Rev. Gerson e Marília Troquez (Senegal) – 14/10/2017


“...Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.” Mc 25:40

 

“Semeando para o futuro”

Semeando para o futuro é uma das frentes de atividades missionárias de nosso Projeto Dignidade. Desde que chegamos neste país, há 9 anos, temos nos inquietado com a realidade das crianças.

Muitas delas, conhecidas como “talibês” = discípulos do Alcorão, vivem nas ruas em situações precárias, sofrendo todo tipo de abuso inerente à esta condição. Para estes pequeninos, o único estudo autorizado é a memorização em Árabe (uma língua que desconhecem) do “livro sagrado”. A estes, temos procurado lançar sementes do Evangelho e demonstrar o amor de Jesus através de pequenos gestos, pois é proibida uma aproximação mais incisiva.

Outro grupo de crianças são as que vivem nas aldeias – estão em família, mas devido à falta de recursos financeiros, não conseguem ter acesso ao ensino escolar, sendo muitas delas enviadas para integrarem a primeira condição que relatamos.

Há três anos, Deus colocou em nosso coração o desejo de nos envolvermos mais diretamente na formação destes pequeninos para que, ao crescerem, tenham oportunidade de ter uma vida diferente e influenciar a sociedade. A partir daí surgiu “Semeando para o futuro”, que consiste em algumas ações que permitam às crianças com as quais temos contato, ingressarem na vida escolar.

Desde então, estas têm se desenvolvido de duas formas:

  1. Adoção Escolar – destinada a filhos de obreiros africanos que atuam na evangelização desta nação. Com um valor médio de R$120,00 podemos participar mensalmente na vida escolar destas crianças, que podem assim frequentar escolas cristãs de melhor qualidade, pois as públicas são majoritariamente de orientação muçulmana. Uma vez efetivada a adoção, os pais podem aliviar as despesas mensais e dedicar mais tempo à expansão do Reino neste país. Graças a Deus já temos 10 crianças apadrinhadas neste programa;
  2. Doação de Materiais Escolares – O ano letivo terá início no próximo mês, portanto esta é uma época de grandes desafios para as famílias senegalesas, sobretudo aquelas que habitam nas aldeias, porque a colheita ainda não foi feita, os alimentos colhidos do ano passado para muitos já se acabaram, e além disso tem as despesas escolares das crianças. É neste momento, que muitos pais decidem não dar continuidade na vida escolar de seus filhos devido à falta de recursos.  Alguns os enviam para as escolas corânicas, como descrito acima, e outros simplesmente optam por deixá-los sem instrução formal. Diante desta realidade, gostaríamos de mais uma vez estender os braços de nosso ministério para atender o maior número de famílias possível, nas aldeias que trabalhamos, através da doação dos materiais escolares para que as crianças possam iniciar o ano escolar 2017. Para tanto, há um alto investimento a ser feito, mas que com certeza vale a pena, pois tem sido uma forma de demonstrarmos as mudanças que acontecem quando o Reino de Deus chega em uma comunidade. Sendo assim, compartilhamos esses desafios para que, sendo direção de Deus em sua vida, esteja se envolvendo conosco nesta ação de semear para o futuro das crianças senegalesas. O valor de materiais de cada criança é: R$50,00 (inclui material escolar básico e taxas para saque no exterior). Temos, em média, 800 crianças pleiteando o ano escolar nas aldeias que trabalhamos. Nossa meta é abençoar o maior número possível delas e para tanto, contamos com sua participação.

O que vislumbramos para o futuro são crianças podendo ler e escrever, assim tendo acesso à leitura da Palavra de Deus e, uma vez transformado pelo seu poder, tornem-se cidadãos que influenciarão a vida espiritual e social da nação senegalesa.

Se entender que poderá dizer SIM a este desafio, por favor entre em contato conosco.

Em Cristo,

 

Gerson e Marília

Comentários