Rev. Josué e Yovana Yupanqui (Perú) 22/04/2018


“Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.”       Jó 42:2

 

Quem poderá impedir os propósitos de Deus nesse mundo criado? Ninguém, pois, Sabemos que nosso Deus está no controle de todas as coisas e os planes dEle não serão frustrados por nada e ninguém. Por tanto como filhos aprendamos a descansar nos planos de Deus, Ele sabe o melhor para nós em todas as áreas das nossas vidas e no tempo dEle. Sabendo que nenhum propósito de será impedido em nossas vidas gostaríamos de compartilhar com vocês a nossa alegria e as notícias da Cordillera de los Andes:

Treinamento de Líderes:

As aulas iniciaram no Seminário Evangélico de los Andes (SELA) e continuaremos ajudando no treinamento de líderes quéchuas, ao meu cargo foi colocado todas as matérias de missões. Que Deus para sua gloria me dei sabedoria e capacite para ensinar esses líderes autóctones.    

No dia 09 de março participei na capacitação de líderes femininas do presbitério de Ayacucho com o tema A Responsabilidade da Evangelização. A programação foi realizada na Igreja Presbiteriana de Ayacucho e foram capacitadas, mas de 50 líderes femininas. 

Também nos dias 16 e 17 de março participamos no treinamento de líderes do presbitério de Ayacucho, o tema que tratei com os pastores, presbíteros e diáconos foi a ADN do presbiterianismo. Foi importante enfocar com os líderes do presbitério a nossa identidade e legado como igreja Reformada, contamos com a presença de mais de 50 líderes. 

Iglesia Presbiteriana “La Libertad”:

A nossa participação na Igreja Presbiteriana “La Libertad” cada vez será menos, pois entendemos que a igreja pode andar com as próprias pernas. Por isso só estarei apoiando no ministério dos jovens. Pela graça de Deus o trabalho com os jovens tem andando bem e eles estão firmes no compromisso e serviço do Senhor, posso dar testemunho do crescimento espiritual e numérico deles e também da participação ativa no discipulado e demais programações.

A Yovana continua apoiando no departamento infantil na igreja. Do 21 a 25 foi realizado EBF na Igreja Presbiteriana “La Libertad” o tema trabalhado com as crianças foi A Los Pits “Checa y Afina tu Alma” contamos com a presença de mais de 70 crianças. O último dia do EBF realizamos um piquenique onde participaram também a grande maioria dos pais das crianças.

Continuamos dando assistência a Congregação de Santa Inês e também nesse ano daremos assistência a congregação de Paccchacc que ficam nos vilarejos quéchuas.

Evangelismo e Discipulado:

Nos dias 23 de março o ministério de mulheres completou seu terceiro aniversário e para essa data se invitou outras igrejas para serem capacitados e o tema que trabalhei nesses dias foi El Rol de la Mujer en la iglesia y em la Sociedad. Contamos com mais de 50 pessoas nesses dias de capacitação. 

Atividades Filantrópicas e Ação Social

Nesses dois últimos meses o Posto de Saúde próximo ao bairro onde moramos solicitou minha ajuda e estou aproveitando a minha profissão de psicólogo para orientar e aconselhar as pessoas com os princípios Bíblicos. No Peru ainda podemos aproveitar com cristãos psicólogos para aconselhar e orientar as pessoas com os princípios do Evangelho.

Plantação de Igrejas:

Como falamos anteriormente nesse 2018 enfocaremos, mas o nosso trabalho na Plantação de Igrejas, o grupo de estudo que fica na Rodoviária da cidade está tomando forma e nesses meses já estamos pensando em alugar um local para formalizar as programações e atividades desse novo igreja. Também estaremos ajudando o outro grupo que fica no centro da cidade a tomar forma e se tornar igreja. Justamente estamos querendo que um líder peruano tome conta do trabalho que fica no centro da cidade e para isso é preciso parcerias com outras igrejas para a consolidação desse trabalho. 

Motivos de louvor:

- Queremos agradecer a Deus por derramar da sua graça e Misericórdia durante nossa estadia no Brasil e também o cuidado e carinho das igrejas parceiras e do APMT, Deus os abençoe;

- Dar louvores a Deus, por usar pessoas e me abençoar no cuidado da minha saúde, realizei os exames correspondentes e estou bem melhor;

- Agradecer a Deus pela oportunidade de me usar como instrumento nas diferentes atividades do Projeto Quéchua. 

Pedidos de oração

- Intercedamos pelo trabalho de plantação de Igrejas na Rodoviária e no centro da cidade que Deus abra as portas para parcerias com igrejas da IPB;

- Orem comigo pelos diferentes trabalhos que realizamos no Projeto Quéchua;

- Pela minha família, pois entendo que o suporte da mesma é importante para a realização do ministério que Deus tem nos confiados.

 

No amor do Senhor das Missões

Pr. Josué Yupanqui, Yovana e Joshua Erick

Comentários