Rev. Jessé Foraça e Helem (Timor Leste) 20/02/2018


“Guardei a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti. Ó Senhor, tu és bendito, ensina-me os teus decretos. Com os meus lábios declaro todas as ordenanças da tua boca” Sl 119.11-13

 

Shalom,

Saudações da ilha de Timor, ilha do sândalo e café. Estamos no tempo de chuvas e ventania. Os pescadores com seus pequenos barcos lutam para vencer as ondas. Pouco se trabalha nas plantações e os recursos estão escassos. Mas é tempo de colheita do milho e a chuva traz esperança.

Nossas vidas também seguem agitadas. Não tivemos uma pausa durante natal e ano novo. Deixamos de lado um pouco a tradução para atendermos os programas das igrejas para o período. Um dos principais eventos foi um culto de natal celebrado em conjunto com todas as igrejas evangélicas de Timor-Leste, no qual tive a oportunidade de trazer a mensagem. Haviam mais de 400 timorenses!

Em outubro de 2017 imprimimos a tradução dos livros de Rute, Ester e Jonas. Em menos de 2 semanas, já havíamos distribuído mais de 3 mil cópias. A necessidade é grande e a fome dos timorenses é ainda maior. Temos sido bastante pressionados por igrejas, pastores, missionários e timorenses quanto a conclusão da tradução.

Entretanto, quanto mais próximos do fim da tradução do Novo Testamento, maiores tem sido os nossos desafios. Nos últimos 6 meses enfrentamos algumas dificuldades que se tornaram maiores do que imaginávamos. A cada dia aprendemos mais a depender do Senhor. No momento, já realizamos o primeiro rascunho de livro de Daniel e nesta semana terminaremos o rascunho do Evangelho de João, o último livro a ser traduzido do Novo Testamento.

Na primeira semana do ano, dedicamos alguns dias para elaborarmos o nosso planejamento para os próximos 3 anos.  Neste primeiro semestre, temos por meta concluir e imprimir o Evangelho de João, possivelmente em abril. Então começaremos a revisão de todos os livros do Novo Testamento em Tetum Dili para, enfim, realizarmos a sua publicação.

Outra importante atividade acontecerá em março, quando ofereceremos um treinamento de Etnodoxologia. Etnodoxologia é o estudo e compreensão de todas as diferentes formas de expressão artística cultural, aplicando-as ao uso da adoração ao nosso Deus. Com isso, entenderemos que os diferentes ritmos musicais, instrumentos, pinturas, narração de história, etc, podem e devem estar a serviço da expressão da majestade do nosso Deus. Um dos alvos será a produção de músicas nas características timorenses, a partir de textos bíblicos traduzidos para diferentes línguas.

Ainda muito mais temos planejado, mas tenho que deixar o e-mail curto. A última notícia que vos dou é a de que neste ano de 2018, temos o compromisso de visitar o Brasil. No momento não temos uma data definida, mas teremos que espremer esta viagem nos próximos 10 meses que ainda nos faltam em 2018.

Nós 3 gozamos de boa saúde, mesmo em tempo de grandes epidemias e viroses. Rebeca segue animada nos seus compromissos no estudo domiciliar e nas suas atividades. Ela tem se dedicado em tudo o que faz e apresentado um coração sempre disposto a servir. Ela é feliz pela vida que Deus a deu!

A nação Timor-Leste vive dias atribulados. Em 2017 houveram eleições nacionais, mas não foi possível formar um governo. No último dia 26 de janeiro, o presidente dissolveu o Parlamento e convocou eleições antecipadas. O histórico da nação é de violência e conflitos. Há muitos rumores pelas ruas. Só o Senhor sabe o que está por vir pelos próximos dias. Estamos orando por paz.

Aproveitamos para agradecer a todos os que tem nos acompanhado. Neste início de ano, tivemos uma significativa redução de parceiros que nos apoiam financeiramente. Mas em tudo, o Senhor tem sido o nosso Pastor e aquilo que não temos é porque não precisamos. A redução dos nossos recursos tem sido benção para os nossos corações, nos ensinando a dependermos mais da provisão do Senhor. Ele é o nosso Pastor, e isso nos basta!

Honrados por servirmos ao Cordeiro!
 
 À Deus toda a glória


Jessé, Helem e Rebeca Fogaça                                             

 

Comentários