Rev. Paulo Sícoli e Valéria (França) 14/07/2017


"...Ele domina eternamente pelo seu poder; os seus olhos estão sobre as nações..."  Sl. 66: 7a


Hoje é o dia mais importante no calendário francês, é o dia em que todo o país celebra A Queda da Bastilha, o principal marco da Revolução Francesa. Além da importância inegável desse e de seus eventos decorrentes na história da humanidade, não podemos deixar de lembrar  da expansão do evangelho por todo o mundo ocidental através dos Huguenotes (cristãos franceses).

Hoje, olhando para o passado e lembrando desses eventos, vemos a mão do nosso Senhor dirigindo os rumos da história, protegendo Seus escolhidos e levando o evangelho aos confins da terra, o que teologicamente chamamos de Providência Divina.
 
A Providência Divina é o governo de Deus pelo qual Ele, com sabedoria e amor, cuida e dirige todas as coisas no universo. A doutrina da providência divina afirma que Deus está no controle total de todas as coisas. Ele é soberano sobre o universo como um todo (Salmo 103: 19), o mundo físico (Mateus 5:45), os assuntos das nações (Salmo 66: 7), o destino humano (Gálatas 1:15), sucessos e falhas humanas (Lucas 1:52), e a proteção de Seu povo (Salmo 4: 8). Esta doutrina está em oposição direta à idéia de que o universo é governado pelo acaso ou o destino.

Mas, como podemos nos jubilar quando olhamos para nossas igrejas aqui na França e não encontramos mais jovens e crianças? Onde estão as pessoas que outrora lotavam nossos templos? Por onde andam nossos filhos?

 

Essa foto foi tirada por mim no último domingo, 9 de julho, 2017. Como muitos de vocês já sabem, essa igreja (as pessoas) fazem parte de 5 igrejas aqui de nossa região. As igreja se uniram para formar uma única igreja chamada ERE Pas de Cevennes que, a cada domingo se reune num desses templos, ou seja, a cada domingo esse mesmo grupo se reune num templo diferente para que esses não fechem.

Hoje, somos uma média de 45 pessoas, as cinco igrejas juntas. Não temos nenhuma criança, nem jovens, e nossa média de idade é acima dos 60 anos. Perdemos duas gerações! A geração dos filhos e a dos netos desses membros não frequentam mais nossas igrejas. Como entender então a vontade de Deus para nossa igreja aqui?

 
O que fazer? Por onde começar? Orar! Orar! Orar!
 

14 de Julho, Festa Nacional Francesa

A Tomada da Bastilha (Prise de la Bastille), também conhecida como Queda da Bastilha, foi um evento central da Revolução Francesa, ocorrido em 14 de julho de 1789, tornondo-se o dia Nacional da República Francesa.

A Revolução Francesa (1789-1799) foi um período de intensa agitação política e social na França, que teve um impacto duradouro na história do país e, mais amplamente, em todo o continente europeu. A monarquia absolutista que tinha governado a nação durante séculos entrou em colapso em apenas três anos.

A sociedade francesa passou por uma transformação profunda quando privilégios feudais, aristocráticos e religiosos evaporaram-se sobre um ataque sustentado por grupos políticos radicais, das massas das ruas e de camponeses vindo de difirentes região rural do país.

Antigos ideais da tradição e da hierarquia monarca, aristocratas e da Igreja Católica foram abruptamente derrubados pelos novos princípios de Liberté, Égalité, Fraternité (liberdade, igualdade e fraternidade).

A grande influência dos pensadores iluministas, que tinham como ideal a extensão dos princípios do conhecimento crítico e científico a todos os campos do mundo humano e assim poder contribuir para o progresso da humanidade, teve grande impácto filosófico nos eventos seguinte à instalação da nova Repúbilca, no que diz respeito à tarefa do melhoramento do estado e da sociedade.
 
Foi a Revolução Francesa que marcou o final da História Moderna e o início da História Contemporânia, pavimentando o caminho para o Capitalismo, a Revolução Industrial e a Democracia atual.

 

Retiro dos missionários da APMT

No últimos mês de junho, tivemos nosso encontro dos missionários da APMT da Base Europa. Foram momentos inesquecíveis onde pudemos compartilhar e aprender com muitos irmãos e famílias missionárias que passam pelos mesmos desafios de evangelizar a Europa.
Foram momentos de muita alegria na presença do Senhor e tempo de refrigério e novo folego.
Deus é bom!

Nessa semana, exatamente no dia 10 de julho, tivemos uma reunião de avaliação nossa com a presidência da UNEPREF (nossa igreja francesa) e com a liderança da igreja local. Após o primeiro ano servindo aqui em Anduze, a presidência da igreja se mostrou super feliz com nosso ministério aqui, pedindo que continuássemos a servir com excelência nossa nova igreja!
Deus seja lovado!

 

 

PEDIDOS DE ORAÇÃO.

Projeto para Jovens.

Estaremos lançando a partir do próximo mês um projeto regional de ministério para alcançar os jovens da nossa região. Trata-se de um projeto grande e complexo que involve várias igrejas parceiras.
Precisamos muito das vossas orações para que o Espírito de Deus vá a frentre nos guiando, abrindo as portas e dando sabedoria a todos nós envolvidos!

 

Rev. Paulo Sicoli e Valeria

 

 
 

Comentários