Rev. Josué Yupanqui e Yovana (Peru) 06/01/2018


“Porque para Deus nada será impossível.” Lucas 1:37

 

Prezados irmãos,

Nosso Deus é Soberano, está no controle de todas as coisas e a história está nas mãos dEle, por isso podemos dizer que é o Deus dos impossíveis, o que parece impossível para o ser humano para Ele é possível. Basta olhar na vida de Sara que teve na sua avançada idade a Isaque, de Elizabeth que já estando na sua velhice concebeu a João Batista e outros acontecimentos que podemos mencionar e principalmente o nascimento do nosso Salvador Jesus. Ele continua sendo o mesmo Deus de ontem de hoje e para sempre, continua realizando causas impossíveis, milagres e dando jeito nas dificuldades conforme sua vontade. Por isso nesse Novo Ano temos que renovar a nossa confiança em nosso Deus dos impossíveis, basta confiar e depositar nossa fé nEle. Sabendo que nosso Deus é um Deus dos impossíveis gostaríamos de compartilhar com vocês a nossa alegria e as notícias da Cordillera de los Andes:

Treinamento de Líderes:

Finalizamos um novo ano no treinamento de líderes quéchuas no Seminário Evangélico de los Andes (SELA). Ao meu cargo no 2017 foram as matérias de missões I e II e Introdução a Filosofia. Lecionar as matérias foi sinceramente de grande responsabilidade para os futuros pastores da Cordillera de los Andes.

Iglesia Presbiteriana “La Libertad”:

Finalizamos um ano mas com os trabalhos de jovens e adolescentes na Igreja Presbiteriana “La Libertad” acreditamos que os estudos atuais e contextualizados tem dado seus frutos, pois vemos com mas compromisso aos jovens e também temos visto aos adolescentes evangelizarem a outros adolescentes que tem vindo a igreja.

O trabalho com as crianças na escola dominical onde Yovana está involucrada encerrou as atividades desse ano no dia 17 de dezembro com uma programação diferente pelo Natal. Nesse dia foi distribuído chocolate quente, panetonne e brinquedos para as crianças e principalmente as crianças escutaram do verdadeiro sentido do Natal. Nesse dia estiveram presentes mas de 70 crianças. 

Também chegamos com o Projeto Natal Feliz no dia 19 de dezembro ao vilarejo de Santa Ines onde damos assistência a congregação presbiteriana com o mesmo nome. Foi levado para toda a comunidade chocolate quente, panetonne, brinquedos para as crianças e principalmente foi compartida a Palavra de Deus com o tema a verdadeira felicidade do Natal que é Cristo. Estiveram presentes mas de 60 pessoas.

Nesse novo ano que vem continuaremos dando assistência a Congregação de Santa Ines e também continuar investindo na capacitação do líder autóctone Filimon que dará sequência a seus estudos no Instituto Presbiteriano de Huanta.  Foi em agosto desse ano que ele iniciou seus estudos, os estudos dele durarão três anos.

Finalizamos esse 2017 o discipulado com os jovens da Igreja Presbiteriana “La Libertad”, e vemos o crescimento Bíblico, espiritual e pessoal.

Evangelismo e Discipulado:

No dia 25 de novembro o Mocidade da Igreja Presbiteriana “La Libertad” estive de aniversário e aproveitamos a oportunidade para convidar outros jovens para escutarem do Evangelho, estivemos presentes mas de 45 pessoas.

No 31 de outubro foi realizado pelo ministério das crianças uma programação comemorativa pela Reforma Protestante, foi uma programação bem organizada, contextualizada e dramatizada. Para essa atividade foram convidadas os pais das crianças, pois por intermédio dessas crianças que estamos chegando com o Evangelho aos pais.  

Como todos os anos realizamos o Projeto natal Feliz, esse ano no dia 16 de dezembro visitamos o vilarejo quéchua de Paqchacc, uma comunidade que fica a uma hora e media da cidade de Ayacucho. Para a nossa surpresa em Paqchacc descubrimos a existência de uma igreja presbiteriana porem já fechado por muito tempo por falta de liderança e migração das pessoas a outras cidades. Nesse dia abrimos o templo e fizemos um culto e nos comprometemos a dar assistência e ajudar a que essa igreja se levante. Quem estará me ajudando nesse trabalho em Paqchacc é um líder laico chamado Cliserio que não sabe ler porem já plantou mas de 7 igrejas, Deus na sua graça tem usado o irmão Cliserio.  Nesse dia em Paqchacc também levamos a toda a comunidade chocolate quente, panetonne e para as crianças brinquedos e principalmente a Palavra de Deus da verdadeira felicidade do Natal. Toda a comunidade ficou muito alegre pela nossa presença, pois nas palavras deles nem sempre são lembrados pelas autoridades. Estiveram presentes entre crianças e adultos mas de 130 pessoas. 

Novos Alvos:

Podemos dizer que 2017 está sendo fechado com bons ânimos no Projeto de Plantação de Igrejas, os dois grupos de estudo que ficam no centro da cidade e na rodoviária estão tomando forma e com desejos de melhorar em todos os aspectos em 2018. E se Deus permitir queremos que a mediano prazo esses dois grupos de estudo se tornem igrejas bem firmes e estabelecidas na cidade de Ayacucho.  Cremos que Deus mesmo nos dirigira a concretizar esses dois trabalhos.

Motivos de louvor:

- Temos que agradecer a Deus pelo cuidado com minha família e ministério, pois Ele tem sido fiel conosco em todo tempo;

- Dar louvores a Deus, por permitir ser participe na capacitação de líderes quéchuas no Seminário Evangélico de los Andes;

- Agradecer a Deus por poder participar no Projeto Natal Feliz e poder levar alegria e a Palavra de Deus aos vilarejos; 

Pedidos de oração

- Orem comigo pela consolidação do Projeto de plantação de Igrejas no centro da cidade e na Rodoviária que Deus abra as portas para parcerias com igrejas da IPB;

- Continuemos orando por Filimon e Cliserio que são líderes quéchuas. Filimon fique firme no chamado e no preparo que vai receber no Instituto Bíblico Presbiteriano de Huanta e que Cliserio continue aportando da sua experiência na assistência nas igrejas nos vilarejos;

- Pela minha família e ministério que estaremos viajando em janeiro ao Brasil para visitar as igrejas parceiras e ter entrevista com a diretoria da APMT.

No amor do Senhor das Missões

 

Pr. Josué Yupanqui, Yovana e Joshua Erick

Comentários