Rev. Levi e Bruna Maceco (Guiné-Bissau) – 31/07/2018


“Em oração decidimos confiar e aguardar”

“Cuidando das enfermidades. O Evangelho visível”

“Lançar Cristo, a base, como o único fundamento de todo conhecimento”

Escola

A escola encerrou suas atividades do ano letivo agora no final de junho. Estamos de férias… Mas, temos muito trabalho a realizar para o próximo ano.

Ainda no período de aulas, acompanhamos algumas crianças com reforço da língua portuguesa, e também participamos de reuniões com os pais acerca do início de uma nova turma, para o 4º ano. No encerramento das aulas, as crianças realizaram uma festa com o auxílio dos professores, com brincadeiras e comida.

Nosso desejo primordial para a escola é lançar Cristo, a base, como o único fundamento de todo conhecimento. Para isso já começamos os próximos passos. Vimos a necessidade de renovar a forma de ensino e participaremos de um treinamento de Escola por Princípios Cristãos para caminharmos com um currículo visando esse alvo, incluindo também no processo de aprendizagem: dinâmicas, leituras, brincadeiras e participação ativa dos professores e alunos. Ore por isso conosco!

Mino fala lebde Pular” – “Eu quero falar fula”

Há um mês começamos com as aulas para aprender a língua da etnia: o Fula. Todos os dias, durante uma hora de aula para cada um de nós, aprendemos palavras, verbos e frases. Temos caminhado com certo conhecimento da língua, embora ainda pequeno. Ao chegar à aldeia conseguimos falar as principais saudações e, prestando atenção, identificar algumas palavras em seus diálogos.

Acreditamos que se estivéssemos morando entre eles poderíamos praticar bem mais e assim avançar no conhecimento da nossa nova língua de comunicação. Sim, esse é o nosso maior desejo: comunicar com clareza, de forma contextualizada e fiel às escrituras, o Evangelho de Jesus Cristo.

Vamos lá, continuar a estudar, praticar e avançar!

Atendimentos

O Projeto Zion tem como objetivo construir um local para atender questões básicas de saúde da comunidade. Enquanto isso não acontece, já começamos atender algumas pessoas devido à necessidade.

Nas últimas semanas, cuidamos da jovem senhora Aua, com feridas em suas mãos devido algum fungo. Da mesma forma, estamos acompanhando a pequena Guide, de 12 meses, que queimou as duas mãozinhas. Iniciamos o tratamento e graças a Deus o resultado tem sido positivo. A notícia tem se espalhando pela aldeia e cada vez vão surgindo mais pessoas necessitadas de um atendimento. Acreditamos que cuidando das enfermidades, externamos o Evangelho e temos a oportunidade de falar de Jesus.

Construção da casa missionária

Desde que saímos do Brasil, temos aprendido a depender de Deus integralmente, e isso é visível em como a construção da nossa casa tem caminhado. Estávamos ansiosos para chegar até a cobertura antes das chuvas, que começaram este mês. E para glória de Deus a casa está coberta. Muitos irmãos nos deram as mãos e contribuíram com generosidade para que chegássemos até aqui.

O próximo passo será: o piso, reboco, portas, janelas e acabamento. Da mesma maneira que o Senhor nos surpreendeu até hoje, cremos que continuaremos a ser durante toda caminhada.

Queremos realizar uma campanha para a conclusão da construção da casa missionária. Além se ser nossa casa, o espaço será utilizado como nosso templo para compartilhar o evangelho de forma mais relacional e atender irmãos em aldeias mais do interior de Guiné-Bissau. Entre em contato conosco para abençoar esse projeto!

 

 

Desafios e Louvor!

Glória a Deus por todo bem que nos tem concedido. A construção, os trabalhos de saúde, educação, as aulas no Seminário Presbiteriano de Bissau, os estudos com as crianças da Igreja em Serração. O Senhor tem sido gracioso.

Um grande desafio para os próximos meses, além da conclusão da casa missionária, é a aquisição de um sistema de energia solar, para atender às necessidades da nossa família, dos professores e das aulas da nova turma que acontecerá a noite. Chamamos essa etapa de: “Acenda uma Luz”.  Ela será uma benção pra todos que participam do Projeto Zion. Seja essa luz você também!

 

Orem por nós

  • Por nossa saúde física e espiritual.
  • Pela última etapa da construção da casa missionária.
  • Pelos meses de chuva (julho, agosto e setembro); pela nossa estrada que está impraticável; pela conservação do nosso carro.
  • Por nossos parceiros, igrejas e amigos que estão juntos em todo trabalho.
  • Pelos missionários da APMT que estão em outros trabalhos aqui na Guiné-Bissau.
  • Para que tenhamos facilidade no aprendizado da língua Fula.
  • Por toda preparação para o próximo ano escolar, matrículas, registro da escola junto ao governo, e introdução da Educação por Princípios.
  • Pelo Projeto Acenda uma Luz.

 

Levi, Bruna e Lucas Macêdo

 

Comentários