Rev. Elnatan Viana e Cenira (Bolivia) 01/08/2018


“Bendize oh minh’alma, ao Senhor, e não te esqueças de nem um só dos Seus benefícios” (Sl 103.2)

 

Estamos há 4 meses em Cochabamba, e ao longo, não só destes meses, mas de toda nossa vida, não podemos nos esquecer de cada um dos benefícios do Senhor. Nosso coração se enche de alegria e gratidão a Deus, passando pelos vales, passando pelas monta- nhas. Na realidade tudo passa, não é mesmo? Estamos vivendo tempos difíceis e delicados, porém não podemos deixar de trazer a memoria os benefícios do Senhor e Seu amor nos guiando e cuidando e bendize-lo em nosso viver diário; faz toda diferença!

Escola Bíblica Dominical

Começamos nossa EBD desde junho. Uma irmã da Igreja ofertou duas mesas e 8 cadeiras para as crianças. É sempre uma festa de alegria para as crianças, para as mães e para nós e especialmente para o Senhor.

Louvado seja o nome do Senhor!!!

Novo Local

Seguimos nos reunindo com o grupo remanescente da Igreja Presbiteriana em Quillacollo. Alugamos um novo local com duas salas, uma para adultos e outra para crianças, uma cozinha e um grande quintal. O fato de termos um local para a igreja, já nos permite utilizar outros dias da semana, para discipulado, convívio, crescimento, interação entre os membros.

Reforço de obreiros

Esteve conosco durante 25 dias a Kelly, uma jovem de uma Igreja Presbiteriana de Ebenézer de BH. Veio conhecer o campo e está se preparando, fazendo curso de missões pela APMT.

Tudo se confirmando, a Kelly deverá se juntar a nós a partir de fevereiro de 2018.

Estamos muitos contentes por este reforço para nossa equipe ministerial aqui na Bolívia. Estamos com o coração em expectativa pelo que Deus fará.

Olhando para o futuro

Devemos aprender com o
Apóstolo Paulo, que sempre
tinha a visão de preparar obreiros para dar continuidade ao trabalho missionário por
ele iniciado em cada lugar por onde passava. Diante das adversidades que encontramos quando chegamos, estávamos tristes e perguntando, depois de 30 anos de trabalho de nossos antecessores, onde estão os resultados? Encontramos uma igreja fechada, os membros dispersos, um caos. Foi então que conhecemos o Pr. Rene Morales, pastoreando uma pequena congregação Presbiteriana de Franz Barrios, em Quillacollo, por 10 anos, trabalhando secularmente e dando tempo parcial ao ministério. De quatro pastores bolivianos ordenados pela igreja Presbiteriana, somente ele e outro pastor mais permaneceram (o outro pastor, Guillermo, pastoreia uma igreja Presbiteriana Coreana).

Convidamos o Pr. René para orar juntos e assim tem sido semanalmente. Ele é casado com Marisol e tem duas filhas, Valéria com 18 anos e Mariane com 12 anos. O Pr. Rene tem um coração disposto e sincero diante de Deus e cremos que devemos estar bem perto dele e sua família, que estão completamente sozinhos e abandonados no meio de uma situação caótica da Igreja neste momento.

Reabertura da Igreja

Como já informamos anteriormente, a Igreja em Villa Moderna estava fechada a mais de 5 anos. Um dos
4 pastores da Igreja Presbiteriana na Bolívia, fechou as portas da igreja, mora na casa pastoral e nos proibiu de entrar e por todos estes anos esteve manipulando a liderança. Com a nossa chegada e aproximação com o Pr. Rene, conseguimos ganhar sua confiança e dar alguns passos significativos em direção a reorganização da Igreja em Cochabamba. Estamos muito animados e cremos que vamos conseguir avançar em muitos pontos, inclusive na reabertura da Igreja em Quillacollo. Louvado seja o Senhor!

NOSSA GRATIDÃO

Queridos, entendemos que a missão é de todos nós, os que vão, os que oram, os que contribuem. Diante do Senhor somos trabalhadores da Seara e não há ninguém melhor que o outro, cada um deve ser fiel naquilo que o Senhor chamou. Por isso, dividimos com todos nossos parceiros os frutos de nosso trabalho, nossas alegrias, também nossas tristezas, lutas, necessidades e muito obrigado por poder contar com todos. Que o Senhor do Reino possa abençoa-los em tudo.

Fazemos das palavras do Apóstolo Paulo as nossas, quando escreveu para os Filipenses na sua carta, nos versículos 4.18-20, Somos agradecidos “...o que veio da vossa parte me foi enviado, como cheiro suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus. Ora, a nosso Deus e Pai seja dada glória pelos séculos dos séculos. Amém.

MOTIVOS DE INTERCESSÃO

  1. Pelos irmãos da Igreja em Villa Moderna em Quillacollo. Que se fortaleçam e amem ao Se- nhor e Sua obra. 

  2. Pelo Pr. Rene e família, para que tenha força e recursos financeiros para seu sustento a fim de terem mais tempo para o ministério e prescin- dir do trabalho secular. 

  3. Necessitamos de um carro para termos mais autonomia no tempo de locomoção e realização de visitas, cultos, reuniões. 

  4. Pelo retorno ao local da Igreja, ainda está fechada por questões pessoais do antigo pastor. 

  5. Pela reunião da mesa administrativa da IPBOL, que deverá acontecer no dia 05/09/18, que nos possibilitará tratar da questão da reabertura da igreja e outras questões pendentes. Necessitamos graça e sabedoria para tratar os temas expostos. 

  6. Pelo Pr. Bóris e família, que mora na casa pastoral e não exerce mais função pastoral e tem sido o pivô de todos os problemas enfrentados até então. Pedirmos por graça e misericórdia de Deus e que possa ser restaurado em todas as áreas de sua vida.

MOTIVOS DE GRATIDÃO

Temos tantos motivos para dar graças ao Senhor:

  1. A saúde da Cenira restaurada 

  2. A EBD implementada 

  3. Os cultos dominicais acontecendo com regularidade 

  4. Os irmãos, pouco a pouco recebendo o ânimo e desejo de congregar, depois de 5 anos dispersos. 

  5. O tempo de oração e comunhão com o Pr. Rene e sua esposa Marisol. 

  6. O início do discipulado na igreja devagar, mas avançando pouco a pouco. 

  7. Por nossos filhos estarem bem no Brasil e nossas noras e netinha Olívia, que nascerá em outubro, pela graça de Deus. 

  8. Pelo apoio fiel de nossos parceiros, irmãos e igrejas que tem nos apoiado financeiramente e em oração. 


O que nos falta para cobrir a defasagem referente a desvalorização do Real frente ao dólar, o Senhor tem levantado irmãos que nos mandam ofertas esporádicas. Somos gratos ao Senhor e a estes irmãos . 


Bendizemos ao Senhor e a seu Santo Nome ! 


NOSSO MAIOR DESAFIO

Todos os que somos chamados cristãos, temos uma missão. Jesus nos entregou o seu Reino e nos confiou a tarefa de faze-lo conhecido em todas as nações da terra. Portanto o não fazelo significa desobediência.

Amados, que possamos cumprir o propósito para o qual o Senhor nos chamou, e naquele dia possamos escutar, “servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei, entra no gozo do teu Senhor ̈.

Sigamos perseverantes e firmes onde o Senhor nos chamou.

A Ele seja a Honra a Glória e o Poder,

 

Rev. Elnatan Viana e Cenira

 

 

Comentários