Rev. Josué Yupanqui e Yovana (Peru) 10/10/2017


“Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” Efésios 5:1-2

Nosso maior proposito nessa vida como filhos de Deus é ser parecidos como nosso Salvador, precisamos seguir os passos, o caráter daquele que nos chamou da trevas para sua maravilhosa luz. A pergunta é como posso imitar e ser parecido a Ele? Devemos andar em amor com nosso irmãos em Cristo e com nosso semelhantes. Amor não é uma palavra que fica na teoria porem tem que ser colocado na pratica. Em nossa sociedade onde a grande maioria das pessoas tem andando egoisticamente e sendo influenciado pelo secularismo andar em amor não cola, porem como filhos de Deus precisamos trilhar nessa direção do amor, sabendo que nosso maior exemplo em amor foi Jesus nosso Salvador. Que Ele nos ensine e nos capacite para andar e dar amor. Sabendo que nosso maior prioridade como filhos de Deus é andar em amor gostaríamos de compartilhar com vocês a nossa alegria e as notícias da Cordillera de los Andes:

Treinamento de Líderes:

Como Parte da proposta do projeto de treinar líderes no mês de julho do 19 a 23 tivemos a oportunidade e o privilégio de capacitar líderes em dois presbitérios na selva/mato de Ayacucho (Vraem). É nessa localidade que o número de presbiterianos é forte e tem muitas igrejas para a Gloria de Deus. Estivemos no presbitérios de Mantaro e a reunião para a capacitação foi na Igreja Presbiteriana de Mantaro contamos com a presença de mais de 50 líderes entre pastores e presbitérios. Também estivemos capacitando líderes no presbitério de Kinbiri Alto, na Igreja Presbiteriana de Kinbiri capacitamos 55 líderes entre pastores, presbíteros e diáconos. Também aproveitamos a oportunidade para fazer duas visitas a Igreja Presbiteriana de Pichari e a Igreja Presbiteriana em San Francisco, nosso proposito ao fazer as visitas foi de encorajar, consolar e levar a Palavra de Deus. Nessas localidades mencionadas há um grande desafio de capacitar líderes, pois a maioria são pastores leigos.

Iniciamos um novo semestre no treinamento de líderes quéchuas no Seminário Evangélico de los Andes (SELA). A meu cargo está lecionar toda a matéria de missões e sinceramente é uma grande responsabilidade transmitir a visão missionaria Bíblica para os futuros pastores. 

Iglesia Presbiteriana “La Libertad”:

Nos dias 4 a 6 de agosto a Igreja Presbiteriana “La Libertad” estive de aniversário e aproveitamos a oportunidade para capacitar nesses dias a líderes. Durante esses dias estudamos com os líderes o livro de Apocalipses. Foram dias de grande benção e aprendizagem Bíblico Reformado para todos os presentes, por dia contamos com mais de 60 pessoas. 

Continuamos trabalhando com os jovens e adolescentes na Igreja Presbiteriana “La Libertad” temos dado estudos sequenciados sobre temas atuais e contextualizados e temos percebido o crescimento intelectual e espiritual dos jovens e adolescentes.

Yovana está involucrada fortemente no trabalho com as crianças na escola dominical. Todos os domingos de 10:00 a.m. as 12:30 p.m. ela juntamente com os demais professores tem dedicado seus tempos para ensinar e orientar as crianças no caminho de Deus. No 10 de setembro o ministério de crianças teve um piquenique fora da cidade e pela graça de Deus foi um dia diferente na vida das crianças que curtiram as brincadeiras, os ensinamentos e principalmente a Palavra de Deus. Fruto do bom trabalho que vem realizado o ministério das crianças tem vindo novas crianças a Igreja Presbiteriana “La Libertad”.

Nossa assistência a congregação no vilarejo de Santa Inês continua com bastante animo, pois como falei anteriormente estamos investindo na capacitação do líder autóctone Filimon. Ele estudou no mês de agosto no Instituto Presbiteriano de Huanta que fica a uma hora de viagem de Ayacucho. Filimon foi o melhor da sua turma e está com muito animo e sedento de aprender a Palavra de Deus. Em Nossa ausência quem tem dirigido a Congregação de santa Inês é Filimon. Os estudos dele durarão três anos.

Evangelismo e Discipulado:

No dia 22 de Setembro pelo dia da juventude tivemos uma programação evangelística nas dependências da Igreja. Os jovens trouxeram seus convidados e estivemos presentes mas de 50 jovens. Foi uma programação especial onde a Palavra de Deus foi pregada para transformar vidas e cremos que a Palavra de Deus não voltara vazia.

Também o discipulado com os jovens tem nos dado alegria, pois vemos que eles tem crescido no conhecimento Bíblico e espiritualmente.

Um dos labores que venho realizando já faz alguns anos é aconselhamento para casais não crentes é Deus mesmo que tem usado os meios para trazer as pessoas e me procurarem para os aconselhar nas dificuldades que tem os casais entre eles e com os filhos. Tenho aproveitado esses momentos para orientar e aconselhar com os princípios Bíblicos. Fruto desse trabalho alguns casais tem vindo a Igreja.

Novos Alvos:

O trabalho com o Projeto de Plantação de Igrejas continua com muito animo tanto com o grupo que fica na rodoviária como no centro da cidade. Tenho visitado constantemente esses dois grupos de trabalho para dar estudos bíblicos, encorajar e orar com eles. Como falei anteriormente com o grupo de estudo da rodoviária temos nos reunido em duas casas diferentes dois vezes por semana. Já o grupo de estudo do centro da cidade tem um local que uma irmã tem cedido para os estudos. Para os trabalhos que temos realizado no grupo de estudo da rodoviária estamos pensando em alugar um local adequado e nos organizar adequadamente para cumprir este sonho de plantação. Acreditamos que Deus mesmo abrira as portas e tocara os corações para a realização dessa obra.

Motivo de Saúde:

Do 13 de agosto a 03 de setembro teve que me ausentar dos trabalhos do Projeto Quéchua, pois viajei por motivos de saúde ao Brasil. O APMT tem um convenio para os missionários com o Hospital Presbiteriano Doutor Gordon na cidade de Rio Verde GO, visitei médicos e fiz uma bateria de exames e graças a Deus não foi grave o diagnóstico dos médicos. Me diagnosticaram fungos nas paredes do estomago e também gastrites crônica e fui medicado e estou seguindo o tratamento que me deram os médicos. Ainda pela recomendação do médico gastroendologista preciso fazer outros exames quando for de novo ao Brasil.   

Motivos de louvor:

- Agradece a Deus pelo cuidado com minha família e ministério, temos experimentado o cuidado de Deus nos pequenos detalhes em nossas vidas, prova desse cuidado é a vida do nosso filho Joshua Erick que vem crescendo saudavelmente;

- Dar louvores a Deus, pelo privilégio de participar na formação dos líderes quéchuas na selva de Ayacucho (VRAEM); 

- Dar louvores a Deus pela minha saúde, pois não foi grave o diagnostico que deram os médicos.

Pedidos de oração

- Peço que orem comigo por Filimon que Deus mesmo abra as portas de modo geral para que ele conclua os estudo no Instituto Bíblico Presbiteriano de Huanta; 

- Oremos pelo projeto de plantação de igrejas, como mencionei estamos querendo alugar um lugar adequado para dar continuidade aos trabalhos na rodoviária de cidade;

- Intercedam comigo pela capacitação de líderes do presbitério de Ayacucho, pois estará vindo nos dias 22 a 30 de outubro um pastor brasileiro para capacitar esses lideres.

No amor do Senhor das Missões,

 

Pr. Josué Yupanqui, Yovana e Joshua Erick

Comentários