Mis. Shirley e Isaac Souza (Povos indigenas) 03/05/17


 

“porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6. 12)

Graça e paz queridos irmãos,

Os desafios de uma igreja emergente são muitos. O nosso consolo é que Deus está no controle. Por enquanto, nenhum A* toca violão, teclado ou coisa parecida. Assim, em nossa ausência, há certa carência de música nos cultos. Como estratégia para implementar melhor essa área de louvor, tivemos a ideia de promover um concurso de cantores todos os sábados. As três melhores performances ganham prêmios. No primeiro concurso tivemos 20 candidatos; no segundo, mais do que isso. Essa iniciativa foi bem acolhida pela igreja e pela comunidade A*. Dentro desse contexto musical, alguns jovens desejam aprender teclado. A etnomusicologia aqui, inclui somente instrumentos de sopro, que são tocados apenas em rituais tradicionais. Daí o interesse da igreja querer aproveitar outros tipos de instrumentos musicais.

Construção de varandas do templo

Somos muito gratos a Deus pela oferta que o Presbitério Metropolitano de Belo Horizonte doou para fazer as varandas da igreja na aldeia. Conseguimos comprar todo o material e levar um pedreiro de Altamira. O trabalho foi realizado com a ajuda dos As* e do Isaac. Agora o interior do templo está protegido das fortes chuvas e do ardente sol.

Estudos teológicos

Pela graça de Deus, os dois casais A* que estão no instituto bíblico estão muito bem em seus estudos. Um deles se forma este ano. O outro se forma no ano que vem. Esse último casal recebeu bolsa de estudos de um casal de missionários aposentados, amigos nossos. Há mais quatro casais desejosos de ir estudar teologia.

T*, sua família e a liderança da igreja

T* e sua esposa se formaram em teologia em dezembro passado e estão tomando conta da igreja A*, com a ajuda de um jovem rapaz que está se preparando para ir, com sua esposa, para o instituto bíblico, no próximo ano.

Visita dos H*

Recebemos o convite dos A* de outra aldeia para ir visita-los. Eles queriam ouvir a Palavra de Deus. Depois da exposição da Palavra, por nós e pelos H*, a comunidade solicitou que arranjássemos bolsa de estudo para dois casais daquela comunidade para ir ao instituto bíblico. Eles estão rogando por missionários permanentes em sua aldeia. Planejam a construção de um templo e de uma casa para os missionários.

A igreja do povo H* é uma igreja forte, já tendo o NT traduzido. Igual os W*, eles têm uma forte iniciativa missionária. Em abril passado, dois casais com duas moças desta etnia passaram três semanas na aldeia L*, dos A*. Um dos H* era pastor e o outro esteve em contato com os A*, realizado pela Funai em 1981. Foi um tempo de grande comunhão, principalmente durante o período de Páscoa, quando ocorreu grande festa cristã.

Freezer na aldeia

O mesmo grupo de irmãos que nos doou um sistema de energia solar completo, também doou recursos financeiros para a aquisição de um freezer, que levamos para a aldeia em março passado. Não foi possível realizar o seu transporte antes porque as águas do rio Iriri estavam muito baixas. Fomos muito abençoados por possuirmos esse eletrodoméstico, pois conseguimos estocar caça e pescado durante esse período de inverno amazônico, quando os referidos alimentos são mais raros.

Aulas e Tradução

Isaac deu aulas de princípios de tradução pela manhã, para um dos casais que quer ir para o instituto bíblico. A parte prática foi a tradução de um livrinho chamado “Jesus e eu”. Ele também deu aula para um grupo de adolescentes no início das tardes. E durante o início da noite para alguns adultos, quando não havia culto. Shirley trabalhou no término do primeiro rascunho de Lucas, revisou I e II Tessalonicenses, Jonas, Marcos e parte de Atos.

 

Pedidos de Oração:

  • Pelo casal de missionários aposentados que concedeu bolsa de estudos no Centro de Treinamento Bíblico Carlos Harrison—CTBCH ao casal A* M* e T*;
  • Pelo casal T* e T*, que estão dirigindo a igreja A* na aldeia;

  • Pelo casal que termina, este ano, o curso no CTBCH;

  • Pelo casal M* e T* (com filhinho), que está concluindo o primeiro semestre no CTB-CH;

  • Pelo casal Emu e Tjimuilem, que estão de volta na aldeia Laranjal. Infelizmente não deu certo para eles ficarem na aldeia H* por falta de recursos financeiros mensais. Eles querem ir para o CTBCH, em 2018. Tem mais 3 casais desejando o mesmo.

  • Pelos recursos financeiros necessários para o envio de 4 casais ao instituto bíblico em 2018;
  • Pela tradução da Palavra de Deus, precisamos de mais tradutores A*/U*;

  • Por nossa saúde física, emocional e espiritual;

  • Por moradia para nossa família em Brasília.

Louvor:

  • Pela liderança da igreja A*/U*, em forma de colegiado, que está sendo formada e fortalecida, já tomando decisões sobre o futuro da igreja;
  • Pela dedicação do casal T* e esposa na condução da igreja;

  • Pelo sustento parcial que um casal da Igreja Presbiteriana de Pinheiros, SP, está concedendo ao Pr. T*e família;

  • Pelo trabalho missionário que os pastores W* e H* estão fazendo entre os Arara;
  • Por nossas filhas, que estão bem. A Leisa está fazendo mestrado na Inglaterra e a Micla continua trabalhando na Embrapa;

  • Pelo freezer que alguns irmãos de nossa igreja nos doaram para usarmos na aldeia;

  • Pelo Presbitério Centro Metropolitano de BH, que doou verba para construção das varandas na Igreja A*.
  • Irmãos, muito obrigado pela parceria de vocês no ministério A*. O apoio e as orações de vocês são muito importantes para nós.

 

Shirley e Isaac, por Micla e Leisa

Nossos e-mails e contatos:

isaac_souza@wycliffe.org.br; shirley_souza@wycliffe.org,br

Telefones: 61-9-8168-8239 – Isaac (Tim) 61-9-8170-8730 – Shirley (Tim)

 

Comentários