Rev. Gustavo Custódio e Sarah (Albânia/Kosovo) 12/07/17


“...esforçando-me, deste modo, por pregar o evangelho, não onde Cristo já fora anunciado, para não edificar sobre fundamento alheio...” Romanos 15:20

Bom dia, Graça e Paz.

No dia 01 de julho completamos um mês que estamos na Albânia. Chegamos às 23:30 horário local e no Aeroporto para nos esperar e nos recepcionar, estavam os missionários Rev. Benílton, Rev. Marcos e o missionário Albano e Elka. Foi muito bom chegar e ver a equipe reunida para nossa recepção.

De lá fomos para a fundação Presbiteriana Albanesa e por lá ficamos durante uma semana e dois dias. Foram dias agradáveis para conhecer o país e com toda a família, poder caminhar, relacionar e ter as primeiras impressões sobre uma nação muçulmana. Durante estes dias a Sarah adoeceu, mas, com muita graça divina logo estava recuperada. O cansaço maior ficou por conta do calor e do ajuste ao fuso horário. Nosso tempo na Albânia será curto e o objetivo não é nada mais, nada menos do que aprender bem o idioma para que no ano de 2018 estejamos já residindo no Kosovo.

Após estes primeiros dias, fomos então para nosso apartamento que fica em um complexo chamado Vizion Plus. Amamos o apartamento, o complexo e o ambiente familiar que o cerca. Próximo de nosso apartamento tem de tudo. Nosso apartamento possui toda a mobília como pedimos(evitando, maiores gastos para a entrada). As crianças amaram ter outras crianças e aqui há muitas crianças para brincar.

Chegamos durante o Ramadã. Por conta do jejum muçulmano o clima fica tenso em toda a cidade. Há aqueles muçulmanos que não obedecem os ritos do jejum e aqueles que obedecem e vão sempre a mesquita. Era impressionante como no fim da tarde, próximo ao sol se pôr, as famílias iam para as ruas, nos cafés e restaurantes, se assentavam e logo que o último fio de sol no horizonte sumia, começavam a comer. A primeira pergunta feita a nós e para as crianças nas ruas é: O que você é? Muçulmano ou Cristão? Em um desses dias o Lucca jogava bola com as crianças e em uma pausa para respirar lhe perguntaram. Você é Cristão ou muçulmano? E ele respondeu: Sou Cristão. Um outro menino então ficou muito feliz porque entre tantos que jogavam bola ele era o único Cristão. E dizia: meu primeiro amigo Cristão.

A chegada foi assim. Horas de aperto por ainda não saber o idioma e momento de risos por encontrarmos situações tão bacanas. As comidas diferentes, mas em geral gostosas, os temperos que tratam de dar sabor e aroma perfumando o ambiente. A nação das Águias como a Albânia é conhecida tem uma forte rixa entre o norte e o sul. O povo do sul é tido como mais culto e o do norte como um povo mais inculto. Como nenhuma cultura está livre das consequências do pecado, aqui não é diferente, temos muitas rixas familiares, pornografia, disputas religiosas, preconceito racial, miséria e depravações de todos os tipos. A cada dia o Senhor nos deixa claro que nossa missão é o plantio de igrejas em meio a este povo que possui uma necessidade de transformação geral, desde amparo social, até a transformação de vidas pelo poder do evangelho.

O que temos feito até então? Além das relações de contato e amizade com o povo. Este primeiro momento é de muita observação. Outra coisa importante tem sido o trabalho junto a Igreja Presbiteriana já existente em Tirana, onde preguei por duas vezes neste mês. Também temos feito culto no lar. Tudo em parceria com a equipe que aqui está.

Obrigado por sua parceria em contribuição e oração para conosco.

Agradecemos a Deus:
- Por nossa chegada em segurança.
- Pela provisão financeira e emocional neste tempo.
- Por termos familiares, amigos, irmãos e igrejas que estão conosco neste tempo.

Pedimos a Deus:
- Sabedoria para aprender o idioma. Estamos a pleno vapor no curso intensivo e necessitamos de muito empenho e graça divina para tantas informações.
- Pelo povo cigano que sofre com o descaso e sobrevivem do lixo produzido na cidade. As suas crianças ficam de lado nas brincadeiras e quase todos os olham com indiferença. Confesso que isto tem me incomodado e necessitamos fazer algo.
- Um carro para nosso trabalho. Iremos começar as incursões ao Kosovo e o carro nos dará maior mobilidade e acesso a lugares mais remotos. Temos visto valores e neste momento ainda não tivemos as condições para a compra. Pedimos a Deus sua provisão para este fim.

Que o Senhor nos abençoe no cumprir da comissão. Vamos juntos na proclamação do evangelho para o leste-europeu.

No amor de Cristo
Rev. Gustavo, Sarah, Lucca e Isabelly Custódio

Contatos: +355 69 7027633 Gustavo; +355 69 7027634 Sarah (Whatsapp)
Email: prgustavocustodio@gmail.com
Grupo no Facebook: Projeto Newborn.

Comentários