Rev. Antônio Xavier e Luzinete (Guiné Bissau) 03/03/2017


Queridos parceiros de Missão, graça e paz!

É com muita alegria que escrevemos este informativo. Alegria por saber que podemos contar com os irmãos no avanço da Missão em Guiné-Bissau. Missão esta que nos foi dada por Jesus e que pode ser definida com as palavras de J. Andrew Kirk "A Missão já não é tida como a atividade da Igreja no estrangeiro ou em outra cultura. A fronteira da missão não é primeiramente geográfica, mas a de fé, convicção e compromisso." Sigamos pensando assim!

Estes dois últimos meses recebemos irmãos de diversos países que participaram em nossas atividades:

Igrejas - No mês de Janeiro realizamos na Igreja de Pirada o primeiro congresso de vocacionados da Igreja Presbiteriana da Guiné-Bissau. Foi uma iniciativa do Rev. Marcos Cesar, juntamente com uma equipe da Igreja Presbiteriana do Prado - Recife. Foram três dias ministrando a Palavra de Deus para nossa liderança nacional e despertando jovens para Missão. Contamos com presença de irmãos de todas as nossas igrejas.  

Tradução da Bíblia - Recebemos um curso de Paratext (software que usamos) visando capacitar os tradutores na utilização e solução de possíveis problemas apresentados pelo programa. Este curso foi ministrado pelo Mark Skinner, missionário inglês atuante no Senegal. Também tivemos a oportunidade de receber a visita dos representantes da Seed Company: missionários americanos atuantes na África do Sul, Moçambique e Brasil, acompanhados da liderança ITA (Instituto de Tradução e Alfabetização - Guiné Bissau). Nosso encontro foi enriquecido com uma reunião e almoço típico com os lideres de nossa aldeia. Uma benção!

Continuamos progredindo na Tradução: finalizamos a primeira fase do evangelho de João; e está pronto para verificação e consultoria. Iniciamos a tradução das cartas paulinas, e começamos com Filipenses. Nossos tradutores permanecem firmes no propósito de ver a Palavra de Deus na língua que lhes fala ao coração.

Evangelismo e ação social - Duas equipes atuaram conosco nestas áreas; uma foi a equipe ASN-Brasil (Agencia de Saúde para as Nações) que abençoou o povo de Serração, Pirada e Sintcha Sambel com consultas medicas e odontológicas. Muitos ficaram com um belo sorriso! A outra equipe veio da Romênia - médicos voluntários que abençoaram o povo Fula da aldeia de Sintcha Sama - eles cuidaram tanto do corpo como da alma. Todos os pacientes, no final da consulta, recebiam uma oração. Foi impactante!

Na educação - nossas escolas estão rendendo bons resultados. Nossos professores são comprometidos com a pregação e testemunho do Evangelho. Nossos alunos continuam recebendo o ensino bíblico diário. O excelente Nome de Cristo tem sido exaltado!   

Por fim, fomos abençoados com a visita do Rev. Sergio Nascimento, presidente da APMT, e do Executivo Rev. Marcos Agripino. Eles visitaram os projetos e pastorearam os missionários.

Família - graças a Deus estamos bem! Nete tem desfrutado da graça de Deus em relação a sua saúde. O Álex tem crescido alegre e saudável. É uma criança que contagia com seu sorriso e jeito de ser. Já eu, andei sentindo algumas dores e fui diagnosticado com excesso de gordura no fígado e pedras na vesícula, além de colesterol e triglicerídeos altos. Estou fazendo uma dieta que tem me ajudado bastante. Deus tem cuidado de nós!

Agradecemos a todos que estão conosco nesta gratificante missão de levar o precioso conhecimento do Nome Cristo. Continuemos firmes, independente de qualquer situação, e que nossa fronteira missionária seja Cristo. Amém!

Louvamos a Deus:

  • Pelos voluntários que recebemos e pela disposição de cada um deles em abençoar nosso povo;
  • Pela parceria com a Seed Company e ITA no trabalho de tradução da Bíblia;
  • Pela unidade e disposição de nossa equipe;
  • Pela preservação da saúde da Nete e Álex e restauração da minha saúde;  
  • Pela fidelidade dos nossos parceiros;
  •  Pela visita e cuidado da APMT para com nossa equipe.

Oramos a Deus:

  • Para que Deus revele sua graça aos seus em Guiné-Bissau;
  • Pelo desenvolvimento do país; melhores condições nas áreas da saúde, educação e infra-estrutura;
  • Pelo crescimento de nossas igrejas;
  • Pelos irmãos que se colocaram a disposição para o serviço do Senhor;
  • Por graça e sabedoria em nossas atividades no campo, que possamos aproveitar todas as oportunidades para testemunharmos o amor de Deus;
  • Para que minha saúde seja restaurada completamente. 

Em Cristo,

Toni, Nete e Álex.

Comentários