Rev. Everton Pita e Nayra (Espanha) 6/02/2018


 

Queridos irmãos em Cristo,

 

“Jehová, tú eres mi Dios; te exaltaré, alabaré tu nombre, porque has hecho maravillas; tus consejos

antiguos son verdad y firmeza.” Isaías 25:1

 

É sempre um enorme prazer escrever aos irmãos, compartilhando o quanto Deus tem feito em nosso meio que, por certo, são infinitas as suas maravilhas e muito mais do que realmente merecemos. Deus é bondoso e cheio de misericórdia, louvado seja o Seu nome.

1. FAMÍLIA

O nosso netinho, Daniel, completou três de meses no último dia 25 de janeiro e agora está com quase 8 kg. Estamos felizes pela experiência de sermos avôs, disfrutando de um amor especial que nos renova todas as vezes que o temos nos braços. Agradecemos a Deus por sua vida e oramos ao Pai que ele cresça nos Seus caminhos.

No dia 25 de dezembro, tive o privilégio de batizar o Daniel em presença de toda a família e igreja. Momento sublime
e de grande emoção. Experiência única!

O Alejandro e a Ruth estão trabalhando conosco e têm sido de uma enorme ajuda. Eles são jovens e ativos e, sobretudo, admirados e queridos por toda a igreja, atuando em várias áreas: como os adolescentes e jovens, escola dominical, visitas, louvor congregacional, pregações, liturgia e estudos bíblicos. Deus realmente preparou os dois e nos deu esse presente que tanto amamos e que são de uma instrumentalidade linda nas mãos de Deus.

O nosso filho Leandro continua em Madri, terminando o seu mestrado em arquitetura na Universidade Politécnica, e, por sinal, com notas encantadoras. Tem dado tudo certo com o tema de dinheiro e temos visto o cuidado de Deus com a sua vida. Leandro é um filho de ouro, consagrado e dedicado a Deus e o Senhor tem honrado a sua vida de uma maneira impressionante. Aqui em Sevilha, sentimos enormemente a sua falta, porém chegou o seu momento de ir à luta. Temos orado a Deus primeiramente, por um estágio que seja remunerado e depois um trabalho que lhe ajude a organizar a sua vida.

DATAS ESPECIAIS

No último dia 14 de janeiro, comemorei 31 anos de ordenaçao. Sou um privilegiado por fazer o que faço e por estar no centro da vontade do Pai, bem como ter uma companheira idônea, amiga, esposa e profundamente competente e comprometida com a Palavra de Deus. Nayra está trabalhando comigo desde o tempo do seminário, (de 1983 a 1986) e a cada dia nos sentimos mais realizados e com vontade de seguir servindo a Deus.

   

No dia 31 de janeiro, Nayra e eu comemoramos 24 anos de campo missionário. Foi um passo divino que a cada dia nos ensina a dependermos do Pai e que nos leva à Sua presença. Ao longo de todos estes anos alguns mantenedores tiveram que cancelar a parceria, porém Deus nunca nos deixou passar necessidades. Os nossos filhos sempre tiveram o necessário e as suas palavras textuais são: “somos muito abençoados por Deus”. Os dois nasceram e cresceram na igreja e hoje permanecem firmes, apesar de nos terem visto sofrer com os problemas do ministério, mas isso não os afastou do Senhor, ao contrário. Deus é muito bom, louvado seja o Seu nome.

Foi exatamente às 19 horas do dia 31 de janeiro de 1994, que chegamos na cidade de Concepción, Paraguai, com duas crianças, uma de 5 anos e a outra de 3. Que grande desafio, pois não sabíamos corretamente o idioma e as 4 Igrejas do campo missionário estavam a anos sem pastor, mas os missionários que ali estavam eram dedicados e consagrados a Deus de tal forma que a nossa adaptação não foi tão dolorosa como parecia ser.

Hoje, estando em Sevilha a 15 anos, podemos olhar toda uma trajetória e louvar ao Senhor por Seu cuidado, paciência e fidelidade que nos leva a enfrentar as lutas do ministério com a certeza plena de que Ele está conosco e que não nos desampara nunca. Deus é fiel! Ficamos emocionados quando nos lembramos de tudo isso e o nosso coração se enche de gratidão.

A APMT e os nossos mantenedores formam parte ativa e preciosa da nossa vida. A APMT nunca nos deixou na mão em nenhum momento e sempre esteve atuando com elegância, compromisso e respeito. Obrigado queridos da diretoria e do escritório, por serem o que são. Obrigado também aos mantenedores, que na verdade são mais que isso, pois são companheiros de jornada, de desafios, de ministério. Não nos sentimos sozinhos no campo missionário, pois sabemos que em qualquer momento receberemos uma carta, um e-mail, uma mensagem, uma ligação, um aviso do correio com um presente de livro e até mesmo ofertas extras, porque não dizer? Temos a todos vocês no coração e no pensamento e saibam que a cada dia oramos por todos para que o Pai os abençoe e os guarde sempre em Seu amor e firmes no Seu propósito.

2. IGREJA

1. Depois da compra do local da igreja, estamos aos poucos fazendo algumas mudanças necessárias. Atualmente a fachada está assim (foto), com o nome, o quadro com os horários e a caixa de correio que é obrigatória a sua instalação. Interiormente, ainda falta bastante, porém o espaço interno é realmente encantador e todos estamos enormemente agradecidos a Deus por nos conceder algo tão elegante, prático, central, onde as pessoas circulam

com muita frequência, por tanto é um local visível e, agora, mais atraente ainda. Vale a pena mencionar que faltam várias adaptações internas e muito necessárias, como por exemplo: o púlpito e uma cozinha pequena. Já estamos pensando em um projeto, sob a direção do nosso filho Leandro (arquiteto), para despois buscarmos os recursos para a obra. O melhor de tudo é que podemos fazer as coisas com calma e com tranquilidade, considerando que tudo que colocarmos ali dentro é um investimento.

Para finalizar a documentação do local, tivemos que dar outros passos, como por exemplo:

O seguro obrigatório do imóvel. Y descobrimos:

❖ Que as entidades sem fins de lucro não pagam o IBI (Imposto de bens e imóveis) – graças a Deus já estamos livres disso e tudo resolvido e documentado.

❖ Que as entidades religiosas têm uma bonificação de 90 % na taxa de limpeza urbana, por tanto pagaremos apenas 10%, a cada três meses.

   

Lembramos que a escritura definitiva do imóvel e o seu registro de propriedade na Prefeitura de Sevilha está todo concluído e uma cópia dessa documentação foi enviada à APMT e também entregue oficialmente ao Sínodo Nacional da Igreja Evangélica Presbiteriana da Espanha em sua última reunião ordinária de dezembro. Os originais estão na Igreja de Sevilha.

2. No final de dezembro fomos convidados pela diretora de uma residência de idosos para uma atividade natalina e, aproveitando a oportunidade levamos um grupo para cantar músicas de natal e apresentar parte de uma cantata. Apresentamos Cristo como o melhor presente e algumas vidas se converteram. A diretora que participou do programa nos convidou para darmos assistência ao centro pelo menos a cada 15 dias, onde poderíamos fazer um culto e atividades manuais os residentes.

Vejam a felicidade desses queridos por nos receberem.

3. O mês de dezembro também foi marcado pela alegria e por várias atividades especiais como por exemplo o aniversário de Sarah. Sarah é uma jovem, filha de uma família de Joao Pessoa, cujo pai, Bartolomeu, veio fazer um pós- doutorado na Universidade. Os quatro membros da família participaram ativamente dos cultos e isso nos marcou a todos de uma maneira impressionante a ponto de depois de vários

anos que havíamos retornado ao Brasil, o sonho de Sarah era voltar à Sevilha e igreja, para agradecer a Deus e aqui comemorar os seus 15 anos em um culto de ação de graças. E assim

aconteceu como ela queria, onde foi preparado algo simples, porém com carinho que ela merece. A família veio acompanhada de 11 paraibanos. Foi algo encantador!

4. Não podia faltar em dezembro o jantar de natal e como podem observar na foto, foi uma reunião muito participativa e estiveram mais de 60 pessoas presentes, entre irmãos e amigos que nos honraram com a sua presença.  

Aparte de tudo isso:

Seguimos com a reuniao de oraçao nas terças-feiras e os estudos bíblicos na quinta-feira.
Seguimos com as visitas pastorais e aconselhamento.
A Escola Dominical está sendo organizada, mas ainda não começamos com todos, salvo com as crianças e os adolescentes.
No primeiro domingo de janeiro tivemos a asambléia ordinaria e foi votado o orçamento e apresentados os projetos para o novo ano.
Estamos ensinando à greja a assumir os seus obreiros, processo que é lento porque somos poucos e a receita mensal ainda é pequena, porém começaremos agora em fevereiro a pagar o INSS do Pr. Alejandro, filho e obreiro da Igreja, motivo mais que justificado para dar este apoio econômico ao jovem pastor.

ALGUNS MOTIVOS DE ORAÇAO

  ❖  Saúde de Everton – Tem sido complicado, porém sigo firme na graça de Deus. 


  ❖  Viagem ao Brasil em julho e agosto deste ano – a viagem está marcada para o dia 10 de julho 
com retorno previsto para o dia 02 de setembro. 


  ❖  Calendario de visitas às igrejas. Passaremos pouco tempo no Brasil e vamos ter que limitar 
as visitas para dar TOTAL prioridade às igrejas parceiras. Os compromissos ministeriais com a Igreja nos limita o tempo no Brasil e, por isso, pedimos aos amados que nos digam se vao poder nos receber e que sugiram uma data de visita que poderia ser também no meio de semana. Tentaremos fazer o calendario da melhor forma possível, com a graça de Deus. 


  ❖  Pelo menos mais dois novos mantenedores que dem apoio econômico ao Pr. Alejandro e a Ruth, até que eles consigam a manutençao daqui mesmo. 


  ❖  Alguns projetos da Igreja:

  • 2o Acampamento de verao (será nos dis 4 a 7 de julho). 

  • Inicio do trabalho com os idosos. 

  • Abertura de um ponto de missao. 

  • Oficiais da igreja. 

  • Palestras especiais para a familia, para os jovens e adolescentes. 

  • Cursos de manualidades com as mulheres. 

  • Trabalho de evangelizaçao. 
Queridos, muito obrigado por tudo. Recebam o nosso forte e saudoso abraço e que Deus os abençoe ricamente. Com carinho. 
Pr. Everton e Nayra. 


          

 

Comentários