igreja no Canadá. Haverá uma reunião, mas há possibilidade do projeto ser suspendido.
Por favor, esteja orando por sabedoria, estratégia e força para nossa vida pessoal, familiar, e ministerial. Precisamos de um parceiro local para juntos trabalharmos e também para a nossa futura permanência no país.
Aguardamos em Deus, com orações e súplicas para que a ansiedade seja expulsa e a paz domine nossa mente e coração (Fl 4.6-7).
Sigamos em oração um pelo outro.
Forte e fraterno abraço.
Vinícius Bantim e família
APMT – África do Sul e Moçambique

Compartilhe esta postagem

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on twitter

Últimas postagens

Você pode contribuir para o Evangelho a qualquer momento com sua oferta.
Informativos