Rev. Augusto Liza e Martha (Peru) 05/07/17


Estamos em casa!

"Damos-te graças, ó Deus, damos-te graças, pois perto está o teu nome; todos falam dos teus feitos maravilhosos." Salmos 75:1

Poder dizer "estamos em casa" é algo que se revestiu de uma maior importância para nós, pois desde que saímos do Brasil, o que sentimos mais falta foi de nos sentir em casa. Primeiramente ficamos 1 mês presos em Lima por desastres naturais nas estradas, depois, chegando em Huancayo, iniciamos a busca de um local para vivermos. Graças a Deus conseguimos um apartamento ensolarado e muito agradável. Em seguida, veio a fase de tornar este apartamento em um local acolhedor para recebermos as pessoas, com as quais queremos formar um grupo de estudo bíblico. E agora, completando 3 meses que estamos aqui, finalmente podemos dizer "Estamos em Casa". E isto por si só já é motivo de grande alegria.

Mas enquanto executávamos a tarefa de montar a casa, também iniciamos muitos contatos e desenvolvemos algumas ações para levar a termo nosso objetivo de plantar uma Igreja Presbiteriana em Huancayo. E é isto que vamos contar agora para vocês.

 

Deus é bom! Relacionamentos!

Recomeçar a vida em um outro país não é uma tarefa fácil, em especial no que diz respeito a estarmos distantes de nossa família e amigos. Sabemos que alguns de nossos parceiros de oração estavam orando por este motivo, e nosso Deus atendeu as suas orações. Encontramos em Huancayo David e Susi Baltazar, dois irmãos que estudaram no curso de Teologia do Seminário em Lima com Augusto em sua juventude. David é pastor de uma igreja independente, contudo de corte reformado, e juntamente com sua família tem sido a nossa família em Huancayo, e tem nos ajudado muito na adaptação à nova cidade/país. Louvamos a Deus pela vida e amizade destes irmãos!

 

Relacionando-nos com as Igrejas Locais.

Conhecemos e participamos de alguns cultos da Igreja  do Pr. David Baltazar, onde Augusto teve a oportunidade de pregar.
Outro amigo do tempo de Seminário de Augusto é o Pr. Eloy Rojas, presidente do Presbitério da Igreja Peruana em Huancayo e Pastor de uma Igreja Peruana em Huancayo, onde Augusto teve a oportunidade de pregar. Através do Pr. Eloy, Augusto conheceu e se tornou participante da Fraternidade dos Pastores de Huancayo; que é uma organização de pastores de várias igrejas evangélicas que tem como objetivo desenvolver atividades em colaboração entre evangélicos e apoiarem-se na expansão do Reino.

 

Site da IEPRP Huancayo

Como parte da estratégia de encontrarmos os irmãos presbiterianos que estão residindo em Huancayo, para a formação do Grupo Base, criamos um site e um perfil no Facebook da Igreja que será plantada. Seguem os links abaixo:
https://ieprphuancayo.wixsite.com/meusite
https://www.facebook.com/IEPRPHuancayo/

 

Parceria com Cyber School  -  Estratégia de Evangelização
No período que estávamos em Lima, fizemos contato com o  o Projeto One Hope, La Palabra de Dios a Cada Niño, que é um projeto que fornece gratuitamente material impresso para desenvolvimento de evangelização e discipulado com crianças, adolescentes e jovens.
Após estudarmos e analisarmos o conteúdo dos materiais, no início do mês de Junho, fomos a Cyber School, uma Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, apresentar uma proposta de trabalho com as crianças. Tínhamos em mente apresentar os valores cristãos para as crianças e alcançar as famílias das mesmas para evangelização. Para nossa surpresa, o Diretor e dono da instituição era um irmão em Cristo, da Igreja Peruana e a Escola já possuía um programa de educação cristã.
No entanto, ao ouvir que nosso objetivo era alcançar as famílias, o irmão David Mandujano, abriu totalmente a instituição para nós e nos propôs um trabalho de aconselhamento familiar. Este irmão também nos falou que estava orando para que Deus enviasse um Pastor para trabalhar com as famílias da Escola. Mais uma vez nos lembramos das palavras do Presbítero Azor, e nos sentimos gratos a Deus pelo privilégio de sermos resposta de oração deste irmão.
A partir do mês de Julho teremos uma sala no prédio da escola para atendermos as famílias, e temos o compromisso de estarmos disponíveis na Escola durante 1 manhã e 1 tarde por semana. As famílias  que aceitarem o trabalho de aconselhamento serão encaminhadas pelo Orientador Educacional e pela Psicóloga da escola.
Estamos entusiasmados com esta oportunidade de aproximação e evangelização de famílias huancaynas e louvamos a Deus pela forma maravilhosa que Ele tem movido corações e mentes levantando a sua Igreja em Huancayo.
Por ocasião do Dia dos Pais aqui do Peru, 3º Domingo de Junho, o Diretor da Escola convidou Augusto para levar uma mensagem para os pais. Na oportunidade Augusto falou para cerca de 300 famílias, que foram divididas em 9 reuniões. Foi uma oportunidade muito boa de termos contato com as famílias da Escola. Nestas reuniões 2 casais "desigrejados" mostraram interesse em participar da Plantação da Igreja. Louvado seja o nosso Deus!

 

Buscando o Grupo Base

Sabíamos que em Huancayo havia irmãos presbiterianos, vindos de outras regiões do Peru, que gostariam de fazer parte de uma Igreja Presbiteriana, mas não tínhamos a localização destes irmãos aqui em Huancayo. E agora, como encontrá-los?  
Através do Pr. Davi, conhecemos o o Pr. Vitoriano Mendonza Machaca, pastor de uma Igreja da Assembleia de Deus que nos ajudou com o contato com a Rádio Harmonia. Conhecemos também ao Pr. Luciano Grijalba. que tem dado o nosso contato a irmãos que desejam participar do Projeto de Plantação de uma Igreja Presbiteriana em Huancayo. Um destes irmãos é o Sr. Amâncio, que ao se reunir conosco e ouvir sobre a Igreja que queremos plantar nos disse que estava orando para que Deus enviasse um pastor presbiteriano a Huancayo para plantar uma Igreja Presbiteriana.
Imediatamente nos lembramos das palavras do Presbítero Azor, que no nosso culto de envio disse: "Cada missionário que é enviado ao campo é resposta da oração.de alguém, que estava orando para que Deus o enviasse." Nosso coração exulta de alegria e gratidão a Deus, porque não podemos imaginar um privilégio maior do que ser a resposta da oração de um irmão. Louvamos a Deus por nos escolher para ser parte de Sua obra em Huancayo.

 

Na Rádio Harmonia
O Pr. Vitoriano nos apresentou ao  Diretor da Rádio Harmonia, rádio Batista, Pr. Antenor Rojas. Nesta rádio, no dia 03 de Junho de 2017 Augusto iniciou um Programa de meia hora, com mensagens em quéchua. O programa vai ao ar duas vezes por semana, e tem como objetivo alcançar aos irmãos huancavelicanos e ayacuchanos quéchuas falantes, que vieram viver na cidade de Huancayo onde não encontraram uma Igreja presbiteriana para se congregarem, bem como a quéchuas falantes que ainda não se renderam do Senhorio de Cristo.
Através deste programa 3 irmãos nos contataram e expressaram o seu desejo de participar da Plantação da Igreja com suas famílias. Louvamos a Deus pela vida destes irmãos e por Sua providência ao levantar a sua Igreja em Huancayo.

 

Assembleia Geral da Igreja Presbiteriana do Peru

De 21 a 24 de Junho foi realizada em Lima a Assembleia Geral da Igreja Presbiteriana e Reformada do Peru. Augusto foi convidado pelo Pr. Solano, até então Presidente do Supremo Concílio desta Igreja, para se apresentar como Missionário da APMT enviado para a plantação da Igreja Presbiteriana e Reformada do Peru em Huancayo.
Na ocasião, o Projeto de Plantação foi recebido com entusiasmo pela Assembleia que há muito desejava ter uma Igreja na cidade de Hunacayo, por estar em uma posição estratégica entre serra e selva peruana. E este é mais um motivo de darmos Graças ao nosso Deus por seu Providência e Cuidado.

 

O Mover de Deus nos Andes
Para irmos de Huancayo a Lima temos que atravessar os Andes. A estrada é cansativa por ser de mão dupla e ter um grande tráfego de caminhões. Na travessia chegamos a quase 5 mil metros de altura. Para Augusto é tranquilo, mas eu ainda sinto um certo incômodo. Contudo, a obra da criação de Deus pode ser vista de forma magnífica
Mas o mais admirável é ver o mover de Deus em nossas vidas e na plantação da Igreja aqui em Huancayo. Tínhamos plano, estratégias, e pensávamos em começar um grupo de estudos bíblicos talvez ao final deste ano. Mas Deus tinha outro cronograma, e tem movido pessoas e aberto portas para a realização desta obra.
Começamos a receber as famílias em nossa casa, orando com elas e estreitando laços. Muito em breve faremos a 1ª reunião do grupo de discipulado que será o Grupo Base para a plantação da Iglesia Evangélica y Reformada del Perú en Huancayo.

Estas são as notícias que temos para vocês. Agradecemos a Deus pela vida de vocês, que tem intercedido por nós.

Grande abraço,

 

Augusto e Martha

 

Comentários