Rev. Marcos Napoli e Priscila (Albânia) 26/06/17


É com muita alegria que estamos mandando mais essas notícias. Estamos vivendo muitas coisas novas por aqui. O início de um campo missionário sempre tem muitas coisas para resolver, acertar, encaixar. Graças a Deus, temos irmãos queridos que estão nos ajudando aqui, que fazem parte da nossa equipe.

Depois de 2 semanas ficando na Fundação Presbiteriana Albanesa (lugar onde estamos trabalhando e onde está sendo plantada a igreja), pudemos nos mudar para nossa casa. Um lugar estratégico, perto da Fundação, da escola das meninas, do centro da cidade, com tudo o que a gente precisa perto de nós. O dono da casa, o sr. Agimi, não é cristão, mas muito querido e atencioso, juntamente com a sua família. Orem por essa família, para termos a oportunidade de falarmos de Jesus para eles.

O maior desafio agora é aprender a língua albanesa. Sem conseguir falar a lingua local, fica inviável a proclamação da Palavra. Por ora, tentamos nos comunicar com outras línguas (como inglês ou italiano), mas precisamos dominar essa língua albanesa. Esse é o foco nos próximos 12 meses. Já estamos fazendo aulas particulares com uma irmã da igreja, a Leda. Esta sendo uma boa experiência. Estamos dando os primeiros passos nessa nova língua. No mês de julho, o Marcos vai fazer um curso intensivo de verão. Será um tempo muito importante para acelerar o aprendizado da língua. A partir de setembro, a nossa Fundação começará uma classe de albanês para estrangeiros e vamos continuar os estudos nesse curso. Por favor, orem para que possamos aprender essa língua.

Aqui chegou o verão e com ele, muito calor! Nesse verão temos alguns desafios interessantes (fora o aprendizado da língua). O pessoal da nossa equipe voltou ao Brasil por 3 meses e vamos ficar aqui responsáveis pela igreja. Não estaremos sozinhos, mas é um desafio. Um membro da nossa equipe, a Klodi, é albanesa, fala português fluente e está nos ajudando. Orem pela Igreja Presbiteriana Portas Abertas para que tenhamos um verão muito bom, de crescimento espiritual e também de evangelismo.

As meninas estão amando a Albânia! O grande desafio para elas é estudar inglês nesse tempo. As aulas começam em setembro na escola e principalmente a Mariana vai começar o 3o ano em inglês e vai ser bem puxado. As gêmeas vão começar no jardim e é esperado que elas aprendam o inglês durante o ano letivo. Orem por isso e para que consigamos todo o valor da escola delas até o início das aulas.

Participamos nesse mês de junho do Encontro da Base Europa da APMT. Esse encontro acontece a cada 2 anos e todos os missionários da APMT que atuam num campo europeu participam. Foi um tempo muito bom para rever e conhecer colegas de campo, de comunhão, aprendizagem com as palestras e os grupos de discussão e uma recarregada nas baterias para a continuação do nosso trabalho. Ainda existe muito, mas muito trabalho mesmo, que precisa ser feito na Europa. Ore e considere a possibilidade de você ser usado por Deus aqui na Albânia ou outro campo aqui na Europa. Existem muitas oportunidade de viagens de curta duração. Fale conosco!

Continue nessa caminhada!

Eu plantei, e Apolo regou a planta, mas foi Deus quem a fez crescer. De modo que não importa nem o que planta nem o que rega, mas sim Deus, que dá o crescimento. 1Coríntios 3:6-7 NTLH

Estamos juntos nesse propósito de proclamar o Evangelho de Jesus aos que ainda não ouviram falar. Precisamos que cada um continue orando por nós.

Queremos agradecer cada parceiro financeiro nosso. Sem o apoio de vocês, esse trabalho seria impossível. São igrejas e pessoas queridas que caminham juntos de nós. Contamos com cada um de vocês. Deus abençoe a todos!
 

Marcos, Priscila, Mariana, Helena e Sarah

Familia Napoli -

 

Comentários