Rev. Antônio Xavier e Nete (Guiné Bissau) 20/08/2018


Queridos irmãos, graça e paz!

Pela graça e para glória de Deus estamos bem e desfrutando de uma boa saúde. Estes últimos meses foram bem intensos devido as muitas atividades.

Nete esteve atolada de trabalho com a escola, digitando provas, tratando documentos, organizando o fim do ano letivo e ainda dando suporte a consultoria e cozinhado para toda equipe. Foi bem puxado para ela, mas como sempre ela deu conta de tudo com maestria. O que a tem cansado, por vezes são as crises  de fibromialgia, mesmo com a medicação diária.

Alex está indo bem na escola, com um excelente resultado. Ele teve férias escolares no mês de junho e esteve todo tempo na aldeia, voltou a se relacionar com os amiguinhos que estão mais crescidos e pararam de brigar tanto. Algo interessante é que começou a gostar de jogar futebol, mas acha uma chatice assistir jogo.

Eu estava meio desanimado com o trabalho e achando enfadonho. Mas em maio participei do encontro anual de missionários que trabalham com os SNK. Foi uma benção vê que o grupo tem crescido e que o número de crentes SNK também o que me proporcionou ânimo e renovo. Outro fato que me deu uma levantada foi a colocação do nosso consultor de tradução; Ele enfatizou "a excelente qualidade do texto" o que nos permitiu fazermos tanto em tão pouco tempo. Então, vale a pena continuar...!

Pela providência de Deus estamos com as nossas necessidades supridas. Louvamos a Deus por cada parceiro que com fidelidade tem caminhado com a gente.

Por sua graça Deus tem renovado o nosso ânimo e forças para  continuarmos o trabalho a nós confiado. Estamos progredindo em todas as áreas. Sola Deo glória!

Nas Igrejas Presbiteriana de Pirada e Serração - Em Pirada - Continuamos acompanhando o pastor Aliu Embalo; ele está desenvolvendo um excelente ministério, especialmente com os muçulmanos da cidade.

O projeto por uma igreja sustentável já foi iniciado. Mês passado compramos e instalamos o freezer e o sistema fotovoltaico. Já estamos vendendo gelo e neste primeiro mês o pastor Aliu e família foi sustentado com este dinheiro. Estamos construindo um anexo para instalação das maquinas de amendoim e milho, nossa expectativa é de que em outubro estejamos com tudo funcionando. 

Serração - Estamos investindo bastante tempo no fortalecimento dos irmãos e treinando a liderança local. Iniciamos um trabalho específico com as crianças aos domingos; tem sido uma bênção vê-las crescendo no conhecimento da Palavra de Deus.

Tradução da Bíblia - Trabalhamos bastante para deixamos prontos os textos que seriam verificados na consultoria. No inicio de julho recebemos nossos consultores em nossa aldeia onde foram aprovados para impressão: João, Filipenses e 1 Tessalonicenses. Nossos consultores destacaram a qualidade do texto e o desempenho dos nossos tradutores SNK. No total, temos aprovados para impressão e uso: Genesis, Mateus, Marcos, Lucas, João, Atos, Filipenses e 1 Tessalonicenses. Em novembro teremos outra consultoria e já estamos empenhados trabalhando nos textos que serão verificados. Em agosto teremos uma pausa no trabalho por conta da intensidade das chuvas e os nossos tradutores estarão dedicando-se ao plantio do milho e amendoim.

Nossos Projetos sociais  -Finalizamos o ano letivo em nossas escolas no dia 26 de junho com uma animada festa com mais de 70% dos nossos alunos. Louvamos a Deus pela vida e dedicação dos nossos professores, que não só passaram aos alunos o conhecimento, mas também testemunharam do Evangelho. Em setembro começaremos as matriculas e em outubro, o próximo ano letivo.

Na saúde - Estamos no período das chuvas, o que aumenta a procura por medicamentos e ajuda médica, por conta do alto índice de malária e febre tifóide. Infelizmente, este ano teremos muita dificuldade para levarmos os doentes em estado grave para o hospital por causa da dificuldade da  estrada, esta é uma das nossas principais preocupações. Precisamos que os governantes façam algo para a população de nossa região.

Motivos de gratidão:

  • Louvamos a Deus por sua boa mão sobre as nossas vidas, pela unidade da equipe missionária incluindo professores e tradutores;
  • O bom desenvolvimento das atividades de campo e pelo progresso dos nossos tradutores;
  • Pela disposição dos consultores da tradução da Bíblia que estiveram em nosso campo;
  • Pela vida do nosso parceiro o Pb. Adilson Vieira que completou os recursos que faltavam no projeto por uma igreja sustentável;
  • Pelo crescimentos da Igreja Presbiteriana em Guiné-Bissau;
  • Por nossos parceiros que se mantêm fiéis mesmo diante da crise econômica que o Brasil está enfrentando.

Motivos de oração:

  • Para que neste período de chuvas Deus preserve nossa saúde;
  • Para que o povo tenha uma boa colheita de amendoim e milho, são os produtos mais usados em nossa região;
  • Por sabedoria na administração do nosso tempo por conta das muitas atividades e dos recursos diante da alta do dólar;
  • Por paciência para enfrentarmos a estrada de acesso as igrejas e a cidade próxima; estamos gastando mais de uma hora em 25km;
  • Pelas atividades evangelísticas que teremos nos períodos das férias. 
  • Pelo bom desenvolvimento do projeto, crescimento da IPGB e pelo avanço da tradução da Bíblia na língua Snk.

 

Louvamos a Deus por contarmos com vocês na propagação do evangelho ao povo guineense. Que a benção do Senhor seja abundante sobre todos em Cristo Jesus, nosso Senhor e esperança.

Toni, Nete e Alex.

Comentários