Rev. Marko Napoli e Priscila (Albânia) 07/03/2018


 

Muita coisa tem acontecido por aqui! Fizemos a mudança do local da igreja e tem sido uma bênção! Continuamos os estudos da língua e as crianças têm se empenhado na escola. Que privilégio fazer parte da obra que Deus está fazendo no mundo! Aqui você verá um pouco o que está acontecendo. 

SHUMË FALEMINDERIT!!! MUITO OBRIGADO A TODOS!!!!!

Se não fosse a parceria de cada um de vocês, não estaríamos aqui. Louvamos a Deus por cada igreja e cada irmão que está investindo na Albânia e na pregação do Evangelho aqui.

 

Mudanças!!!!!

A igreja já está funcionando no novo local

Desde o início de Janeiro tivemos muito serviço por aqui. Fazer uma mudança não é fácil! Com a ajuda da nossa equipe, irmãos da igreja (e muito mais!) conseguimos nos mudar. O rev. Benilton, responsável pela igreja e diretor da fundação, alugou dois andares de um prédio de quatro andares. O lugar é super estratégico! Estamos no lugar mais visível e mais acessível de toda a nossa região! Desde que começamos as reuniões aqui, todo domingo temos a presença de pessoas novas. Da parte da construção e reforma, ainda tem coisas que precisam ser feitas. Mas vamos andando dentro do possível. As aulas da fundação já recomeçaram e as atividades da igreja também. Agora, além das programações normais, toda terça-feira tem encontro de homens para discipulado e comunhão. Estejam orando por essa nova etapa da igreja.

Visita do Chile

Recebemos a visita de uma equipe de irmãos vinda do Chile. Foram duas igrejas representadas. Foi um tempo muito bom. Eles ajudaram um pouco com a reforma do prédio novo e conheceram o trabalho aqui na Albânia. Tivemos até um momento cultural com comida e danças chilenas! Visitamos uma cidade no norte, chamada Burrel, que tem um trabalho lindo com crianças especiais e uma igreja. Orem por este trabalho. Existe a possibilidade de trabalharmos neste região junto com esta igreja. Orem por isso.

Assim como recebemos essa equipe, queremos muito receber equipes e pessoas aí do Brasil, para conhecer o trabalho e nos ajudar aqui! Orem por isso!

Meninas

É um desafio estar com filhos no campo missionário. Percebemos que Deus tem um cuidado especial pelos filhos. Outro dia, andando com as meninas pela rua, a Mariana disse: como gostamos de morar aqui! Como Deus é bom! As meninas estão se adaptando muito bem à escola, já conseguindo se comunicar muito bem em inglês (que é a língua da escola). Elas precisam se esforçar muito na escola para entender as matérias, mas os professores têm falado do grande progresso delas. Agradecemos, mais uma vez a cada pessoas que mandam ofertas para que nossas filhas possam estudar. Deus abençoe a todos! Queremos agradecer também as felicitações de aniversário da Mariana. Ela gostou muito! Continuem orando por nossas filhas.

Igrejas Reformadas e VUSH

Está acontecendo um movimento aqui na Albânia entre as igrejas reformadas daqui. Estamos  nos reunindo para nos conhecermos melhor, dialogarmos e sonharmos juntos em como podemos abençoar este país. Ainda é um movimento que está no início, mas cremos que tem o potencial para dar muitos frutos. Orem por essa iniciativa.
Também participamos da Assembléia da VUSH, que é a união das igrejas e organizações evangélicas do país e representante diante do governo albanês. Nossa fundação e igreja também fazem parte da VUSH. Foi a VUSH quem organizou também os eventos dos 500 anos da Reforma aqui na Albânia. Orem pelas igrejas da Albânia. Pelos pastores, líderes, membros e missionários que estão aqui trabalhando pela expansão do Reino de Deus neste país. 

 

Aprendizado da língua albanesa 

Continuamos os estudos da língua. Quanto mais aprendemos, mais animados ficamos, mas também descobrimos o quanto ainda falta para entendermos essa língua! Em média, leva-se de 3 a 4 anos para ter fluência boa. Já conseguimos entender coisas, nos comunicar de maneira mais básica e até mesmo dirigir o culto! Continuo fazendo o curso na escola de idiomas e outro na nossa Fundação, junto com a Klodi, missionária da nossa equipe. Na escola de idiomas, pretendo fazer o curso regular até fevereiro do próximo ano e em julho fazer o intensivo. Orem para que a gente consiga aprender bem a língua albanesa.

Curiosidade da língua

O albanês é uma língua que possui 5 declinações. Isso significa que dependendo da posição da palavra na frase, ela pode sofrer declinação (mudanças). Veja o exemplo abaixo:

Atëherë Jezusi u tha judenjve që besuan në të: ''Nëse do të qëndroni në fjalën time, jeni me të vërtetë dishepujt e mi; do ta njihni të vërtetën dhe e vërteta do t'ju bëjë të lirë''.
Gjoni 8:31-32 ALBB

As três palavras em destaques são traduzidas para o português como verdade. Perceba como elas terminam diferentes - são as declinações. Cada uma tem função diferente na frase. Uau!

Frio!

O nosso primeiro inverno foi bem gelado! Aqui as estações são bem definidas e passamos oa últimos meses com bastante frio! E quando a gente pensava que estava acabando, uma frente fria vinda da Sibéria trouxe a neve para Tirana. Foi a primeira vez que vimos nevar.  É uma experiência linda! Como nosso Deus é tão maravilhoso e como a Sua criação O glorifica! Nesse mês, entramos na primavera. Agora é  esperar que comece a esquentar....

Vem aí o Projeto de Saúde 2018

No mês de outubro vai acontecer o Projeto Saúde Alegre para o Balcãs, que tem acontecido a cada dois anos. Ainda temos vagas para profissionais da saúde (todas as áreas) e pessoas interessadas em servir. Quem tiver interesse de saber mais, entre em contato conosco! Orem pela preparação desse projeto.

 

 

Comentários