Rev. Josué Yupanqui e Yovana (Peru) 06/01/2017


 

“Em lugar disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.” Tiago 4: 15

O normal de todas as pessoas seria fazer uma avaliação da suas vidas e das coisas que fizeram durante o ano e já entrar no ano seguinte com uma perspectiva diferente e planejamento adequado, porem nem todos fazem essa avaliação nem muito menos fazem um planejamento para suas vidas e entorno familiar. Porem nossos planejamentos e sonhos devem ser colocados diante do altar de Deus, sabendo que Ele fara o melhor em nossas vidas, por isso todo planejamento pessoal ou familiar deve ser guiado e aprovado por Deus.  Sabendo que todo é direcionado e aprovado por Deus gostaríamos de compartilhar com vocês a nossa alegria e as notícias desse final do ano do 2016 do Projeto Quechua:

Treinamento de Líderes:

Com a graça de Deus finalizamos um semestre mais com o treinamento de líderes no Seminário Evangélico de los Andes (SELA) e fico contente, pois vemos que os alunos estão sendo capacitados de conformidade ao contexto autóctone para pastorearem suas igrejas de origem. A clausura do ano letivo do SELA foi o 21 de dezembro sendo um dia especial para a Igreja Presbiteriana La Libetad, pois o Pastor Lorenzo que trabalha comigo se formou no Seminário e agora contamos com uma pessoa capacitada para ajudar na igreja local e igrejas nos povoados.

Quanto ao Presbitério de Ayacucho acredito que minha contribuição continuará firme, pois falta que muitas coisas sejam realizados como treinar líderes laicos e organizar palestras em igrejas locais para melhorar o presbitério. Estamos trabalhando para que no 2017 a Igreja Presbiteriana “La Libertad” faça parte do Presbitério de Ayacucho.

 

Iglesia Presbiteriana “La Libertad”:

Tivemos cultos Natalinos na Igreja Presbiteriana “La Libertad” e nos dois grupos de trabalho no centro de cidade e perto da terminal de Ayacucho. No grupo de Terminal o culto foi realizado no dia 17 de dezembro e contamos com aproximadamente 28 pessoas foram momentos marcantes e agradáveis de comunhão onde compartilhamos chocolate quente e pannetone entre os presentes e principalmente pregada a Palavra de Deus sobre Jesus o verdadeiro motivo do Natal. Já no grupo do centro da cidade foi celebrado o culto no dia 18 de dezembro e contamos com 25 pessoas onde foi dado a mensagem do verdadeiro sentido do Natal que é Cristo e também foi distribuído brinquedos para as crianças e compartilhamos de um chocolate quente e pannetone gostoso entre todos.

Na Igreja Presbiteriana “La Libertad” o Culto Natalino foi realizado no dia 23 de dezembro onde foi presentado uma cantata natalina como o tema: Você Acredita? e foi a primeira vez na história da igreja “La Libertad” que foi realizado uma cantata, estivemos presentes mas de 100 pessoas. Nesse dia crianças carentes visitaram a igreja e foi distruidos a eles brinquedos e todos compartilhamos de um jantar gostoso e do chocolate quente e pannetone.

Evangelismo e Discipulado:

Finalizamos o discipulado das sextas feiras do 2016 no dia 16 de dezembro na Igreja Presbiteriana “La Libertad” podemos afirmar que esse ano foi de crescimento espiritual e de muita aprendizagem da Palavra de Deus. Os que foram preparados para o Batismo serão batizados nesses primeiros messes do 2017.

Ação Social:

Pelas festividades Natalinas foi realizado o trabalho de ação social na Igreja Presbiteriana La Libertad, no centro da cidade e na periferia e foi distribuído a crianças e adultos brinquedos, pannetones e chocolate quente. No total foram atendido mas de 100 crianças e 30 adultos moradores de rua.

No 19 de outubro dei palestra para pacientes que seriam atendidos no Posto de Saúde de Belén falei sobre o Violência que deve ser evitado podemos ver o interesse que as pessoas tem a esses temas educativos. No mesmo dia 19 viajei fora da cidade de Ayacucho para dar palestra em uma escola no Vilarejo de Rancha falei para mais de 60 estudantes sobre como alcançar nossos objetivos na vida tudo foi baseado nos princípios bíblicos. O fato de ser psicólogo tem aberto as portas para falar as pessoas tanto no centro de saúde e nas escolas no 2016.

Novos Alvos:

O trabalho com os dois grupos foi muito gratificante durante o ano de 2016 os estudos bíblicos e as visitas pastorais fizeram a diferença na vida deles e podemos ver que nossos irmãos cresceram espiritualmente e pessoalmente. O próximo desafio é que esses dois grupos continuem crescendo tanto espiritualmente e numericamente. E como fale anteriormente meu sonho é que esses dois grupos se tornem igrejas no mediano prazo e para a realização desse projeto precisamos de parcerias com Igrejas da IPB.  Um líder que já faz mas de um ano que terminou o Seminário chamado Frank é que me ajuda com o grupo do centro da cidade.

Motivos de louvor:

- O nosso coração agradece a Deus, pois nosso filho Joshua Erick está crescendo saudável e aprendendo novas coisas, ele nos surpreende com cada coisa que faz, ele completara 6 meses; 

- Dar louvores a Deus, pelo Seminário Evangélico de los Andes, pois Deus na sua graça tem usado essa casa de profetas para treinar lideres autóctones na Cordillera de los Andes;

- Agradecer a Deus pelo 2016 pois na sua graça Ele tem me usado como instrumento nas atividades do Projeto Quechua.

 

Pedidos de oração

- Oremos para que no 2017 Deus continue derramando da sua graça para ser um bom Pai, Esposo e Líder; 

- Continuemos a interceder para que Deus levante parcerias para a consolidação do Projeto de Plantação de Igrejas na cidade de Ayacucho;

- Continuemos orando pelo Projeto Quechua para que os objetivos sejam cumpridos nesse novo ano.

No amor do Senhor das Missões

 

Pr. Josué, Yovana e Joshua Erick

                       

 

 

 

 

 

 

 

Comentários