Mis. Luciano Azevedo (Moçambique) 11/06/2018


“...antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Ef 4:15)

 

            Anualmente, a Igreja Presbiteriana de Moçambique define um tema, baseado numa passagem das Escrituras, sobre o qual seus membros refletem ao longo do ano. A passagem acima foi escolhida para 2018. Temos ouvido muitas (e boas!) pregações e estudos sobre o tema e temos sido edificados pelo Senhor. É bom ver a Igreja Presbiteriana nesse país buscando um crescimento que seja fundamentado nas Escrituras e não na vaidade e ganância humana como, infelizmente, temos visto em nossos dias!

            Tenho orado muito pelo crescimento de nossa igreja e convido aos irmãos a orarem comigo por esse nobre motivo. Há muitas preocupações quanto à nossa realidade atual e aos obstáculos que enfrentamos para “ser Igreja de Cristo” num contexto onde impera o pragmatismo religioso. Nesse sentido, gostaria de abrir essa carta de oração com alguns pedidos específicos nessa área:

  • Orem pela liderança da IPM, que Deus levante homens e mulheres salvos em Cristo e comprometidos com a verdade das Escrituras,
  • Orem por unidade no seio de nossa igreja! A pardir de Julho desse ano, começam as movimentações com vistas às eleições para a nova liderança da igreja, que ocorrerá em 2019. Esse período tende a ser turbulento e suscitar facções e politicagens no seio da igreja. Orem que um espírito de genuína fraternidade e piedade nos envolva nesse tempo de preparação para as eleições,
  • Orem por mais obreiros para cuidar do rebanho do Senhor em nossa igreja,
  • Orem por um crescimento no conhecimento do Senhor, de forma que estejamos protegidos dos “ventos de doutrina” que rondam nossa igreja.

Falecimento do Pr. Sangulane

            A IPB/APMT nos têm dado um importante apoio, ajudando no sustento de alguns obreiros moçambicanos no norte do país.         Em cartas anteriores, compartilhei sobre os quatro obreiros que recebem esse apoio, pedindo orações em favor do importante e difícil trabalho que realizam. Parte de meu novo projeto envolve algumas visitas a esses obreiros, embora, até o momento, não tenha sido possível realizar essas viagens. Entretanto, para nossa tristeza, perdemos um desses obreiros em Maio, o Pr. Fernando Sangulane, da Igreja Presbiteriana em Milange, na Província de Tete. Ele era responsável por um grande número de congregações no interior do país, às quais ele dava assistência pastoral, viajando longas distâncias de moto. Ao voltar de uma dessas viagens, ele sofreu um grave acidente com a moto e veio a falecer. Pedimos orações pela família e pelos crentes que estavam sob seus cuidados. Além da dor de perdermos um amigo e colega de ministério, também sofremos pela perda de um pastor que nos era muito precioso, numa região carente de obreiros.

Escola de Teologia do Khovo

            Estamos vivendo uma grande expectativa de começarmos a construção de nossas salas de teologia. Recebemos o primeiro depósito de uma oferta feita pela IPB/APMT para esse fim. Essa construção será de grande importância para que possamos atender melhor aos nossos alunos. Isso é algo por que esperávamos há muito tempo!    Peço vossas orações para que tudo corra bem com os trâmites da construção em si. Ore por honestidade na gestão dos fundos, que estará a cargo do departamento de administração da IPM, para que consigamos tirar o maior proveito possível dessa oferta.

            Em minha última carta, compartilhei sobre o constrangimento que tivemos com o afastamento de nosso diretor pedagógico. A igreja já nomeou outro pastor para esse trabalho, o Rev. João Nhanengue. Tem sido muito bom ver o entusiasmo desse pastor em conduzir a área acadêmica de nossa escola. Já fizemos muito progresso com o trabalho dele! Por exemplo, em Maio, tivemos um seminário para capacitação de nossos professores. Foi realmente muito positivo! Temos muita carência de uma melhor organização de nossa escola nessa área, com a necessidade de uma revisão de nosso currículo, o treinamento dos professores, a aquisição de materiais (livros) e a definição de um plano de curso de acordo com a formação que a igreja pretende dar aos seus obreiros. Orem por todos esses motivos!

            As aulas em Ricatla também caminharam muito bem durante esse semestre. Já estamos na fase de exames e nos aproximamos do período de férias de meio de ano. Tenho louvado a Deus pela oportunidade de poder colaborar com o treinamento de obreiros para nossa igreja, tanto na ETK como em Ricatla – tem sido um grande privilégio e uma alegria!

Roubo na ETK

            Pela segunda vez em menos de dois anos, fomos roubados em nossa escola. Uma das grades da janela foi aberta durante a noite e levaram boa parte de nosso equipamento: computador, impressora, etc. Até mesmo o dispositivo de memória onde a secretária fazia o backup de nossos documentos foi levado. Estamos à espera de recebermos uma oferta para começarmos a repor esse equipamento roubado. Pedimos vossas orações nesse sentido - que o Senhor nos envie esses recursos.

Novo Veículo

            Pela graça de Deus já conseguimos metade do valor necessário para a aquisição de um novo veículo para o ministério. Algumas pessoas no Brasil têm sido tocadas e até mesmo duas colegas missionárias estrangeiras que trabalham em Maputo, vendo a necesidade que tenho de um novo carro, fizeram uma generosa oferta para esse projeto. Fiquei muito grato a Deus por esse gesto!

Capacitação dos Crentes

            Além das atividades junto às escola bíblicas, tenho dado algum apoio na Igreja Presbiteriana de Thlavane, no Bairro do Aeroporto, onde vivo. Tivemos oito semanas de capacitação com os crentes da igreja, abordando dois temas: Evangelização e A Pregação Bíblica. Tivemos a participação de um grande número de pessoas, todas as quintas-feiras, a estudar a Bíblia. Chegamos a ter até 60 participantes! Ficamos muito gratos a Deus pelo interesse e pela sede daqueles irmãos em melhor se prepararem para servir a Deus. No segundo semestre continuaremos com esse treinamento e pedimos vossas orações. Tenho trabalhado junto ao pastor dessa igreja, Pr. Nhamuxwe e nosso evangelista, Nelson Singo, que foi meu aluno na ETK e agora temos o privilégio de trabalhar juntos! Que bênção!

 

Obrigado pelas oreções!

Um grande abraço a todos!

 

Luciano de Azevedo

Caixa Postal 21 - Maputo/Moçambique

E-mail: luciano@ipb.org.br

Comentários